Estudo de Salmos 123:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Levanto os olhos para vós, que habitais nos céus.
Salmos 123:1

Comentário de Albert Barnes

Para ti – para Deus.

Levanto meus olhos – Em súplica e oração. A natureza nos leva a olhar para cima quando nos dirigimos a Deus, como se ele estivesse acima de nós. É o estímulo natural do coração que ele deve ser o mais exaltado de todos os seres, habitando acima de tudo. Ver Salmo 121: 1 .

Ó tu que habitas nos céus – cujo lar – cujo lar especial – está no céu – acima do céu. Isso está de acordo com os sentimentos comuns das pessoas e com a descrição comum de Deus na Bíblia, embora também seja verdade que Deus está em toda parte. Compare o Salmo 2: 4 ; Salmo 11: 4 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 123.

Os piedosos professam sua confiança em Deus e oram para serem libertados do desprezo.

Uma Canção de Graus.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. ] O bispo Patrick acha que esse salmo foi composto naquele período de angústia, quando o rei da Assíria enviou Rabsaqué para sitiar Ezequias em Jerusalém. Ele observa que Ezequias desejou que Isaías levantasse sua oração pelo restante que restava: 2 Reis 19: 4 . Isaías 37: 4 . Por conseguinte, lemos em 2 Crônicas 32:20 que ele e Ezequias clamaram ao Senhor; e podemos supor, continua o bispo, que Isaías ergueu os olhos para o céu e repetiu as palavras deste salmo. O Sr. Mudge observa, no entanto, que esse salmo parece ser pronunciado por pessoas que acabam de ver o templo, e com olhos firmes orando para ser aliviado do tratamento desdenhoso que sofreram de seus inimigos insolentes.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 123: 1-2 . A ti levanto os meus olhos – Embora toda a ajuda humana nos falhe neste sofrimento doloroso, ainda não me desespero em aliviar-te; Ó tu que habitas nos céus – cuja majestade e poder superam incomparavelmente os de todos os monarcas terrestres. Eis como os olhos dos servos, etc. – “Eis que não apenas eu, mas o resto de nosso povo fiel, esperamos em você, submetendo-nos a esse severo castigo, como escravos pobres fazem ao golpe de seu mestre ou amante ofendido, e resolvendo aguentar pacientemente até que você, nosso Senhor, que não o infligir, ficará satisfeito em mostrar a si mesmo nosso Deus mais gracioso, e com muita pena de nós removê-lo. ” – bispo Patrick. Na justificativa dessa interpretação do bispo, pode-se observar que “os senhores tinham poder, não apenas de comandar, mas de punir severamente seus servos” e que, portanto, esse olhar para a mão, etc., é pensado por alguns “ denotar o servo, sob castigo, virando os olhos e olhando para a mão que golpeia, implorando e importunando misericórdia; um argumento de uma disposição mansa, paciente e reformadora ”. Outros, no entanto, acham que denota servos que procuram seus senhores em busca de ajuda e defesa contra seus inimigos e opressores. Pois os servos eram incapazes de se defender e não podiam usar armas defensivas, mas esperavam e recebiam proteção de seus senhores em caso de ferimentos. Consequentemente, esta frase, de ter os olhos voltados para os outros, tanto neste como nos outros livros sagrados, significa constantemente a expectativa e o desejo de ajuda deles. E a frase de Deus ter misericórdia de uma pessoa geralmente significa ajudá-la misericordiosamente e libertá-la.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma música, etc. Igual aos Salmos 120: 1 .

habitar nos céus. A referência é 2 Reis 19:16 e Isaías 37:16 .

Comentário de Adam Clarke

A ti levanto meus olhos – Não temos esperança senão em ti; nossos olhos olham para cima; temos expectativa somente da tua misericórdia.

Comentário de John Calvin

1. Eu levanto meus olhos para ti, que habitas nos céus. É incerto em que momento, ou mesmo por qual Profeta, este Salmo foi composto. Não acho provável que David tenha sido o autor; porque, quando ele lida com as perseguições que sofreu no tempo de Saul, é habitual com ele interpor algumas referências particulares a si mesmo. Minha opinião, então, é que essa forma de oração foi composta por todos os piedosos por algum Profeta, quando os judeus eram cativos na Babilônia, ou quando Antíoco Epifanes exercia sobre eles a crueldade mais implacável. Seja como for, o Espírito Santo, por cuja inspiração o Profeta o entregou ao povo, nos convida a recorrer a Deus, quando – sempre que os maus homens perseguem com retidão e com orgulho, não apenas um ou dois dos fiéis, mas todo o corpo da igreja. Além disso, Deus é aqui expressamente chamado Deus que habita nos céus, não apenas para ensinar seu povo a estimar o poder divino como ele merece, mas também que, quando não resta mais esperança de ajuda para eles na terra, sim, quando sua condição é desesperadora, como se tivessem sido sepultados no sepulcro, ou como se estivessem perdidos em um labirinto, eles devem então lembrar que o poder de Deus permanece no céu em perfeição intacta e infinita. Assim, essas palavras parecem conter um contraste tácito entre o estado conturbado e confuso deste mundo e o reino celestial de Deus, de onde ele administra e governa todas as coisas, que sempre que lhe agrada, acalma todas as agitações do mundo. o resgate dos desesperados e desesperados restaura a luz dissipando as trevas e eleva os que foram derrubados e prostrados no chão. Isso o Profeta confirma pelo verbo levantar; que sugere que, embora todos os recursos mundanos nos falhem, devemos elevar os olhos para o céu, onde Deus permanece imutável o mesmo, apesar da louca impetuosidade dos homens em transformar todas as coisas aqui de cabeça para baixo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *