Estudo de Hebreus 2:6 – Comentado e Explicado

Alguém em certa passagem afirmou: Que é o homem para que dele te lembres, ou o filho do homem, para que o visites?
Hebreus 2:6

Comentário de Albert Barnes

Mas um em um certo lugar testemunhou – O apóstolo estava escrevendo para aqueles que deveriam estar familiarizados com as Escrituras Hebraicas, e onde seria necessário apenas fazer uma referência em geral, sem mencionar o nome. O lugar que é citado aqui é o Salmo 8: 4-6 . O “argumento” do apóstolo é este, que havia nas Sagradas Escrituras uma declaração de que “todas as coisas foram colocadas sob o controle e jurisdição do homem”, mas que ainda não havia sido realizado. Não era verdade ( Hebreus 2: 8 ) que todas as coisas estavam sujeitas a ele, e a verdade completa dessa declaração seria encontrada apenas na jurisdição conferida ao Messias – o homem por meio de eminência – o Filho de Deus encarnado. Provavelmente não ocorreria a ninguém ao ler o Salmo que o versículo aqui citado tivesse alguma referência ao Messias. Parece se relacionar com o domínio que Deus havia dado ao homem sobre suas obras neste mundo inferior, ou ao fato de que ele foi feito senhor de todas as coisas.

Esse domínio é aparente, em grande parte, em toda parte, e é uma prova permanente da verdade do que está registrado em Gênesis 1:26 , que Deus originalmente deu domínio ao homem sobre as criaturas da terra, uma vez que é somente por essa suposição que se pode explicar que o cavalo, o elefante, o boi e até a pantera e o leão estão sujeitos ao controle do homem. O argumento de Paulo parece ser o seguinte: originalmente esse controle foi dado ao homem. Foi absoluto e inteiro. Todas as coisas estavam sujeitas a ele, e todas obedeceram. O homem foi feito um pouco mais baixo que os anjos, e foi o senhor indiscutível deste mundo inferior. Ele estava em um estado de inocência. Mas ele se rebelou, e esse domínio foi em alguma medida perdido. É encontrado completo apenas no “segundo homem, o Senhor do céu” 1 Coríntios 15:47 , o Senhor Jesus a quem esse controle é absolutamente dado. Ele chega à idéia completa de homem – homem como ele era inocência, e homem como foi descrito pelo salmista, como tendo sido feito um pouco mais baixo que os anjos, e tendo domínio completo sobre o mundo.

Muita dificuldade foi sentida pelos comentaristas em relação a esta passagem e ao princípio em que é citada. O acima exposto me parece ser o que provavelmente é verdade. Existem dois outros métodos pelos quais foi feita uma tentativa de explicá-lo. Uma é que Paulo usa as palavras aqui como “alusão” ou “acomodação” (Doddridge), como palavras que expressarão seu significado, sem pretender dizer que o Salmo originalmente tinha alguma referência ao Messias. A maioria dos comentaristas posteriores concorda com essa opinião. A outra opinião é que Davi se referiu originalmente ao Messias – que ele foi profundamente e com gratidão afetado em vista da honra que Deus havia conferido a ele; e que, ao desprezar pela fé a posteridade que Deus lhe havia prometido (ver 2 Samuel 7:16 ), ele viu um dentre seus descendentes a quem Deus daria esse amplo domínio e se expressou na linguagem elevada do louvor. Esta opinião é defendida pelo Prof. Stuart; veja seu comentário sobre Hebreus, Excursus IX.

(Que a grande e última referência, no Salmo 8: 1-9 , é à pessoa do Messias, ninguém pode duvidar razoavelmente. Tanto nosso Senhor como seus apóstolos a afirmaram; Mateus 21: 15-16 ; 1 Coríntios 15: 27 ; Efésios 1:22 . Acrescente a isso, o lugar diante de nós, onde – como a citação é introduzida “no meio de uma discussão e como forma de prova” – a idéia de “acomodação” é inconsistente com a sabedoria e honestidade dos apóstolos e, portanto, inadmissível. O extremo oposto, no entanto, da referência “única e original” ao Messias não é tão certo. Há uma referência mais óbvia e primária, que impressiona ao mesmo tempo o leitor do Salmo, e que, portanto, não deve ser rejeitada até que seja desaprovada.A conjetura, que um autor erudito mencionado acima, fez, a respeito do curso do pensamento na mente do salmista, supondo que ele estivesse ocupado com a contemplação da aliança, como registrado no Salmo 8: 1-9 , que é permitido em todas as mãos ep referência rimary por si só não poderia fazer. É suficientemente claro que esse domínio universal não pertence ao homem, em seu atual estado decaído. Mesmo que fosse permitido que a contemplação de Davi considerasse “o homem como inocente, como ele era quando foi criado”, ainda assim o domínio absolutamente universal não pertencia a Adão. Somente Cristo é o Senhor de todos. A criação animada e inanimada está sujeita a ele.

Aqui, então, temos o que foi bem denominado: “o ponto médio seguro, o metrô µ?t??? ???st?? metron, está entre os dois extremos de supor que esse e outros trechos pertencem apenas ao Messias, ou apenas àquele a quem foram os primeiros a falar. . ” Este ponto do meio foi habilmente defendido pelo Dr. Middleton. “De fato.” diz ele, “em nenhuma outra hipótese podemos evitar uma das duas grandes dificuldades; pois, do contrário, devemos afirmar que as multidões de aplicações feitas por Cristo e seus apóstolos são fantasiosas e não autorizadas e totalmente inadequadas para provar os pontos pelos quais são citadas; ou, por outro lado, devemos acreditar que o sentido óbvio e natural de tais passagens nunca foi intencional e que é uma mera ilusão. No Salmo 8: 1-9, a importação primária é tão certa que não poderia ser equivocada. ” A única objeção a essa dupla referência, digna de ser notada, está relacionada à cláusula att?att?sa? a?t?? ß?a??t? pa? ? ???e???? attlattosas auton brachuti par angelical, que é afirmado, deve possuir dois sentidos, não apenas diferentes, mas opostos.

Em sua aplicação primária ao homem, a idéia é claramente a de exaltação e honra. Tal era a dignidade do homem que ele foi feito “um pouco” mais baixo que os anjos; por outro lado, a aplicação secundária, ou profética, dá à linguagem a sensação de humilhação ou depressão. Pois, considerando a dignidade original de Cristo, o ser feito inferior aos anjos não pode ser considerado de outra maneira. Mas a cláusula, em ambas as aplicações, não pode ter a idéia de exaltação ligada a ela? Nesse caso, a objeção é imediatamente atendida. E que este é o caso, pensamos, foi satisfatoriamente esclarecido. “O quê”, pergunta o professor Stuart “é o design dele (de Paul)?” Para provar que Cristo em sua natureza humana é exaltado acima dos anjos. Como ele se compromete a provar isso? Primeiro, mostrando que essa natureza é feita, mas pouco inferior à dos anjos, e depois que foi exaltada ao império do mundo. ” Esta nota foi estendida a tal extensão, porque envolve um “princípio” aplicável a uma infinidade de passagens. No geral, pode-se observar, com referência a todos esses casos de citação, que a mente do leitor piedoso e humilde não ficará muito angustiada por quaisquer dificuldades relacionadas à sua aplicação, mas permanecerá sempre satisfeita com a afirmação e autoridade de pessoas que falaram ao serem tocadas pelo Espírito Santo.)

O que é o homem … – O que há no homem que lhe confere tanta atenção? Por que Deus lhe conferiu para sinalizar honras? Por que ele o colocou sobre as obras de suas mãos? Ele parece tão insignificante; sua vida é muito parecida com um vapor; ele desaparece tão cedo, que a pergunta pode muito bem ser feita por que esse domínio extraordinário é dado a ele? Ele é tão pecador também, e tão indigno; muito diferente de Deus, e tão apaixonado e vingativo; é tão propenso a abusar de seu domínio, que pode muito bem ser perguntado por que Deus o deu a ele? Quem diria que Deus daria um domínio tão grande sobre suas criaturas a alguém que era tão propenso a abusar, como o homem demonstrou ser? Ele é tão fraco, também, comparado com outras criaturas – mesmo aquelas que são sujeitas a ele – que a pergunta pode muito bem ser feita por que Deus concedeu a ele? Tal pergunta pode ser feita quando contemplamos o homem como ele é. Mas perguntas semelhantes podem ser feitas, se, como provavelmente foi o caso, o Salmo aqui deveria ter referência ao homem “como ele foi criado”.

Por que alguém tão fraco e comparativamente sem força foi colocado sobre este mundo inferior e a terra sujeita ao seu controle? Por que, quando os céus são tão vastos e gloriosos, Salmos 8: 3 , Deus percebeu tanto o homem? De que consequência ele pode estar em meio a obras tão maravilhosas? “Quando olho para o céu e observo a grandeza e a glória deles”, é o sentimento de Davi, “por que o homem atraiu tanta atenção e que não foi totalmente esquecido na vastidão das obras dos Todo-Poderoso? Por que, em vez disso, ele foi exaltado com tanta dignidade e honra? Essa questão, assim considerada, nos atinge com mais força agora do que poderia ter atingido Davi. Que alguém se sente e contemple os céus à medida que são revelados pelas descobertas da astronomia moderna, e ele pode muito bem fazer a pergunta: “O que o homem deveria ter atraído a atenção de Deus e ter sido objeto de tanto cuidado? ”

A mesma pergunta não seria inapropriada para Davi se o Salmo tivesse referência originalmente ao Messias, e se ele estivesse falando de si mesmo particularmente como o ancestral do Messias. “O que é homem; o que eu sou; o que podem ser alguns dos meus descendentes, que devem ser de natureza mortal, para que esse domínio lhe seja concedido? Por que alguém de uma raça tão fraca, tão ignorante, tão imperfeita, deve ser exaltado a tal honra? Podemos fazer a pergunta aqui, e pode ser feita no céu com pertinência e poder: Por que o homem ficou tão honrado em se unir à divindade? Por que a Deidade apareceu na forma humana? O que havia no homem que deveria lhe dar o direito a esta honra de estar unido à Divindade e de ser exaltado acima dos anjos? A maravilha ainda não está resolvida; e podemos supor que as fileiras angélicas olhem com espanto – mas sem inveja – do fato de que o “homem”, por sua união com a Deidade na pessoa do Senhor Jesus, tenha sido elevado acima deles em posição e glória. “Ou o filho do homem.” Essa frase significa o mesmo que “homem” e é usada apenas para dar variedade ao modo de expressão. Tal mudança ou variedade de palavras e frases, quando a mesma coisa se destina, ocorre constantemente na poesia hebraica. O nome “filho do homem” é frequentemente dado a Cristo para denotar sua conexão íntima com a nossa raça e o interesse que ele sentia por nós, e é o termo comum que o Salvador usa ao falar de si mesmo. Aqui significa “homem”, e talvez aplicado à natureza humana em toda parte – e, portanto, à natureza humana na pessoa do Messias.

Que você o visita – Que você deveria considerá-lo ou tratá-lo com tanta honra. Por que ele é objeto de tanto interesse para a Mente Divina?

Comentário de E.W. Bullinger

um App-123.

testemunhou . Grego. diamarturomai Veja Atos 2:40 .

homem Grego. anthropos. App-123.

arte consciente. Grego. mimneskomai. Compare Hebreus 13: 3 .

Filho do homem . Veja App-98. Nenhum artigo.

visitest . Grego. episkeptomai. App-133.

Comentário de Adam Clarke

Mas um em um determinado lugar – este é David; e o lugar certo, Salmo 8: 4 , Salmo 8: 5 , Salmo 8: 6 . Mas por que o apóstolo usa esse modo indeterminado de citação? Porque era comum assim expressar o testemunho de qualquer um dos escritores inspirados; ???? ??? amar hahu kethab , assim diz uma certa escritura. Então Philo, De Plant. Noe: ??pe ?a? p?? , ele diz em algum lugar; e?pe ?a? t?? , uma certa pessoa diz. Assim, até os pagãos estavam acostumados a citar altas autoridades; então Platão, Tim .: ?? ef? t?? , como diz certa pessoa, que significa Heráclito. Veja em Rosenmuller. É um modo de citação que às vezes usamos quando falamos de uma pessoa muito eminente que é bem conhecida; como disse aquela pessoa muito eminente, aquele grande filósofo, que celebrava o divino, aquele professor inspirado dos gentios, o salmista real, o profeta evangélico. O modo de citação, portanto, implica, não ignorância, mas reverência.

O que é homem – Esta citação é literalmente da Septuaginta; e, como o grego não é tão enfático quanto o hebraico, citarei o original: ?????? ?? ??? ??? ?????? ?? ???? ?? mah enosh ki thizkerennu ; Adam ki thiphkedennu ; O que é um homem infeliz, que lembre dele? e o filho de Adão, para que o visites? A variação dos termos no original é muito enfática. Adão, ??? , é o nome dado ao homem em sua criação e expressa sua origem e distinção genérica de todos os outros animais. Enos, ???? , que significa doente, fraco, miserável, nunca lhe foi dado até depois de sua queda. O filho de Adão significa aqui, qualquer uma ou todas as posteridades caídas do primeiro homem. Que Deus se lembre da maneira de misericórdia desses seres miseráveis ??é uma grande condescendência; que ele deveria visitá-los, manifestar-se a eles, sim, até habitar no meio deles, e finalmente assumir sua natureza, e desistir de sua vida para resgatá-los das amargas dores da morte eterna, é misericórdia e amor indescritível e eterno.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 2: 6-9 . Mas alguém em um determinado lugar, etc. – “Nem pense que é estranho que um homem seja investido com um poder tão extraordinário; pois, como diz o salmista sobre o homem em geral, ele é o Senhor de toda a criação; que, baixo e médio , e desamparado em dez mil casos, como ele parece estar, mas todas as coisas estão em geral sujeitas a ele: isto, digo, agora é literal e eminentemente verdadeiro no caso de Jesus Cristo, o Deus-homem. , diz o salmista, que você está atento a ele; ou o filho do homem, que o visita? – O enlouqueceu mais do que os anjos, e ainda o coroou com grande glória, por lhe dar o domínio sobre o mundo. obras de tuas mãos, mas quando o salmista disse que Deus sujeitou todas as coisas ao homem, é claro que essas palavras não devem ser tomadas com muita rigidez: para a lua e as estrelas, e muitas outras coisas, obra das mãos de Deus, não estão sujeitas ao homem, portanto você não deve entender essas palavras absolutamente e estritamente homem em geral; mas vemos como tudo isso é literalmente verificado em Jesus, o Deus-homem, o eterno Filho de Deus, Hebreus 2: 9 que, ao tornar-se homem, para que ele sofresse a morte, esteve, por um curto período de tempo, em um lugar muito qualificado. sentido, tornado mais baixo e mais mesquinho que os anjos; e porque ele sofreu a morte, ele foi coroado de glória e honra, e obteve todo poder no céu e na terra, como homem. . Hebrews 12:2 . To taste death is to die: and to taste death for all, or every man, is to die for the benefit of all Ele foi feito homem, eu digo, e assim, por um curto período de tempo, a este respeito, inferior aos anjos, que pela graça de Deus, e para mostrar sua extrema bondade por nós, ele pode provar a morte de todo homem. “ 1 Coríntios 15: 25-27 Gênesis 1:26 Um pouco, ??a?? t? , – pode significar pequenez da coisa ou falta de tempo; e em ambos os aspectos Cristo, enquanto na terra, era, em relação a sua humanidade, inferior aos anjos; portanto, eles foram enviados para fortalecê-lo, mas ele teve uma glória com seu Pai por toda a eternidade, da qual, em algum sentido figurativo, ele se esvaziou para se tornar homem; e então, como recompensa de seus sofrimentos. , ele recebeu seu reino, todas as coisas sendo submetidas a ele.De modo que foi apenas um pouco, ou por pouco tempo, que ele era como os outros homens, feito mais baixo que os anjos.Ver João 17: 5 . 2: 6-10 Hebreus 12: 2. Provar a morte é morrer; provar a morte para todos, ou para todo homem, é morrer para o benefício de todos. humanidade, tanto judeus quanto gentios. Agora, nosso Senhor condescendeu em provar a morte para todos; e a graça e bondade de Deus foram exibidas dessa maneira para a humanidade da maneira mais extraordinária, como o apóstolo explica nos versículos seguintes.

Comentário de John Wesley

Mas alguém em um certo lugar testemunhou, dizendo: O que é o homem, que você está consciente dele? ou o filho do homem, para que o visites?

O que é o homem – Para a vasta extensão do céu, para a lua e as estrelas que você ordenou! Esse salmo parece ter sido composto por Davi, em uma noite clara, cheia de luar e luz das estrelas, enquanto ele contemplava o maravilhoso tecido do céu; porque em sua magnífica descrição de suas luminárias, ele não percebe o sol, o mais glorioso de todos. As palavras aqui citadas sobre domínio eram, sem dúvida, aplicáveis ??em algum sentido a Adão; embora em seu sentido completo e mais alto, eles não pertençam a ninguém além do segundo Adão.

Ou o filho do homem, que você o visita – O sentido aumenta: estamos atentos àquele que está ausente; mas visitar, denota o cuidado de um Deus presente. Salmo 8: 4 .

Referências Cruzadas

Gênesis 50:24 – Antes de morrer José disse a seus irmãos: “Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó”.

Jó 7:17 – “Que é o homem, para que lhe dês importância e atenção,

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 25:6 – muito menos o será o homem, que não passa de larva, o filho do homem, que não passa de verme! “

Salmos 8:4 – pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

Salmos 144:3 – Senhor, que é o homem para que te importes com ele, ou o filho do homem para que por ele te interesses?

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Isaías 40:17 – Diante dele todas as nações são como nada; para ele são sem valor e menos que nada.

Isaías 51:12 – “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

Lucas 7:16 – Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo”.

Hebreus 4:4 – Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: “No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara”.

Hebreus 5:6 – E diz noutro lugar: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *