Estudo de Salmos 144:3 – Comentado e Explicado

Que é o homem, Senhor, para cuidardes dele, que é o filho do homem para que vos ocupeis dele?
Salmos 144:3

Comentário de Albert Barnes

Senhor, o que é o homem, que tomas conhecimento dele? O sentimento aqui é o mesmo que no Salmo 8: 4 , embora a linguagem não seja exatamente a mesma. Veja as notas nessa passagem. A palavra traduzida “para que você tenha conhecimento dele” significa aqui para prestar atenção; a considerar. A idéia é: é incrível que um ser tão insignificante quanto o homem seja um objeto de interesse para Deus, ou que alguém tão grande preste atenção a ele e a seus assuntos. No Salmo 8: 4 , a linguagem é “que você se preocupa com ele”, isto é, que você se lembra dele – que você não o ignora completamente. No Salmo 8: 1-9, a observação é feita em vista dos céus como sendo tão exaltada em comparação com o homem, e a maravilha é que, em vista de mundos tão vastos ocupando a atenção divina e necessitando do cuidado divino, “homem , ”Tão insignificante, não passa completamente de seu ponto de vista. Aqui a observação parece ser feita para ilustrar a idéia de que não há força no homem; que ele não tem poder para realizar nada de si mesmo; que ele é totalmente dependente de Deus.

Ou o filho do homem – homem – qualquer um da raça. Veja as notas no Salmo 8: 4 .

Que fizeste conta dele! Salmo 8: 4 , “para que você o visite.” Veja as notas nessa passagem. A palavra aqui significa “que você” pense “nele”, que ele jamais deveria entrar em seu pensamento.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 144: 3-4 . Senhor, o que é o homem, etc. – Isto é falado em êxtase; refletindo sobre a consideração de que Deus havia demonstrado sua petição, que, da maneira usual, ele repete nas próprias palavras nos quatro versículos seguintes.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 144: 3-4 . Senhor, o que é homem – Ele magnifica e ilustra a bondade de Deus para ele, pela consideração de sua própria maldade. Embora eu seja um rei sobre o meu povo, ainda assim, sou apenas um homem, uma base, pecadora; e criatura mortal; se comparado a ti, menos que nada e vaidade; que você toma conhecimento dele – que presta atenção ou faz qualquer relato dele, especialmente que você se preocupa ou ama por ele; ou o filho do homem, etc. – O mesmo se repetiu em outras palavras: ver Salmos 8: 4 ; Jó 7: 17-18 . Homem – em sua natureza e continuidade no mundo; é como vaidade – Ou, como um vapor ou uma respiração, como Isaías 57:13 , que se foi em um instante. Seus dias são como uma sombra que passa – que declina, como Salmos 102: 11 ; Salmos 109: 23 (onde estão as notas) ou “que desliza sobre a terra, desaparece e não é mais visto. Essa era a natureza humana; mas o Filho de Deus tomou sobre si mesmo, tornou imortal e exaltou ao céu; onde todos o seguirão depois que o seguirem agora nos caminhos da justiça e santidade. É justamente observado aqui pelo Dr. Horne (como sugerido pelo Dr. Hammond) que “se Davi, com a lembrança do que Deus havia feito por ele, pudesse irromper nessa reflexão, muito mais podemos fazer assim, para quem o Redentor se manifestou na forma de um servo, e nessa forma se humilhou até a morte da cruz, para obter a vitória sobre principados e poderes, para colocar todas as coisas sob nossos pés e fazer nós participantes do seu reino eterno. Senhor, o que, de fato, é o homem, ou o que é o filho de uma criatura tão miserável, para que você tome esse conhecimento e faça uma conta dele! ”

Comentário de E.W. Bullinger

o que . . . ? Figura do discurso Erotose. App-6. Compare Salmos 8: 4 .

homem. Hebraico. “adam. App-14.

Grego. Esta palavra é lida em alguns códigos, com uma edição impressa inicial.

homem. Hebraico. “Enosh. App-14.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, o que é homem – Veja as notas no Salmo 8: 4 , Salmo 8: 5 . O que é Adão, que o aprovas? Ele pode fazer algo digno de sua atenção? Ou o filho de um fraco homem que perece, para que o preste em reputação? Que cuidado, amor e atenção você dá a ele!

Comentário de John Calvin

3. Ó Jeová! o que é homem , etc. Ele amplifica a bondade mostrada por Deus instituindo uma comparação. Tendo declarado quão singularmente ele havia sido tratado, ele vira os olhos para dentro e pergunta: “Quem sou eu, que Deus me mostre tal condescendência? “Ele fala do homem em geral; apenas a circunstância é perceptível de que ele elogia a misericórdia de Deus, considerando sua condição humilde e abjeta. Em outros lugares, ele menciona motivos de humilhação de natureza mais pessoal ou particular – aqui ele se limita ao que faz referência à nossa natureza comum; e embora, mesmo discutindo a natureza do homem, haja outras razões pelas quais ele possa ter especificado por que ele não é digno do respeito e do amor de Deus, ele brevemente anuncia que ele é como a fumaça e como uma sombra. (259) Nos resta inferir que as riquezas da bondade divina são estendidas a objetos completamente indignos em si mesmos. Somos avisados, quando somos capazes de nos esquecer a qualquer momento, e pensamos que somos algo quando não somos nada, que o simples fato da falta de nossa vida deve derrubar toda arrogância e orgulho. As Escrituras, ao falar da fragilidade do homem, compreendem tudo o que está necessariamente relacionado a ela. E, de fato, se nossa vida desaparecer em um momento, o que há de estável em nós? Também ensinamos essa verdade – que não podemos estimar adequadamente a bondade divina, a menos que levemos em consideração o que somos em relação à nossa condição, pois só podemos atribuir a Deus o que lhe é devido, reconhecendo que sua bondade é concedida a quem não merece. criaturas. O leitor pode buscar mais informações sobre esse ponto no oitavo Salmo, onde quase a mesma verdade é insistida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *