Estudo de Mateus 18:10 – Comentado e Explicado

Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
Mateus 18:10

Comentário de Albert Barnes

Tome cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos. … – Ou seja, alguém que se tornou como uma criança pequena, ou um cristão.

Pois eu lhes digo … – Jesus passa a declarar a razão pela qual não devemos desprezar seu seguidor mais fraco e obscuro. Essa razão é extraída do cuidado que Deus exerce sobre eles. A primeira instância desse cuidado é que “no céu, seus anjos sempre contemplam o rosto dele”. Suponho que ele não pretenda afirmar que todo homem bom tem seu anjo da guarda, como muitos judeus acreditavam; mas que os anjos eram, em geral, os guardas de seus seguidores, e os ajudavam e os vigiavam. Veja as notas em Hebreus 1:14 .

Sempre contemple a face de Deus – isso é retirado da prática das cortes terrenas. Ser admitido na presença de um rei; ter permissão para ver seu rosto continuamente; ter acesso livre a ele o tempo todo, era considerado um sinal de favor especial 1 Reis 10: 8 ; Ester 1:14 , e foi considerado uma segurança para sua proteção. Assim, diz nosso Salvador, não devemos desprezar o cristão mais obscuro, pois ele é ministrado pelo mais alto e nobre dos seres por seres que sempre desfrutam do favor e da amizade de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 18: 10-11 . Veja que você não despreza nenhum desses pequeninos – Como se estivessem sob seu conhecimento. Tome cuidado para receber e não ofender o crente mais fraco de Cristo: pois, por mais irresponsável que isso possa parecer para você, os próprios anjos de Deus têm uma carga peculiar sobre eles: mesmo os da mais alta ordem, que aparecem continuamente no trono do Altíssimo. Jerônimo, e muitos outros pais antigos, consideraram isso um argumento de que cada homem piedoso tem seu anjo da guarda particular: mas pode-se questionar com justiça se esse é o significado da passagem. Parece mais provável que o sentido seja que os anjos, que às vezes atendem aos pequeninos mencionados, em outros momentos, estejam na presença imediata de Deus; e, conseqüentemente, diferentes anjos são, em momentos diferentes, empregados nesse tipo de ofício. O senso geral é claro: que os anjos mais altos não desdenham, em ocasiões apropriadas, de prestar serviços de proteção e amizade ao cristão mais malvado. E como todos os anjos são espíritos ministradores, enviados ocasionalmente, pelo menos, para ministrar aos herdeiros da salvação, eles geralmente podem ser chamados apropriadamente de anjos. A expressão, Eles contemplam o rosto de meu Pai, alude ao costume das cortes terrenas, onde os grandes homens, aqueles que são mais altos em ofícios e favores, estão mais frequentemente no palácio e na presença do príncipe, e talvez conversem diariamente com ele. O significado, portanto, da passagem é que os principais anjos são empregados no cuidado dos santos; e o raciocínio de nosso Senhor é forte e belo quando, por esse motivo, ele nos adverte contra desprezá-los. “Ó que homens são eles”, diz Baxter, “que leem e pregam isso, e não apenas os desprezam, mas primeiro os ignoram maliciosamente ou maliciosamente, e então justificam sua perseguição e destruição.” Mas, “que consolo para o verdadeiro cristão mais malvado é que os anjos, que sempre vêem o rosto de Deus em glória, se encarregam deles!” Pois o Filho do homem veio salvar o que estava perdido – Como se ele tivesse dito: Outra, e ainda assim uma razão mais forte para você não os desprezar é que eu mesmo vim ao mundo para salvá-los: e eu, que vim para salvá-los, será necessário em suas mãos, se você os errar ou perseguir, ou dificultar o caminho de sua salvação.

Comentário de E.W. Bullinger

não é grego. me App-105.

seus anjos. Seus servos ( Hebreus 1:14 ). A tradição dos chamados anjos “guardiões” não tem fundamento nisso.

aquilo que foi perdido. Compare Mateus 15:24 . Mateus 15:12

Como = O quê. Esta parábola foi repetida mais tarde, em outra conexão. Ver Lucas 15: 4 , etc.

se um homem, & c. A condição não é a mesma que em Mateus 18: 8 , mas é puramente hipotética = se houver alguém.

ele não, etc. ? Ou ele não deixará os noventa e nove na montanha e procurará, etc.

Comentário de John Calvin

10. Cuidado com o desprezo de um desses pequeninos. Como o orgulho é a mãe do desdém, e como o desprezo endurece os homens em ofender , nosso Senhor, com o objetivo de aplicar um remédio apropriado para curar esta doença, proíbe seus discípulos de desprezar os pequenos. uns. E certamente, como já sugerimos, nenhum homem que tenha um cuidado adequado com seus irmãos jamais se permitirá, por motivos leves, ofendê- los. Esta conclusão do discurso de nosso Senhor tem a mesma tendência que o início, para lembrar nós que devemos lutar uns com os outros que serão os mais submissos e modestos; pois Deus abraça com amor maravilhoso os pequeninos. Seria realmente estranho que um homem mortal desprezasse , ou tratasse sem consideração, aqueles a quem Deus tem tanta estima. Ele prova esse amor pelo fato de que os anjos, que são ministros de sua salvação, desfrutam intimamente da presença de Deus. No entanto, não creio que ele pretendesse apenas mostrar que honra Deus lhes confere, designando anjos para serem seus guardiões, mas também ameaçar aqueles que os desprezam ; como se ele tivesse dito, que não é assunto desprezível desprezar aqueles que têm anjos por seus companheiros e amigos, se vingar em favor deles. Devemos, portanto, tomar cuidado com o desprezo da salvação deles, que até os anjos foram comissionados para avançar.

A interpretação dada a esta passagem por alguns comentaristas, como se Deus designasse para cada crente seu próprio anjo , não repousa em bases sólidas. Pois as palavras de Cristo não significam que um único anjo esteja continuamente ocupado com essa ou outra pessoa; (508) e tal ideia é inconsistente com toda a doutrina das Escrituras, que declara que os anjos acampam em torno ( Salmos 34: 7 ) dos piedosos, e que não apenas um anjo , mas muitos, foram comissionados para guardar todos os os fiéis. Afaste-se, então, com a noção fantasiosa de anjo bom e mau, e fiquemos satisfeitos em sustentar que o cuidado de toda a Igreja está comprometido com os anjos , para ajudar cada membro conforme suas necessidades exigirem. Talvez seja perguntado: Os anjos ocupam uma posição inferior à nossa, porque foram designados para serem nossos ministros? Eu respondo: Embora, por natureza, eles se classifiquem acima de nós, isso não os impede de prestar serviço a Deus (509) , dispensando o favor que Ele nos concede livremente. Por esse motivo, eles são chamados de nossos anjos , porque seus trabalhos são concedidos a nós.

Comentário de Adam Clarke

Um desses pequeninos – um dos meus discípulos simples, amorosos e humildes.

Seus anjos – sempre contemplam – Nosso Senhor aqui não apenas alude, mas, na minha opinião, estabelece a noção recebida por quase todas as nações, viz. Que toda pessoa tem um anjo da guarda; e que estes sempre têm acesso a Deus, para receber ordens relativas à administração de seus encargos. Ver Salmo 34: 8 ; Hebreus 1:14 .

the prince of the face. Sempre contemple o rosto – Por isso, entre os judeus, os anjos foram nomeados ???? ???? , malakey panim , anjos do rosto, e Michael é dito ser ????? ?? , sar hapanim o príncipe do rosto. Isso é uma alusão ao privilégio concedido pelos monarcas orientais a seus principais favoritos; um privilégio que os outros nunca tinham permissão para desfrutar. Dizem que os sete príncipes da mídia e da Pérsia, os principais favoritos e conselheiros privados de Assuero, veem o rosto do rei. Ester 1:14 ; ver também 2 Reis 25:19 e Jeremias 51:25 . As palavras de nosso Senhor nos permitem entender que os discípulos de coração humilde, infantis, são objetos de seu cuidado peculiar e atenção constante. A cláusula, e? ???a???? , nos céus, está faltando em vários MSS., Versões e pais.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 18: 10-11 . Preste atenção para que você não despreze, etc. – Como o orgulho ou a alta opinião de si mesmo, com o desprezo dos outros, muitas vezes é o pai das ofensas, nosso Senhor advertiu solenemente seus discípulos contra esse mal, e mostrou-lhes a irracionalidade de por esse argumento agradável, de que o cristão mais malvado é um objeto do cuidado da Providência, observe que não despreze nenhum desses pequeninos; alguém que se converte e se torna criança; um dos meus verdadeiros discípulos, de quem tenho falado com você; porque eu vos digo que no céu, etc. que o Dr. Clarke interpreta, “eles são cuidados de anjos e estão sob a proteção de Deus”. A expressão, eis a face de meu Pai, alude ao costume das cortes terrenas, onde os grandes homens, aqueles que são mais altos no ofício e favorecem, estão mais frequentemente no palácio e na presença do príncipe. Portanto, quando nos dizem que os anjos dos menores discípulos de Cristo contemplam a face de Deus, o significado é que os principais anjos são empregados para cuidar de tais coisas; e o raciocínio de nosso Senhor é ao mesmo tempo forte e belo quando, por esse motivo, ele nos adverte contra desprezá-los. Para concluir, dizendo-lhes que o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido; e, entregando a parábola da ovelha perdida, que seu dono encontrou após muita pesquisa dolorosa, ele demonstrou eminentemente o imenso cuidado que o Pai Todo-Poderoso toma dos homens, e nos deu uma noção justa do valor que menos valoriza. de suas criaturas razoáveis. Ele dá a seus anjos uma carga a respeito deles; ele enviou seu Filho unigênito para salvá-los, e condescende em compartilhar a alegria que os seres celestiais estão cheios com sua recuperação. A partícula ?a?, apresentado em Mateus 18:11 introduz outra razão para impor a cautela de não desprezar esses pequeninos; e, portanto, seria renderizado de maneira mais adequada, além disso ou mais. “Não apenas os anjos ministram a sua salvação, mas eu, o Senhor dos homens e dos anjos, desci do céu por causa deles.” Veja Macknight, Grotius e Suicer’s Thesaurus, vol. 1: p. 43

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de John Wesley

Tome cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos; porque eu vos digo que no céu seus anjos sempre contemplam a face de meu Pai que está no céu.

Veja que não desprezeis nenhum desses pequeninos | – Como se estivessem sob seu conhecimento. Cuidado para receber e não ofender, o crente mais fraco em Cristo: por mais desprezível que alguns deles possam parecer para você, os próprios anjos de Deus têm uma carga peculiar sobre eles: mesmo os da mais alta ordem, que continuamente aparecem no trono do Altíssimo. Ver a face de Deus parece significar a espera perto do seu trono; e ser uma alusão ao cargo de ministros principais nas cortes terrenas, que diariamente conversam com seus príncipes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *