Estudo de Jeremias 17:5 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!
Jeremias 17:5

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 17: 5 . Maldito o homem, etc. – Isso alude à confiança que os judeus tinham da assistência dos egípcios e de seus outros aliados, quando ameaçados pelos caldeus. Por carne entende-se mero homem mortal, em oposição ao Todo-Poderoso; e braço significa poder ou confiança. Veja Isaías 31: 1 e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 17: 5-6 . Maldito o homem que confia no homem – Quem deposita essa confiança na sabedoria ou no poder, na bondade ou fidelidade de qualquer homem ou número de homens, que deve ser colocado somente em Deus; isto é, miserável é o homem que o faz, pois ele se apóia em uma cana quebrada, que não somente lhe falhará, mas que escorregará em sua mão e a furará. Deve-se observar, no entanto, que o profeta denuncia essa maldição aqui principalmente com relação à confiança que os judeus depositaram na assistência dos egípcios e de seus outros aliados, quando ameaçados pelos caldeus. E faz carne seu braço – Confia no apoio ou ajuda de um mero homem mortal, denominado carne, para mostrar sua fraqueza e fragilidade, em oposição ao poder do Deus todo-poderoso e imortal. E cujo coração se afasta do Senhor – Como fazem os corações de todos que confiam no homem. Talvez eles possam se aproximar de Deus com suas bocas e honrá-lo com seus lábios, mas realmente seus corações estão longe dele. Pois ele será como a charneca no deserto – hebraico, like ??? como o tamarisco, como alguns traduzem a palavra virgultum tenue, humilde, frágil, diz Buxtorf, um arbusto pequeno, baixo e fraco. Sapless e inútil; ele será estéril de sólido conforto para o presente e destituído de esperanças bem fundamentadas para o futuro. E não verá quando o bem vier – Não participará de nenhum bem; mas habitará os lugares ressecados no deserto – de onde ele não pode obter lucro ou consolo; em uma terra salgada, etc. – Estéril e infrutífero, Deuteronômio 29:23 ; 9:45 . Observe bem, leitor, aqueles que confiam em sua própria justiça e força, e pensam que podem ser salvos sem o mérito e a graça de Cristo, assim fazem da carne seu braço, e suas almas não podem prosperar nem em graças nem em confortos; eles não podem produzir os frutos da obediência aceitável a Deus, nem colher dele os frutos das bênçãos salvadoras, mas habitar em uma terra seca.

Comentário de Adam Clarke

Maldito o homem que confia no homem – Isso repreende sua vã confiança em confiar no Egito, que era muito débil para ajudar e, caso contrário, muito mal disposto para com eles para ajudá-los com entusiasmo. Um braço de carne é colocado aqui para um apoio fraco e ineficaz. E aquele que, em referência à salvação de sua alma, confia em um braço de carne – em si mesmo ou nos outros, ou em qualquer coisa que ele tenha feito ou sofrido, herdará uma maldição em vez de uma bênção.

Comentário de John Calvin

O Profeta, duvido que não, prefixou essa frase em muitos de seus discursos, pois era necessário repeti-la com frequência, pois os judeus eram tão refratários em suas mentes. Já vimos o quanto ele investiu contra sua falsa confiança: mas era necessário declarar essa verdade. Ele então escreveu de uma vez por todas o que havia dito com frequência. E isso merece ser especialmente observado, pois não entenderemos suficientemente o quão necessária essa verdade foi, a menos que consideremos as circunstâncias: o Profeta freqüentemente descobrira que as promessas e as ameaças de Deus eram desconsideradas, que sua doutrina era desprezada, e que ele tinha a ver com um povo orgulhoso, que, confiando em suas próprias defesas, não apenas considerava nada o que lhes foi trazido sob a autoridade de Deus, mas também, por assim dizer, declaradamente o rejeitou. Essa foi a razão pela qual o Profeta não apenas uma vez, mas muitas vezes exortou as pessoas a se arrependerem, apresentando diante delas esta verdade, que são os malditos que confiam nos homens.

A carne aqui deve ser levada para o homem, como podemos entender facilmente a partir do contexto. Era comum os hebreus afirmarem a mesma coisa duas vezes: na primeira cláusula o homem é mencionado e na segunda carne : e braço significa poder ou ajuda. O significado é que todos são amaldiçoados que confiam no homem. Mas a palavra carne é sem dúvida adicionada na segunda linha por meio de desprezo, de acordo com o que é feito em Isaías 31: 3 , onde o Profeta diz:

“O egípcio é homem e não Deus, carne e não espírito.”

Ele chama os egípcios de carne por desprezo, como se dissesse que não havia nada forte ou firme neles, e que a ajuda que os judeus esperavam deles seria evanescente. Portanto, é neste lugar, embora o Profeta, de acordo com o uso comum, repita na segunda cláusula o que ele havia dito na primeira, ele ainda expressa algo mais, que os homens são extremamente sórdidos quando colocam sua salvação em algo nada; pois, como dissemos, não há nada sólido ou duradouro na carne. Como os homens desaparecem rapidamente, o que pode ser mais tolo do que buscar segurança neles?

Mas deve-se observar que o Profeta falou assim, porque os judeus, ao olharem agora para os assírios e depois para os egípcios, pensavam em obter defesa suficiente contra o próprio Deus, embora não tivessem desprezado expressa ou declaradamente Deus: mas nós daqui em diante, verá que Deus não pode ser considerado de outra maneira do que não tem importância, quando a segurança é buscada pelo homem mortal. Como então essa falsa confiança era um obstáculo para os judeus confiarem no favor de Deus e levá-los ao arrependimento, o Profeta disse que Maldito é o homem que confia no homem

Parece ser uma frase introduzida abruptamente; mas, como observamos, a doutrina do Profeta não poderia ter sido confirmada se ele não tivesse retirado do seu povo a presunção pela qual estavam cegos, pois pensavam que os egípcios seriam para eles como mil deuses. Assim, entenderemos o desígnio do Profeta, se tivermos em mente qual era a condição dos judeus e quais eram as dificuldades com as quais o Profeta enfrentava, enquanto ele os ameaçava diariamente e trabalhava para restaurá-los a Deus. Mas nenhum progresso foi feito, e por quê? porque todas as promessas de Deus foram friamente recebidas, pois se consideravam sempre seguras e protegidas, enquanto os egípcios eram gentis com eles e lhes prometeram ajudar: suas ameaças também foram friamente recebidas, porque hesitaram em não se colocar como escudo e como fortaleza mais forte, a ajuda que eles esperavam dos egípcios. Por isso, o Profeta foi obrigado a gritar, não apenas uma ou dez vezes, mas cem vezes, maldito aquele que confia no homem e faz da carne seu braço (172)

Esta é, no entanto, uma verdade geral. Também hoje promovemos verdades gerais, que aplicamos a casos individuais. O espírito então declara aqui geralmente, que todos são amaldiçoados que confiam nos homens. De fato, sabemos que os homens são enganados de várias maneiras enquanto confiam nos homens: eles começam por si mesmos e buscam nisto e naquilo uma base de segurança; pois todo mundo é inflado com vaidosa e falsa confiança, seja em sua própria prudência, destreza ou poder. Então não há quem não confie em si mesmo antes de confiar nos outros: falo até dos mais miseráveis. É de fato do que os homens devem se envergonhar; mas não há ninguém tão desprezível, a não ser que ele incha com algum orgulho secreto, de modo que ele estima algo em si mesmo, e até atribui a si próprio alguma alta dignidade. Então, aqueles que parecem prudentes aos seus próprios olhos tomam ajudas de si mesmos a cada trimestre, e com eles concordam. Mas quando os homens olham para trás e para trás, eles colhem ajuda para si mesmos de todas as partes do mundo: no entanto, suas idas e vindas são inúteis, e não apenas isso, mas acabam destruindo sua própria destruição, pois Deus não apenas zomba neste local. loucura daqueles que confiam na carne, mas declara que são amaldiçoados. Essa maldição de Deus deve nos aterrorizar; pois aprendemos, portanto, que Deus está altamente descontente com todos aqueles que buscam sua própria salvação no mundo e nas criaturas.

Acrescenta-se: E do Senhor se afastou o seu coração . Hipócritas desenham isso para sua própria vantagem; pois não há ninguém que não se oponha e diga que não confia no homem a ponto de tirar ou diminuir qualquer coisa da glória de Deus. Todos foram convidados, do menor ao maior, todos diriam corajosamente que ele deixa a honra de Deus inteira e nunca deseja tirar nada dela: esse seria o ditado comum. Porém, quando a confiança é repousada na carne, Deus é privado de sua própria honra. Essas duas coisas não são menos contrárias, uma para a outra, que a luz é para as trevas. Portanto, o Profeta pretendeu aqui mostrar que essas duas coisas não podem ser conectadas – colocar confiança na carne e em Deus ao mesmo tempo. Quando a água é misturada ao fogo, ambos perecem; portanto, quando se procura, em parte, confiar em Deus e em parte confiar nos homens, é o mesmo que se ele quisesse misturar o céu e a terra, e confundir todas as coisas. É, portanto, confundir a ordem da natureza, quando os homens imaginam que têm dois objetos de confiança e atribuem metade de sua salvação a Deus, e a outra metade a si ou a outros homens. Este é o significado do Profeta.

Vamos então saber que todos aqueles que depositam a menor parte de sua esperança nos homens, em parte se afastam de Deus e, portanto, se afastam dele. Em suma, o Espírito Santo declara, de fato breve, mas muito solene, que todos são apóstatas e desertores de Deus que se voltam para os homens e depositam neles sua esperança. Mas se essa declaração é verdadeira quanto à vida atual, quando tratamos da vida eterna, é sem dúvida uma loucura dupla se a atribuirmos, mesmo que em menor grau, à nossa própria justiça ou a qualquer outra virtude. Quem procura ajuda dos homens é pronunciado como amaldiçoado por Deus, mesmo quando espera deles o que pertence a essa vida frágil, que logo desaparece; mas quando esperamos a vida eterna e a herança do céu de nós mesmos ou de outras criaturas, quanto mais detestável é? Vamos então observar essa inferência, para que a verdade ensinada aqui pelo Profeta possa nos manter dependentes somente de Deus.

Mas aqui uma questão pode ser levantada: – Não devemos esperar ajuda daqueles homens que Deus pode empregar para nos ajudar, e que não são apenas os instrumentos de seu favor e ajuda, mas também quem são suas mãos? pois sempre que os homens nos ajudam, é o mesmo que Deus estendeu as mãos do céu. Por que eles não devemos procurar ajuda de homens que Deus designou como ministros a seu favor para nós? Mas há uma grande ênfase na palavra confiança ; pois é realmente lícito procurar nos homens o que lhes é dado; mas devemos confiar somente em Deus, e esperar por todas as coisas dele, bem como orar por elas: e isso daqui em diante aparecerá mais claramente. Mas agora devemos observar apenas brevemente que, quando buscamos dos homens o que lhes é dado por Deus, nada diminuímos de seu poder, que escolhe seus ministros como bem entender. Mas isso é uma coisa rara; pois quando qualquer coisa nos é feita pelos homens, esquecemos de Deus, e nossos pensamentos são atraídos para os homens, para que Deus perca uma parte de sua honra; e quando qualquer coisa, mesmo a menor, é tirada dele, ele nos condena, como merecemos. Devemos observar especialmente o que ele declara aqui, que se afastou dele é o coração do homem sempre que ele coloca sua esperança na carne.

(Lang. cy) Melldigedig y gwr yr hwn um hydero mewn dyn.

É uma denúncia, não uma imprecação; portanto, “ser”, introduzido na versão em inglês, não é adequado. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Amaldiçoado, etc. Observe a alternância acima.

o homem = homem forte. Hebraico. Geber. App-14.

confia = combina. Heb batah. App-69.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *