Estudo de Lucas 23:41 – Comentado e Explicado

Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum.
Lucas 23:41

Comentário de Albert Barnes

Recompensa devida por nossos atos – A punição adequada por nossos crimes. Eles eram salteadores de estradas e era justo que eles morressem.

Comentário de E.W. Bullinger

receber = estão recebendo.

nossas ações = o que fizemos.

fez = fez.

Comentário de John Calvin

41. E nós de fato com justiça. Como se pode pensar que a repreensão fundamentada na condenação se aplica a Cristo, o ladrão aqui faz uma distinção entre a condição de Cristo e a de si mesmo e de seu companheiro, ou ele reconhece, que o castigo comum a todos os três era justamente infligido a ele e seu companheiro, mas não a Cristo, que havia sido arrastado para a punição da morte, não por seu próprio crime, mas pela crueldade dos inimigos. Mas devemos lembrar o que eu disse há pouco, que o ladrão deu uma prova de seu arrependimento, como Deus exige de todos nós, quando reconheceu que agora estava recebendo a recompensa devido a suas ações. Acima de tudo, deve-se observar que a severidade da punição não o impediu de submeter-se pacientemente a terríveis torturas. E, portanto, se realmente nos arrependermos de nossos crimes, aprendamos a confessá-los de boa vontade e sem hipocrisia, sempre que necessário, e a não recusar a desgraça que merecemos. Pois o único método de enterrar nossos pecados diante de Deus e diante dos anjos é não tentar disfarçá-los diante dos homens por vãs desculpas. Mais uma vez, entre as várias coberturas em que a hipocrisia se apodera, a mais frequente de todas é que cada um atrai os outros consigo mesmo, para se desculpar com o exemplo deles. O ladrão, por outro lado, não está menos ansioso para manter a inocência de Cristo, do que ele é franco e aberto ao condenar a si mesmo e a seu companheiro.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 23:41 . E nós de fato com justiça; A fé do ladrão penitente tem algo muito notável; pois ele havia concebido apenas sentimentos de sua própria conduta e do caráter de Cristo. É uma forte prova de um arrependimento sincero reconhecer nossos crimes e nos resignar à punição deles. Mas, para isso, o ladrão penitente acrescenta as virtudes de reprovar o outro malfeitor por suas falhas e de defender os inocentes. Ele mostra sua fé em Deus – em Cristo; seu temor de Deus e sua caridade; 1 para com Deus, restringindo as blasfêmias oferecidas a ele e a seu Cristo; e 2 ao seu vizinho, a quem ele caridosamente repreende, tão sinceramente pede para não proceder em suas reprovações, tão carinhosamente convida ao temor de Deus, e tão sinceramente se esforça para corrigir e reclamar. Pensou-se geralmente que a graça do arrependimento foi iniciada no ladrão e subiu à perfeição de repente, e também na presente ocasião, quando todas as circunstâncias concordaram em impedi-lo de acreditar; no entanto, está longe de ter certeza de que seu arrependimento ou fé foram frutos dessa época em particular: ele conhecia o caráter de nosso Senhor antes de ser punido, como é evidente no testemunho que ele prestava de sua inocência: esse homem fez nada errado. Portanto, ele pode ter ouvido muitas vezes nosso Senhor pregar no curso de seu ministério, e pode ter visto muitos de seus milagres, e pela consideração de ambos se unirem, ter sido firmemente convencido de que ele era o Messias. Veja as Inferências e Reflexões.

Referências Cruzadas

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Josué 7:19 – Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Esdras 9:13 – Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este,

Neemias 9:3 – Ficaram onde estavam e leram o Livro da Lei do Senhor, do seu Deus, durante três horas, e passaram outras três horas confessando e adorando o Senhor, o seu Deus.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Mateus 27:4 – E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.

Mateus 27:19 – Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.

Mateus 27:24 – Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês”.

Mateus 27:54 – Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus! “

Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

Lucas 22:69 – Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus Todo-poderoso”.

Lucas 23:41 – Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”.

Tiago 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *