Estudo de Salmos 8:4 – Comentado e Explicado

Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
Salmos 8:4

Comentário de Albert Barnes

O que é o homem – Que afirmação tem alguém tão fraco, frágil e de curta duração, para ser lembrado pelo tempo? O que há no homem que lhe confere tanta atenção? Por que Deus lhe conferiu para sinalizar honra? Por que ele o colocou sobre as obras de suas mãos? Por que ele fez tantos arranjos para seu conforto? Por que ele fez tanto para salvá-lo? Ele é tão insignificante que sua vida é tão parecida com um vapor que desaparece tão cedo, é tão pecador e poluído que é possível fazer a pergunta: por que essa honra lhe foi conferida e por que tal domínio sobre o mundo foi dado a ele. Veja esses pensamentos mais amplamente expandidos nas notas em Hebreus 2: 6 .

Que você está consciente dele – Que você se lembra dele; isto é, pense nele, atenda-o – que ele não passa completamente de seus pensamentos. Por que um Deus que é tão vasto e glorioso e que tem todos os mundos estrelados, tão bonitos e grandiosos, deve chamar sua atenção – por que ele deveria voltar seus pensamentos para o homem? E, especialmente, por que ele deveria honrá-lo como fez, dando-lhe domínio sobre as obras de suas mãos?

E o filho do homem – qualquer descendente do homem – qualquer um da raça. O que era o homem, como ele foi originalmente criado, que tal honra exaltada deveria ter sido conferida a ele; e o que qualquer um de seus descendentes se tornou, em virtude de suas faculdades nativas ou doações adquiridas, que deveria ser assim honrado? O desenho é o mesmo da parte anterior do versículo, para expressar a idéia de que não havia nada no homem, considerado sob qualquer aspecto, que o autorizasse a essa honra exaltada. Nada do que o homem fez desde o momento em que a pergunta foi feita pelo salmista contribuiu para diminuir a força da investigação.

Que você o visita – Como você faz; isto é, com a atenção e o cuidado que lhe deres; não esquecendo dele; não o deixando; não passando por ele. A palavra usada aqui – ??? pâqad – expressaria adequadamente uma visita para qualquer finalidade – para inspeção, por misericórdia; por amizade, por julgamento etc. Aqui se refere à atenção concedida por Deus ao homem ao conferir-lhe tais marcas de favor e honra como ele havia feito – tanta atenção que ele nunca parecia esquecê-lo, mas estava constantemente chegando a ele com alguma nova prova de favor. O que Deus fez pelo homem desde que o salmista escreveu isso não fez nada para enfraquecer a força dessa investigação.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 8: 4 . O que é o homem – e o filho do homem? – O bispo Patrick, em seu prefácio à Paráfrase nos Salmos, fez uma observação que aqui nos unimos, pois ela ilumina isso, e várias outras passagens das Escrituras: “O filho do homem e os filhos dos homens ( diz que ele) são frases que freqüentemente ocorrem, e que na linguagem das Escrituras parecem pertencer a príncipes, e às vezes o maior dos príncipes; veja Salmos 80:17 onde significa Ezequias; Salmos 146: 2 onde significa qualquer príncipe, no entanto grande em dignidade ou eminente em poder: assim, os Salmos 58: 1 são chamados filhos de homens, os conselheiros de Saul.O original desta linguagem, eu creio, deve ser retirado da maneira comum de falar entre os hebreus, que chamavam o chefe de qualquer tipo, por todo o tipo, então eles chamam de criatura humana , Marcos 16:15, porque ele é a principal criatura aqui abaixo: então, um rei, ou pessoa eminente, chamam o filho do homem, porque ele é o principal, ou chefe entre os filhos dos homens: portanto, podemos aprender o que entender por esse título que o Beato Salvador dez se entrega; O Filho do Homem, ou melhor, Aquele Filho do Homem: ie o Messias, o Ungido do Senhor; aquele grande príncipe, a quem Deus prometeu enviar ao mundo “.

Comentário de E.W. Bullinger

O que. . . ? Figura do discurso Erotose. App-6. Citado em Hebreus 2: 5-8 . Compare 1 Coríntios 15:27 e Efésios 1:22 .

homem = homem mortal. Hebraico. “enosh.

atento . . . visitest. Figura do discurso Anabasis.

o filho do homem. Sem art. Ocorre três vezes antes disso ( Números 23:19 . Jó 25: 6 ; Jó 35: 8 ). No singular, 111 vezes no AT e 39 vezes no plural (as outras ocorrências nos Salmos. ( Salmos 49: 2 ; Salmos 144: 3 ) é uma palavra diferente). Aqui, Salmos 8: 4 , o título se refere ao domínio na terra. Compare os versículos: Salmos 1: 6-9 e veja as notas em Ezequiel 2: 1 , Mateus 8:20 e Apocalipse 14: 4 .

homem. Hebraico. “adam. App-14.

Comentário de Adam Clarke

O que é homem – ???? ?? mah enosh , o que é homem miserável e miserável; homem em seu estado decaído, cheio de enfermidades, ignorância e pecado?

Que você está consciente dele? Para que você coloque seu coração sobre ele, mantenha-o continuamente em sua visão misericordiosa.

E o filho do homem – ??? ??? uben Adão , e o filho de Adão, o primeiro grande rebelde; o filho caído de um pai caído. Veja a nota em Jó 7:17 . Alguns acham que homens eminentes são aqui pretendidos. O que é homem em comum; quais os homens mais eminentes; para que você esteja atento a eles ou se digne visitá-los?

Que você o visita? Enviando teu Espírito Santo para convencê-lo de pecado, justiça e julgamento. É por essas visitas que o homem é preservado em um estado salvável. Se Deus os retivesse, não haveria nada na alma do homem senão pecado, trevas, dureza, corrupção e morte.

Comentário de John Wesley

O que é o homem, para que se lembre dele? e filho do homem, para que o visites?

O que é homem – Quão cruel e desprezível é o homem, se comparado à tua gloriosa majestade.

Homem – Heb. homem doente ou infeliz. Pelo qual é evidente que ele fala do homem, não de acordo com o estado de sua criação, mas como caiu em um estado de pecado, miséria e mortalidade.

Atento – Cuide dele e lhe conceda favores tão elevados.

O filho – Heb. o filho de Adão, aquele grande apóstata de Deus, o filho pecador de um pai pecador, seu filho por semelhança de disposição e boas maneiras, não menos que por procriação. Tudo o que tende a ampliar a seguinte misericórdia.

Visitest – Não com raiva, como essa palavra às vezes é usada, mas com tua graça e misericórdia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *