Estudo de Êxodo 28:36 – Comentado e Explicado

Farás uma lâmina de ouro puro na qual gravarás, como num sinete, Santidade a Javé
Êxodo 28:36

Comentário de Albert Barnes

Compare Êxodo 39: 27-31 .

Comentário de Albert Barnes

Santidade ao Senhor – Esta inscrição testemunhou em palavras expressas a santidade com que o sumo sacerdote foi investido em virtude de seu chamado sagrado.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 28:36 . Farás um prato de ouro puro A palavra prato representado significa adequadamente uma flor; e, provavelmente, esta placa foi formada com recortes ou raios como uma flor. É chamado no próximo capítulo, Êxodo 28: 6 . N? nezer, uma coroa, uma marca de separação ou dignidade distinta, sacerdotal ou real. Era para ser presa com uma renda azul na frente da mitra, que devia ser feita de linho fino, Êxodo 28:39, algo como os turbantes turcos, cuja forma eram antigamente os diademas dos reis. Justino (lib. 15: cap. 3) nos diz que Alexandre, o Grande, tirou o diadema da cabeça para atar as feridas de Lisímaco. Sobre a placa, assim amarrada na mitra, deveria ser gravada SANTIDADE A JEOVÁ e era para ser sempre usada na testa de Aaron, ie . por parte da mitra que cobria a frente da testa, Êxodo 28:38, não apenas para lembrá-lo da solenidade do serviço ao qual ele foi consagrado, mas também para mostrar que ele era o intercessor do povo; e, nessa capacidade, o tipo de ELE, que, sendo essencialmente santo e imaculado, intercede e torna aceitável a Deus todo o seu povo crente. Veja Hebreus 7:25 ; Hebreus 7:28 . Para uma descrição exata da mitra, bem como das outras partes do vestuário sacerdotal, nos referimos a Josephus, b. 3: cap. 7)

Comentário de Adam Clarke

Farás um prato de ouro puro – A palavra its?? tsits , que representamos prato, significa uma flor ou qualquer aparência desse tipo. A Septuaginta traduz por peta??? , uma folha; portanto, podemos ser levados a inferir que esse prato se assemelhava a uma coroa de flores ou folhas; e como é chamado, Êxodo 29: 6 , ??? nezer , uma coroa, e o autor do livro de A Sabedoria de Salomão 18:24, que era judeu, e que deve saber bem o que era, chama isso de d?ad?µa , provavelmente era da forma, não do diadema antigo, mas da coroa irradiada pelos antigos imperadores romanos, que era uma faixa de ouro que contornava a cabeça do vértice ao occipital; mas a posição da coroa sacerdotal judaica era diferente, uma vez que contornava a testa, sob a qual havia um laço ou filete azul, Êxodo 28:37 , provavelmente preso à mitra ou turbante, e formava sua parte ou borda mais baixa .

Santidade ao Senhor – Podemos considerar isso como o grande emblema do ofício sacerdotal.

  1. O padre deveria ministrar em coisas sagradas.
  • Ele era o representante de um Deus santo.
  • Ele deveria oferecer sacrifícios para fazer expiação e afastar o pecado.
  • Ele deveria ensinar ao povo o caminho da justiça e da verdadeira santidade.
  • Como mediador, ele deveria obter para eles as influências divinas pelas quais deveriam ser santificadas e estar preparado para habitar com espíritos santos no reino da glória.
  • No ofício sacerdotal, ele era o tipo daquele santo e justo que, na plenitude dos tempos, deveria vir e afastar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
  • É permitido em todas as mãos que esta inscrição tenha sido, no caráter hebraico primitivo, como aparece nos siclos antigos, e como foi usada antes do cativeiro babilônico, e provavelmente da lei no Monte Sinai. O ????? ??? Kodesh Laihová , do presente texto hebraico, apareceria nesses caracteres antigos assim como esta ilustração, que, no caráter samaritano moderno, derivou evidentemente dessa ilustração. E a palavra samaritana nesse personagem antigo e original é o famoso Tetragrammaton, ou palavra de quatro letras, que, até os dias atuais, os judeus não escrevem nem pronunciam. Os judeus ensinam que essas letras estavam gravadas no ouro e não gravadas nele, e que o prato em que estavam gravados tinha cerca de dois dedos de largura e que ocupava um espaço na testa entre os cabelos e as sobrancelhas. Mas é mais provável que tenha sido anexado à parte inferior da mitra.

    Comentário de John Wesley

    E farás uma placa de ouro puro, e a sepultura sobre ela, como as gravuras de um sinete, SANTIDADE AO SENHOR.

    Na placa dourada fixada na testa de Arão, como uma meia coroa, alcançando, como dizem os judeus, de orelha a orelha, deve ser gravada, Santidade ao Senhor – Aaron deve, por meio deste, ter em mente que Deus é santo e que seus sacerdotes deve ser santo. O sumo sacerdote deve ser consagrado a Deus, assim como todos os seus ministérios. Todos os que freqüentam a casa de Deus devem ter santidade ao Senhor gravada em suas testas, ou seja, devem ser santos, devotados ao Senhor e projetar sua glória em tudo o que fazem. Isso deve aparecer em sua testa, em uma profissão aberta de sua relação com Deus, como aqueles que não têm vergonha de possuí-la e em uma conversa que responde a ela. Da mesma forma, deve ser gravada como as gravuras de um sinete, tão profundas, tão duráveis; não pintado, para que ele se lavasse, mas sincero e duradouro.

    Comentário de John Calvin

    36. E farás um prato. Não é sem razão que esta inscrição é colocada na testa do padre, para que seja visível; pois Deus não apenas testificou que o sacerdócio legal era aprovado e aceitável para Ele, uma vez que Ele o havia consagrado por Sua palavra, mas também que a santidade não deveria ser buscada em outro lugar. Essas duas coisas, então, devem ser observadas: primeiro, que o sacerdócio de Sua própria nomeação é agradável a Deus e que todas as outras, por mais magnificamente que possam ser mencionadas, são abomináveis ??a Ele e rejeitadas por Ele. ; e segundo, que de Cristo somos todos corruptos e toda a nossa adoração defeituosa; e por mais excelentes que nossas ações possam parecer, elas ainda são impuras e poluídas. Assim, portanto, que todos os nossos sentidos permaneçam fixos na testa de nosso único e perpétuo sacerdote, para que possamos saber que somente Dele a pureza flui por toda a Igreja. A isso suas palavras se referem,

    “Por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.” ( João 17:19 😉

    e a mesma coisa é expressa nesta passagem de Moisés, “para que Arão ouça a iniqüidade das coisas sagradas”, etc. É sem dúvida uma passagem notável, pela qual somos ensinados que nada procede de nós agradando a Deus, exceto através da intervenção da graça do Mediador; pois aqui não há referência a pecados manifestos e grosseiros, (167) cujo perdão é claro que só podemos obter através de Cristo; mas a iniquidade das santas oblações deveria ser removida e purificada pelo sacerdote. Isso é apenas uma má exposição, de que, se algum erro foi cometido nas cerimônias, ele foi remetido em resposta às orações do padre; pois precisamos olhar mais longe e entender que, por esse motivo, a iniquidade das ofertas deve ser purgada pelo sacerdote, porque nenhuma oferta, na medida em que seja do homem, é totalmente livre de culpa. É um ditado severo, e quase um paradoxo, que nossas próprias santidades são tão impuras que precisam de perdão; mas deve-se ter em mente que nada é tão puro a ponto de não contrair uma mancha nossa; assim como a água que, embora possa ser extraída com pureza de uma fonte límpida, se passa por um solo lamacento, é tingida por ela e se torna um pouco turva: assim, nada é tão puro em si que não deve ser poluído por o contágio da nossa carne. Nada é mais excelente que o serviço de Deus; e, no entanto, o povo não podia oferecer nada, ainda que prescrito pela lei, exceto com a intervenção do perdão, que ninguém senão o sacerdote poderia obter por eles. Agora não há sacrifício, nem jamais houve, mais agradável a Deus do que a invocação de Seu nome, como Ele mesmo declara:

    “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” ( Salmos 50:15 😉

    todavia, o apóstolo nos ensina que “o sacrifício de louvor” só agrada a Deus quando é oferecido em Cristo. ( Hebreus 13:15 .) Vamos aprender, então, que nossos atos de obediência, quando chegam aos olhos de Deus, são misturados com a iniqüidade, que nos expõe ao Seu julgamento, a menos que Cristo os santifique. Em suma, esta passagem nos ensina que todas as boas obras que nos esforçamos para apresentar a Deus estão tão longe de merecer recompensa, que elas nos convencem de culpa, a menos que a santidade de Cristo, pela qual Deus é propiciado, obtenha perdão por elas. E isso é novamente afirmado imediatamente depois, onde Moisés diz que, por favor do sacerdote, os pecados das oblações sagradas são levados (168) “para aceitação favorável” , ou seja, que os israelitas podem ter certeza de que Deus é reconciliado e favorável a eles. Não tenho nada a dizer da própria tiara, que alguns chamam de mitra ( cidarim ) e outros de boné; nem escolho filosofar muito sutilmente sobre o cinto ou cinto. (169)

    Comentário de Joseph Benson

    Êxodo 28:36 . Na placa dourada fixada na testa de Arão, como uma meia coroa, atingindo, como dizem os judeus, de orelha a orelha, deve ser gravada, Santidade ao Senhor – Aaron deve ser lembrado por este meio que Deus é santo e que seus sacerdotes deve ser santo. O sumo sacerdote deve ser consagrado a Deus, assim como todos os seus ministérios. Todos os que freqüentam a casa de Deus devem ter santidade ao Senhor gravada em suas testas, ou seja, devem ser santos, devotados ao Senhor e projetar sua glória em tudo o que fazem. Isso deve aparecer em sua testa, em uma profissão aberta de sua relação com Deus, como aqueles que não têm vergonha de possuí-la e em uma conversa que responde a ela. Da mesma forma, deve ser gravada como as gravuras de um sinete, tão profundas, tão duráveis; não pintado, para que possa ser lavado, mas sincero e duradouro.

    Comentário de E.W. Bullinger

    SANTIDADE AO SENHOR . Este é um dos “poucos lugares em que a Versão Autorizada usa grandes letras maiúsculas (consulte o App-48). Aqui ela era usada apenas na testa do sumo sacerdote; mas, nos dias do milênio, era usada mesmo nos sinos das cavalos, Zacarias 14: 20- 21. Compare Apocalipse 19: 11-14 ; Apocalipse 14:20 .

    Referências Cruzadas

    Exodo 28:9 – “Grave em duas pedras de ônix os nomes dos filhos de Israel,

    Exodo 28:11 – Grave os nomes dos filhos de Israel nas duas pedras como o lapidador grava um selo. Em seguida prenda-as com filigranas de ouro,

    Exodo 29:6 – Ponha-lhe o turbante na cabeça e prenda a coroa sagrada ao turbante.

    Exodo 39:30 – Fizeram de ouro puro o diadema sagrado, e gravaram nele como se grava um selo: Consagrado ao Senhor.

    Levítico 8:9 – e colocou o turbante na cabeça de Arão com a lâmina de ouro, isto é, a coroa sagrada, na frente do turbante, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.

    Levítico 10:3 – Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.

    Levítico 19:2 – “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

    Salmos 93:5 – Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa.

    Ezequiel 43:12 – “Esta é a lei do templo: Toda a área ao redor no topo do monte será santíssima. Essa é a lei do templo.

    Zacarias 14:20 – Naquele dia estará inscrito nas sinetas penduradas nos cavalos: “Separado para o Senhor”. Os caldeirões do templo do Senhor serão tão sagrados quanto as bacias diante do altar.

    Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

    Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

    1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

    1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

    Apocalipse 21:27 – Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *