Estudo de João 4:21 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu: Mulher, acredita-me, vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte nem em Jerusalém.
João 4:21

Comentário de Albert Barnes

Acredite em mim – como ela professara acreditar que ele era um profeta, era certo exigir que ela confiasse no que ele estava prestes a pronunciar. Também mostra a importância do que ele estava prestes a dizer.

A hora chega a hora está chegando ou está próxima.

Quando nem nesta montanha … – Até agora, a adoração solene pública a Deus foi confinada a um só lugar. Tem sido discutido se esse local deveria ser Jerusalém ou o Monte Gerizim. Essa controvérsia deve ter muito menos importância do que você supôs. A antiga dispensação está prestes a passar. Os ritos especiais dos judeus devem cessar. A adoração a Deus, por tanto tempo confinada a um único lugar, será celebrada em breve em todos os lugares e com tanta aceitação em um lugar como em outro. Ele não diz que não haveria adoração a Deus naquele lugar ou em Jerusalém, mas que a adoração a Deus não seria “confinada” lá. Ele seria adorado em outros lugares e também lá.

Comentário de E.W. Bullinger

Mulher. Veja em João 2: 4 .

acredite em mim. App-150. Veja nota em João 1: 7 . Esta fórmula ocorre apenas aqui e 14. 11.

nem . . . nem . Grego. oute. . . oute.

às. Grego. en. App-104.

o pai. Veja App-98 e nota em João 1:14 .

Comentário de John Calvin

21. Mulher, acredite em mim. Na primeira parte desta resposta, ele anula brevemente o culto cerimonial que havia sido designado sob a Lei; pois quando ele diz que está na hora em que não haverá lugar peculiar e fixo para a adoração, ele quer dizer que o que Moisés entregou foi apenas por um tempo e que o tempo estava se aproximando quando a parede divisória ( Efésios 2: 14 ) deve ser jogado para baixo. Dessa maneira, ele estende a adoração a Deus muito além de seus limites estreitos, para que os samaritanos se tornem participantes dela.

A hora chega. Ele usa o presente no lugar do futuro; mas o significado é que a revogação da Lei já está próxima, na medida em que se relaciona com o Templo, o Sacerdócio e outras cerimônias externas. Ao chamar Deus Pai, ele parece indiretamente contrastá-Lo com os Pais a quem a mulher mencionou, e transmitir esta instrução de que Deus será um Pai comum a todos, de modo que ele será geralmente adorado sem distinção de lugares ou nações.

Comentário de Adam Clarke

Chegou a hora, etc. – Estava chegando a hora em que o culto espiritual de Deus estava prestes a ser estabelecido na terra, e todos os ritos e cerimônias judaicas foram abolidos inteiramente.

Adore o Pai – Este epíteto mostra a natureza branda, benigna e terna da dispensação do Evangelho. Os homens são chamados a adorar o Pai celestial e a se considerarem filhos dele. Em referência a isso, começa a oração de nosso Senhor, Pai Nosso, que está no céu, etc. Veja João 4:23 .

Comentário de Thomas Coke

João 4:21 . Mulher, acredite em mim, etc. – Para entender a força da resposta de nosso Senhor, será necessário recorrer à origem dessa disputa entre as duas nações. Primeiro, devemos premissa de que Cristo acena a decisão da pergunta feita a ele pela mulher, e com boas razões; pois ele estava prestes a destruir todo o culto local, introduzindo uma religião adequada a todos os climas e a ser observada em todas as nações do mundo. Falar então da preferência desta ou daquela montanha, ou decidir o ponto a favor de qualquer uma delas, teria sido inconsistente com sua doutrina. Essa premissa, observamos, que na época da migração dos hebreus do Egito, o mundo inteiro estava mergulhado na idolatria; somente eles foram abençoados com o conhecimento do verdadeiro Deus; mesmo assim, eles estavam perpetuamente recaindo nos absurdos da adoração de ídolos. Portanto, essa carga de cerimônias peculiares lhes foi imposta; tendendo particularmente, entre outros propósitos sábios, a mantê-los puros da idolatria, a separá-los do culto das nações pagãs que os cercavam e a confirmá-los no do verdadeiro Deus: para esse fim, o templo foi construído e o culto estabelecido em Jerusalém. Nem toda a nação era obrigada a recorrer em horários determinados, para impedir sua recaída na idolatria. Os samaritanos, que haviam se separado dos judeus, haviam construído um templo, em parte para os mesmos fins, no monte Gerizim, onde realizavam periodicamente as cerimônias impostas pela lei. Essas cerimônias, e essa separação dos judeus dos gentios, foram planejadas pela Providência para serem continuadas até a vinda de Cristo, quando uma mudança gloriosa aconteceria. O mundo foi preparado por graus mais elevados de conhecimento para a recepção do evangelho. Era a hora marcada para o sol da justiça surgir: agora era preciso acabar com todas as circunstâncias e cerimônias que tendiam a manter a separação anterior; nada deveria ser estabelecido, exceto o que conduzia a uma união geral da humanidade; e o culto peculiar, local e periódico de Jerusalém, seria engolido nessa dispensação mais espiritual, que foi projetada para produzir paz e amor universais. Nesta visão, temos apenas que ler a passagem diante de nós, descobrir ao mesmo tempo seu significado e propriedade.

Comentário de John Wesley

Jesus disse-lhe: Mulher, acredite em mim, chega a hora em que você não deve neste monte, nem ainda em Jerusalém, adorar o Pai.

Acredite em mim – Nosso Senhor usa essa expressão dessa maneira, mas uma vez; e isso para um samaritano. Para seu próprio povo, os judeus, sua linguagem usual é, eu lhe digo.

Chega a hora em que vós – samaritanos e judeus, não adoramos nem neste monte nem em Jerusalém – como preferível a qualquer outro lugar. A verdadeira adoração não estará mais confinada a nenhum lugar ou nação.

Referências Cruzadas

Ezequiel 14:3 – “Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

Ezequiel 20:3 – “Filho do homem, fale com os líderes de Israel e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Vocês vieram consultar-me? Juro pela minha vida que não deixarei que vocês me consultem, palavra do Soberano Senhor’.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 18:20 – Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Lucas 21:5 – Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse:

Lucas 21:24 – Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Atos dos Apóstolos 6:14 – Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos legou”.

Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

1 Timóteo 2:8 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

1 Pedro 1:17 – Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *