Estudo de João 21:16 – Comentado e Explicado

Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
João 21:16

Comentário de Albert Barnes

Alimente minhas ovelhas – A palavra aqui traduzida como “alimento”, como foi observado, é diferente da palavra no versículo anterior. Tem o senso de governar, cuidar, orientar, proteger – o tipo de vigilância fiel que um pastor usa para guiar seu rebanho, e fazer provisões contra seus desejos e perigos. Pode estar implícito aqui que o cuidado necessário para os jovens da igreja é instruí-los, e para aqueles em anos avançados, tanto para instruí-los como governá-los.

Minhas ovelhas – Esse termo geralmente denota a igreja em geral, sem respeito à idade, João 10 .

Comentário de E.W. Bullinger

o = a.

Feed = Pastor. Poimaino grego . Ocorre onze vezes, traduzido “regra” em Mateus 2: 6 . Apocalipse 2:27 ; Apocalipse 12: 5 ; Apocalipse 19:15 . Compare poema, João 10: 2 , João 10:11 , João 10:12 , João 10:14 , João 10:16 (Pastor); Efésios 4:11 (pastores).

ovelha Probaton grego .

Comentário de John Calvin

16. Alimente minhas ovelhas. Cristo não dá a Pedro e a outros o ofício de alimentar todo tipo de pessoa, mas apenas suas ovelhas ou cordeiros. Em outro lugar, ele descreve quem eles são a quem ele acredita pertencer ao seu rebanho.

Minhas ovelhas, diz ele, ouvem minha voz e me seguem; eles não ouvem a voz de um estranho,
( João 10: 5. )

É verdade que os professores fiéis devem esforçar-se por reunir tudo a Cristo; e, como não conseguem distinguir entre ovelhas e animais selvagens, devem tentar de todos os modos se podem domar aqueles que se parecem com lobos em vez de ovelhas. Mas, depois de ter envidado todos os seus esforços, seu trabalho só será útil para as ovelhas eleitas ; pois dela surgem docilidade e fé, que o Pai celestial entrega a seu Filho, para que lhe obedeçam àqueles que ele elegeu antes da criação do mundo. Mais uma vez, somos ensinados por esta passagem que ninguém pode ser alimentado para a salvação pela doutrina do Evangelho, exceto aqueles que são brandos e ensináveis; pois não é sem razão que Cristo compara seus discípulos a cordeiros e ovelhas; mas também deve ser observado que o Espírito de Deus domestica aqueles que por natureza eram ursos ou leões.

Comentário de Thomas Coke

João 21: 16-17 . Ele disse a ele novamente De nosso Senhor perguntar a Pedro se ele o amava, antes de renovar sua comissão de alimentar seus cordeiros e suas ovelhas, é justamente inferido que, para tornar os homens devidamente qualificados para a função ministerial, eles devem preferir o interesse e honra de Cristo a qualquer outra consideração. Esta é a grande qualificação pela qual somente um ministro pode ser animado para passar pelos trabalhos e dificuldades de seu ofício, e ser fortalecido contra os perigos que possam acompanhá-lo. Além disso, a exortação de Cristo a São Pedro, para alimentar seus cordeiros e ovelhas, sendo a resposta que ele fez à declaração de Pedro de que o amava, nos mostra que os ministros demonstram melhor seu amor a Cristo por seu cuidado e diligência em alimentar seu rebanho. . A repetição tríplice de Nosso Senhor de sua comissão a Pedro, provavelmente estava em alusão às três negações de Pedro; e como contém uma indicação oblíqua de que seu arrependimento deve ter uma certa proporção de seu crime, parece que nosso Senhor pretendeu convencer os demais discípulos da sinceridade da conversão de São Pedro e impedir qualquer ligeira às quais ele pode estar exposto por suspeitarem o contrário. No entanto, somos informados de que Pedro ficou triste com essa aplicação repetida a ele, pois lhe pareceu uma sugestão de que Cristo talvez não considerasse sincero seu arrependimento; e para uma pessoa de seu temperamento sanguíneo, nada poderia ter proporcionado uma angústia mais sensata do que essa sugestão. Lembrou seu crime, com todas as circunstâncias agravadas, em sua mente e renovou sua tristeza por ter ofendido. Alguém poderia imaginar que, a partir de circunstâncias tão evidentemente humilhantes para a mente de São Pedro, os papistas poderiam ter inferido uma concessão de seu domínio supremo sobre a igreja. A passagem tem evidentemente um significado bem diferente; pois Pedro, por sua covardia e perfídia tardia, tendo abdicado do apostolado, por este meio não foi mais do que formalmente restaurado em seu cargo pela indulgência de seu amável e misericordioso Mestre, e não elevado a nenhuma nova dignidade acima de seu irmão.

Comentário de Scofield

mais amoroso (grego – ?ata????? , amor profundo; usado pelo amor divino João 14:21 e pelo amor que a lei exige Lucas 10:27

amor (grego – ?ataf???? , gosto muito de). É um grau menor de amor do que agapas.

Alimentação tendem; 1 Pedro 5: 1-3

Referências Cruzadas

Salmos 95:7 – pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Salmos 100:3 – Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 25:32 – Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.

Mateus 26:72 – E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem! “

Lucas 15:3 – Então Jesus lhes contou esta parábola:

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 18:17 – Ela então perguntou a Pedro: “Você não é um dos discípulos desse homem? ” Ele respondeu: “Não sou”.

João 18:25 – Enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, perguntaram-lhe: “Você não é um dos discípulos dele? ” Ele negou, dizendo: “Não sou”.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 2:25 – Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *