Estudo de João 16:32 – Comentado e Explicado

Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só, porque o Pai está comigo.
João 16:32

Comentário de Albert Barnes

A hora chega – ou seja , no dia seguinte, quando ele foi crucificado.

Vós sereis dispersos – Veja Mateus 26:31 .

Todo homem para si – isto é, como na margem, para sua própria casa. Você me verá morrer, e suponha que meu trabalho seja derrotado e volte para suas próprias habitações. É provável que os dois discípulos que estavam indo para Emaús estavam a caminho de suas habitações, João 21: 1-14 ; Mateus 28: 7 .

Deixe-me em paz – deixe-me morrer sem simpatia ou compaixão humana. Veja as notas em Mateus 26:31 , Mateus 26:56 .

Porque o Pai está comigo – Seu Pai era seu amigo. Ele sempre confiou em Deus. Na perspectiva de seus sofrimentos, ele ainda podia procurar apoio. E embora em seus momentos de morte ele tenha sofrido tanto quanto usar a linguagem: “Por que você me abandonou?” ainda assim, a linguagem era dirigida a ele ainda como seu Deus – “Meu Deus, meu Deus”. Mesmo então, ele tinha confiança em Deus – confiança tão forte e inabalável que ele poderia dizer: “Em tuas mãos eu recomendo meu espírito”, Lucas 23:46 . Em todos esses sofrimentos, ele teve a certeza de que Deus era seu amigo, que estava fazendo sua vontade, que estava promovendo sua glória e que o olhava com aprovação. Pouco importa quem mais nos abandona se Deus estiver conosco na hora da dor e da morte; e embora pobre, abandonado ou desprezado, ainda, se tivermos a consciência de sua presença e seu favor, talvez não temamos o mal. Sua vara e seu cajado nos confortarão. Sem o favor dele, a morte estará cheia de horrores, embora estejamos cercados por parentes chorosos, e por toda a honra, esplendor e riqueza que o mundo pode conceder. O cristão pode morrer dizendo: eu não estou sozinho, porque o Pai está comigo. O pecador morre sem um amigo que possa aliviar seus sofrimentos – sem uma fonte de verdadeira alegria.

Comentário de E.W. Bullinger

Eis aqui . Grego. idou. App-133.

a hora = uma hora (sem art.) Todos os textos omitem “agora” .

deve ser disperso = deve ser disperso. Grego. skorpieo. Ocorre em outro lugar João 10:12 . Mateus 12:30 . 11:23 . 2 Coríntios 9: 9 . Uma palavra mais forte em João 11:52 . Mateus 26:31 .

todo homem = cada.

para = até. Grego. App-104.

próprio = próprio (em casa). Grego. para idia. Compare João 1:11 , onde significa suas próprias posses.

e ainda = e.

Comentário de John Calvin

32. Yet I am not alone. This correction is added, in order to inform us that, when Christ is forsaken by men, he loses nothing of his dignity. For since his truth and his glory are founded on himself, and. do not depend on what the world believes, if it happen that he is forsaken by the whole world, still he is in no degree impaired, because he is God, and needs not any assistance from another.

Because my Father is with me. When he says that the Father will be with me , the meaning is, that God will be on his side, so that he will have no need to borrow anything from men. Whoever shall meditate on this in a proper manner will remain firm, though the whole world should be shaken, and the revolt of all men will not overturn his faith; for we do not render to God the honor which is due to him, if we are not satisfied with having God alone.

Comentário de Adam Clarke

Chega a hora – em breve necessitará de toda a fé que professar: agora crê que eu sou o Onisciente; mas encontrareis dificuldade em manter essa fé quando me virem apreendido, condenado e crucificado como um malfeitor. Sim, sua fé ficará tão abalada que fugirá, cada um se esforçando para salvar a si mesmo em sua própria casa ou entre seus parentes.

Comentário de Thomas Coke

João 16:32 . Todo homem por conta própria ??? ta ?d?a : Para sua própria habitação e emprego. O Dr. Heylin declara: Todo homem deve cuidar de si mesmo.

Referências Cruzadas

Isaías 50:6 – Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 26:31 – Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’.

Mateus 26:56 – Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.

Marcos 14:27 – Disse-lhes Jesus: “Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas’.

Marcos 14:50 – Então todos o abandonaram e fugiram.

João 4:21 – Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 8:16 – Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.

João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

João 12:23 – Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

João 20:10 – Os discípulos voltaram para casa.

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

2 Timóteo 4:16 – Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes cobrado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *