Estudo de João 8:16 – Comentado e Explicado

E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade, porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou.
João 8:16

Comentário de Albert Barnes

E, no entanto, se eu julgar – se eu deveria expressar meu julgamento de homens ou coisas. Ele não era limitado, nem proibido de fazê-lo, nem contido por qualquer medo de que seu julgamento fosse errado.

Meu julgamento é verdadeiro – é digno de ser considerado.

Pois não estou só – concordo com o Pai que me enviou. O julgamento dele, você admite, seria correto, e meu julgamento concordaria com o dele. Ele foi comissionado por seu Pai, e seu julgamento coincidiria com tudo o que Deus havia proposto ou revelado. Isso foi demonstrado pela evidência que Deus deu de que ele o havia enviado ao mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

se Assumindo a condição. App-118.

julgamento. App-177.

o pai . Veja nota em João 1:14 .

enviei. Veja App-174 e nota sobre João 1:22 .

Comentário de John Calvin

16. E se eu julgar, Ele acrescenta esta correção, para que ele não pareça inteiramente renunciar ao seu direito. Se eu julgar, diz ele, meu julgamento é verdadeiro, isto é, tem direito à autoridade. Agora, a autoridade surge dessa consideração, de que ele não faz nada, mas de acordo com os mandamentos do Pai.

Pois eu não estou sozinho. Essa frase equivale a uma afirmativa, de que ele não é um dos homens comuns, mas que deve ser considerado junto com o ofício que lhe foi designado pelo Pai. Mas por que ele não faz uma afirmação aberta de sua Divindade, como ele poderia ter feito verdadeira e justamente? A razão é que, como sua Divindade foi ocultada sob o véu da carne, ele apresentou seu Pai, em quem era mais manifesto. Ainda assim, o objetivo do discurso é mostrar que tudo o que ele faz e ensina deve ser considerado Divino.

Comentário de Thomas Coke

João 8: 16-18 . E, no entanto, se eu julgar: Ao mesmo tempo, nosso Senhor disse a eles que, se condenasse alguém por incredulidade, tal condenação seria justa, porque sua missão divina era verdadeira; sendo confirmado, não apenas por seu próprio testemunho, mas também pelo pai; e porque toda sentença desse tipo que ele deveria passar seria pronunciada pela autoridade e de acordo com a vontade de seu pai. “No entanto, se eu julgar, meu julgamento é verdadeiro, isto é, justo e eqüitativo; pois não estou sozinho; nem espero que você acredite em mim apenas em meu próprio testemunho, mas eu e o Pai que me enviou concordando em o mesmo testemunho “. Isso o levou a falar do testemunho que o Pai deu à sua missão divina. Também está escrito em sua lei que o testemunho de dois homens é verdadeiro; “você não poderia reclamar com justiça, se eu o castigasse por sua incredulidade em um caso como esse, pois sua própria lei o instrui a acreditar em todos os assuntos confirmados pelo testemunho simultâneo de duas testemunhas, como é evidentemente minha missão divina; sou alguém que presta testemunho de mim mesmo, João 8:18, não apenas por palavras, mas por todas as ações da minha vida, perfeitamente agradáveis ??ao caráter do Messias; e o Pai que me enviou presta testemunho de mim; , pela voz de seus profetas, e por uma voz do céu; assim como por outros meios “.

Comentário de John Wesley

E, no entanto, se eu julgar, meu julgamento é verdadeiro: pois não estou sozinho, mas eu e o Pai que me enviou.

Não estou só – Não mais em julgar, do que em testemunhar: mas eu e o Pai que me enviou – Seu Pai está nele, e ele está no Pai, João 14: 10,11 ; e assim o Pai não está mais só sem o Filho, do que o Filho está sem o Pai, Provérbios 8: 22,23,30 . Seu Pai e ele não são um e outro Deus, mas um Deus (embora pessoas distintas) e tão inseparáveis ??um do outro. E embora o Filho tenha vindo do Pai, para assumir a natureza humana e desempenhar seu ofício como o Messias na terra, como se diz às vezes que Deus vem do céu, para manifestações particulares de si mesmo; todavia, Cristo não deixou o Pai, nem o Pai o deixou, assim como Deus não deixa o céu quando se diz que desceu à terra.

Referências Cruzadas

1 Samuel 16:7 – O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Salmos 72:1 – Reveste da tua justiça o rei, ó Deus, e o filho do rei, da tua retidão,

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Salmos 99:4 – Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a eqüidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 32:1 – Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

João 16:32 – Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *