Estudo de Hebreus 5:6 – Comentado e Explicado

como também diz em outra passagem: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec {Sl 109,4}.
Hebreus 5:6

Comentário de Albert Barnes

Como ele também diz em outro lugar – Salmo 110: 4 . “Tu és sacerdote para sempre.” É evidente aqui que o apóstolo pretende ser entendido como dizendo que o Salmo se referia a Cristo, e esse é um dos exemplos de citações do Antigo Testamento a respeito das quais não há dúvida. Paulo discute muito desse argumento em uma parte subsequente desta epístola, Hebreus 5: 1 .

(2) não pode ser referido ao próprio Jeová, pois ele é expressamente Hebreus 5: 1 distinguido daquele que aqui é tratado.

(3) não pode ser referido a ninguém no tempo de Davi, pois não havia ninguém a quem ele atribuísse esse caráter de superioridade senão Deus.

(4) pela mesma razão, não havia ninguém entre sua posteridade, exceto o Messias, a quem ele aplicaria esse idioma.

(5) é expressamente atribuído pelo Senhor Jesus a si mesmo; Mateus 22: 43-44 .

(6) o escopo do Salmo é aplicável ao Messias, e não há parte dele que seja inconsistente com essa referência. De fato, não há nenhuma passagem do Antigo Testamento da qual seria universalmente aceito que houvesse uma referência ao Messias, além desse Salmo.

Tu és um sacerdote – Ele não é aqui chamado de “sumo sacerdote”, pois Melquisedeque não tinha esse título, nem o Senhor Jesus era um sumo sacerdote exatamente no sentido em que o nome foi dado a Arão e seus sucessores. Uma palavra é usada, portanto, em um sentido geral para denotar que ele seria um “sacerdote” simplesmente, ou sustentaria o ofício sacerdotal. Isso foi tudo o que foi necessário para o argumento atual, que ele foi “designado por Deus” para o ofício sacerdotal e que não havia se intrometido nele.

Para sempre – Esta foi uma circunstância importante, da qual o apóstolo faz muito uso em outra parte da Epístola; veja as notas em Hebreus 7: 8 , Hebreus 7: 23-24 . O sacerdócio do Messias não era para mudar de mão em mão; não era para ser deitado na morte; era permanecer imutável o mesmo.

Após a ordem – A palavra traduzida como “ordem” – t???? táxis – significa “uma configuração em ordem – portanto,” arranjo “ou” disposição “. Pode ser aplicado a fileiras de soldados; às gradações de cargo; ou a qualquer posição que os homens sustentem na sociedade. Dizer que ele era da mesma “ordem” de Melquisedeque, era dizer que ele era da mesma “posição” ou “posição”. Ele era como ele em sua designação para o escritório. Em que aspectos ele era como ele, o apóstolo mostra mais plenamente em Hebreus 5: 5 . O significado é que Melquisedeque era de uma posição ou ordem especial; que ele não era contado com os sacerdotes levíticos e que havia características importantes em seu escritório que diferiam das deles. Nessas características, foi claramente previsto que o Messias se pareceria com ele.

Melquisedeque – veja as notas em Hebreus 7: 1 e segs.

Comentário de E.W. Bullinger

também, & c . = em outro local também.

outro . Grego. heteros. App-124.

Padre . Grego. hiereus.

para sempre . App-151. aie para a (próxima) era, o reinado messiânico. O sacerdócio termina quando Ele entrega o reino. Ver 1 Coríntios 15:24 . Compare Apocalipse 21:22 . No “dia de Deus” seguinte, não haverá templo ( Apocalipse 21:22 ), portanto, nem “sacerdote” nem “ofertas”.

depois = de acordo com. Grego. kata. App-104.

ordem . Grego. Táxis. Aqui, Hebreus 5:10 ; Hebreus 6:20 ; Hebreus 7:11 , Hebreus 7:17 , Hebreus 7:21 . Lucas 1: 8 . 1 Coríntios 14:40 . Colossenses 2: 5 .

Melquisedeque . Ver Hebreus 7: 1 . Citado nos Salmos 110: 4 .

Comentário de John Calvin

6 Como ele diz em outro lugar, ou em outro lugar, etc. Aqui está expresso mais claramente o que o apóstolo pretendia. Esta é uma passagem notável, e de fato todo o Salmo do qual é tirado; pois dificilmente existe em lugar algum uma profecia mais clara que respeite o sacerdócio eterno de Cristo e seu reino. E, no entanto, os judeus tentam todos os meios para evitá-lo, a fim de obscurecer a glória de Cristo; mas eles não podem ter sucesso. Eles o aplicam a Davi, como se ele fosse a pessoa a quem Deus ordenou que se sentasse à sua mão direita; mas este é um exemplo de extrema afronta; pois sabemos que não era lícito aos reis exercer o sacerdócio. Por esse motivo, Uzias, ou seja, pelo único crime de se intrometer em um cargo que não lhe pertencia, provocou Deus a ponto de ser ferido de lepra. ( 2 Crônicas 26:18 .) Portanto, é certo que nem Davi nem nenhum dos reis se destinam aqui.

Se eles levantam essa objeção e dizem que os príncipes às vezes são chamados ????? cohenim , sacerdotes, eu de fato o permito, mas nego que a palavra possa ser entendida aqui. Pois a comparação aqui feita não deixa dúvidas: Melquisedeque era sacerdote de Deus; e o salmista testifica que aquele rei a quem Deus colocou em sua mão direita seria um | kohen | de acordo com a ordem de Melquisedeque. Quem não vê que isso deve ser entendido no sacerdócio? Pois, como era raro e quase uma coisa singular a mesma pessoa ser sacerdote e rei, pelo menos uma coisa incomum entre o povo de Deus, portanto ele expôs Melquisedeque como o tipo do Messias, como se ele tivesse dito: “A dignidade real não o impedirá de exercer o sacerdócio também, pois um tipo de coisa assim já foi apresentada em Melquisedeque.” E, de fato, todos os judeus, possuidores de qualquer modéstia, admitiram que o Messias é a pessoa aqui mencionada, e que seu sacerdócio é o que é recomendado.

O que está em grego , ?at? t????, de acordo com a ordem, está em hebraico, ??-????? ol-deberti , e significa o mesmo, e pode ser traduzido como “de acordo com o caminho” ou a maneira: e confirma-se o que eu já tenho disse que, como era incomum entre o povo de Deus que a mesma pessoa assumisse o cargo de rei e sacerdote, um exemplo antigo foi apresentado, pelo qual o Messias era representado. O restante, o próprio apóstolo, apresentará mais minuciosamente a seguir.

Comentário de Adam Clarke

Ele diz também em outro lugar – isto é, no Salmo 110: 4 , um salmo de extraordinária importância, contendo uma previsão muito impressionante do nascimento, pregação, sofrimento, morte e conquistas do Messias. Veja as notas no Salmo 110: 4 . Para o modo de citação aqui, veja a nota em Hebreus 2: 6 .

Tu és um sacerdote para sempre – Enquanto durar o sol e a lua, Jesus continuará sendo sumo sacerdote a todas as gerações sucessivas de homens, como ele era o cordeiro morto desde a fundação do mundo. Se ele é sacerdote para sempre, não pode haver sucessão de padres; e se ele tem todo o poder no céu e na terra, e se estiver presente onde quer que dois ou três estejam reunidos em seu nome, ele não poderá ter vigários; nem a Igreja precisa de alguém para agir em seu lugar, quando ele, por necessidade de sua natureza, preenche todos os lugares e está presente em toda parte. Essa única consideração anula todas as pretensões do pontífice romano e prova que o todo é um tecido de impostura.

Após a ordem de Melquisedeque – Quem era essa pessoa ainda deve permanecer em segredo. Não sabemos nada mais sobre ele do que está escrito em Gênesis 14:18 ; (nota), etc., onde estão as notas, e particularmente as observações no final desse capítulo, nas quais essa pessoa muito misteriosa é representada como um tipo de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 5: 6 . Como ele diz também em outro lugar: A explicação disso segue no cap. 7. O apóstolo havia citado o segundo salmo no versículo anterior; quando, portanto, segue-se, como ele diz também em outro (pois não há palavra no original para lugar ), parece mais natural fornecer a palavra salmo do que lugar.

Comentário de Scofield

Melquisedeque

(Veja Scofield “ Gênesis 14:18 “) .

Melquisedeque era um tipo adequado de Cristo como Sumo Sacerdote, porque:

(1) ele era um sacerdote rei Gênesis 14:18 ; Zacarias 6:12 ; Zacarias 6:13

(2) seu nome significa “meu rei é justo” (cf) Isaías 11: 5 e ele era rei de Salém (isto é, “paz”, cf. Isaías 11: 6-9 ).

(3) ele não tinha (registrado) “princípio dos dias” (cf) João 1: 1 nem “fim da vida” (cf); Romanos 6: 9 ; Hebreus 7: 23-25 , nem

(4) ele foi feito sumo sacerdote por nomeação humana Salmos 110: 4 . Mas o contraste entre o sumo sacerdócio de Melquisedeque e Arão é apenas quanto à pessoa, “ordem” (ou nomeação) e duração. Em Sua obra, Cristo segue o padrão Aarônico, a “sombra” da qual Cristo era a substância .; Hebreus 8: 1-6 ; Hebreus 9: 1-28 .

Comentário de John Wesley

Como ele diz também em outro lugar: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Salmo 110: 4 .

Referências Cruzadas

Gênesis 14:18 – Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho

Salmos 110:4 – O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Hebreus 5:10 – sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 6:20 – onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 7:3 – Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.

Hebreus 7:15 – O que acabamos de dizer fica ainda mais claro, quando aparece outro sacerdote semelhante a Melquisedeque,

Hebreus 7:17 – Pois sobre ele é afirmado: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Hebreus 7:21 – mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: “O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’ “.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *