Estudo de 1 Coríntios 10:17 – Comentado e Explicado

Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão.
1 Coríntios 10:17

Comentário de Albert Barnes

Para nós – nós cristãos. “Sendo muitos.” Grego “The many” ( ?? p????? hoi polloi). is here evidently used in the sense of pa?te? , “all”) were united, and constituted one society. Essa idéia não é, como nossa tradução parece indicar, que os cristãos eram numerosos, mas que “todos” (para p????? é aqui evidentemente usado no sentido de pa?te? , “todos”) foram unidos e constituíram uma sociedade.

São um pão – um pão; um bolo Ou seja, estamos unidos ou somos um. Há uma alusão evidente aqui ao fato de que o pão ou o bolo era composto de muitos grãos separados de trigo ou porções de farinha unidas em um; ou, como um pão foi quebrado e dividido por todos, ficou implícito que todos eram um. Somos todos uma sociedade; unidos como um e para o mesmo objeto. A participação do mesmo pão é um emblema do fato de sermos um. Em quase todas as nações, o ato de comer juntos foi considerado um símbolo de unidade ou amizade.

E um corpo – uma sociedade; unidos.

Pois todos somos participantes … – E assim mostramos publicamente que estamos unidos e pertencemos à mesma grande família. O argumento é que, se participarmos das festas em homenagem aos ídolos com seus adoradores, mostraremos assim que fazemos parte da sociedade deles.

Comentário de E.W. Bullinger

Para, & c . Literalmente Como há um pão, nós muitos somos um corpo. Compare 1 Coríntios 12:12 .

pão Grego. artos . Sempre traduzido “pão” quando o número é especificado. Veja Mateus 14:17 . Marcos 8:14 , etc.

estamos . . . participantes . = participar. Grego. metecho. Ver 1 Coríntios 9:10 .

Comentário de John Calvin

17. Porque nós somos um pão. Eu já afirmei acima, que não era o objetivo particular de Paulo exortar-nos a amar, mas ele menciona isso a propósito, para que os coríntios entendam que devemos, mesmo por profissão externa, manter a unidade que subsiste entre nós e Cristo, na medida em que todos nos reunimos para receber o símbolo dessa unidade sagrada. Nesta segunda parte da declaração, ele menciona apenas a parte do sacramento, e é o modo da Escritura descrever por Synecdoche (577) toda a Ceia por partir o pão. É necessário advertir meus leitores: de passagem, quanto a isso, para que nenhuma pessoa menos experiente seja deixada de surpresa pela caverna tola que é apresentada por certos bajuladores – como se Paulo, ao mencionar apenas o pão, visasse privar o povo da metade do sacramento.

Comentário de Adam Clarke

Pois nós, sendo muitos, somos um pão – o original seria melhor traduzido assim: porque há um pão ou pão; nós, que somos muitos, somos um corpo. Como apenas um pão era usado na páscoa, e aqueles que participavam eram considerados um corpo religioso; Assim, nós que participamos do pão e do vinho eucarísticos, em comemoração à morte sacrificial de Cristo, somos uma sociedade espiritual, porque todos somos feitos participantes daquele Cristo cujo sangue foi derramado para que possamos fazer expiação por nossos pecados; como o sangue do cordeiro pascal foi derramado e aspergido em referência a esse do qual era o tipo.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 10:17 . Para nós, sendo muitos, etc. – Este versículo ainda é mais uma prova de que o cálice da bênção, etc. não é, como alguns recomendariam, apenas uma comemoração de um benfeitor falecido; mas uma comemoração da morte e paixão de Cristo. Neste versículo, o apóstolo alude ao costume judaico de ter apenas um pão na páscoa, que não foi dividido, até ser quebrado, a fim de ser distribuído, ele diz, portanto, que a participação de um pão fez com que muitos tornar-se um corpo: – uma inferência justa, de acordo com a idéia que apusemos a esse rito; pois então a comunhão do corpo e do sangue de Cristo ajuda a unir os receptores espirituais e sinceros em um corpo, por uma distribuição igual de um benefício comum; ou, nas elegantes palavras da liturgia da igreja da Inglaterra: “Então comemos espiritualmente a carne de Cristo e bebemos seu sangue; depois habitamos em Cristo, e Cristo em nós; somos um com Cristo, e Cristo com nos.”

Comentário de John Wesley

Porque nós somos muitos somos um pão e um corpo; pois todos somos participantes desse único pão.

Pois é essa comunhão que faz de todos nós um. Nós somos muitos ainda, por assim dizer, mas diferentes partes de um e o mesmo pão quebrado, que recebemos para nos unir em um corpo.

Referências Cruzadas

Romanos 12:5 – assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

1 Coríntios 10:3 – Todos comeram do mesmo alimento espiritual

1 Coríntios 10:21 – Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

1 Coríntios 11:26 – Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

1 Coríntios 12:12 – Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

1 Coríntios 12:27 – Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Efésios 1:22 – Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 3:6 – a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Efésios 4:25 – Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Colossenses 3:15 – Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *