Estudo de Hebreus 5:8 – Comentado e Explicado

Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve.
Hebreus 5:8

Comentário de Albert Barnes

Embora ele fosse um Filho – Embora o Filho de Deus. Embora ele mantivesse essa posição exaltada e estivesse consciente disso, ele estava disposto a aprender experimentalmente o que se entende por obediência em meio a sofrimentos.

No entanto, ele aprendeu a obediência – isto é, ele aprendeu experimental e praticamente. Não se pode supor que ele não “soubesse” o que era obediência; ou que ele estava “indisposto” a obedecer a Deus antes de sofrer; ou que ele tinha, como nós, perversidades da natureza que levaram à rebelião que exigia ser subjugada pelo sofrimento, mas que ele estava disposto a “testar” o poder da obediência nos sofrimentos; familiarizar-se pessoal e praticamente com a natureza de tal obediência em meio a problemas prolongados; compare nota sobre Filemom 2: 8 . O “objetivo” aqui é mostrar como o Senhor Jesus era adequado para ser um Salvador da humanidade; e o argumento é que ele nos deu um exemplo e mostrou que a mais perfeita obediência pode se manifestar nas mais profundas tristezas do corpo e da alma. Portanto, aprenda que um dos objetos da aflição é nos levar a “obedecer a Deus”. Na prosperidade, esquecemos. Tornamo-nos autoconfiantes e rebeldes. “Então” Deus coloca sua mão sobre nós; rompe nossos planos; esmaga nossas esperanças; tira nossa saúde e nos ensina que “devemos” ser submissos à sua vontade. Algumas das mais valiosas lições de obediência são aprendidas na fornalha da aflição; e muitos dos filhos mais submissos do Todo-Poderoso foram criados como resultado de problemas prolongados.

Comentário de E.W. Bullinger

uma. Omitir.

Filho . Grego. huios. App-108. Ver Hebreus 1: 2 .

obediência . Veja Romanos 5:19 .

por = de. Grego. apo. App-104.

Comentário de John Calvin

8. No entanto, aprendeu a obediência, etc. O fim próximo dos sofrimentos de Cristo foi, assim, habituar-se à obediência; não que ele tenha sido levado a isso pela força, ou que ele precisava ser exercido dessa maneira, como é o caso de bois ou cavalos quando a ferocidade deles deve ser domada, pois ele estava abundantemente disposto a prestar a seu Pai a obediência que ele devido. Mas isso foi feito a partir de uma consideração em nosso benefício, para que ele pudesse nos mostrar um exemplo e um exemplo de sujeição até à própria morte. Ao mesmo tempo, pode-se dizer verdadeiramente que Cristo, por sua morte, aprendeu completamente o que era obedecer a Deus, uma vez que ele foi levado de maneira especial a negar a si mesmo; por renunciar à sua própria vontade, ele até agora entregou a seu Pai aquilo por sua própria vontade e de bom grado sofreu a morte que temia muito. O significado então é que Cristo foi ensinado por seus sofrimentos até onde Deus deveria ser submetido e obedecido.

É certo, porém, que também, por seu exemplo, sejamos ensinados e preparados por várias tristezas e, por fim, pela própria morte, para prestar obediência a Deus; mais ainda, isso é mais necessário em nosso caso, pois temos uma disposição contagiosa e ingovernável até que o Senhor nos submeta a esses exercícios para suportar seu jugo. Esse benefício, que surge da cruz, deve dissipar sua amargura em nossos corações; pois o que pode ser mais desejável do que ser obediente a Deus? Mas isso não pode ser efetuado senão pela cruz, pois na prosperidade exultamos como com rédeas soltas; Na maioria dos casos, quando o jugo é sacudido, a devassidão da carne se transforma em excessos. Mas quando a restrição é colocada em nossa vontade, quando procuramos agradar a Deus, nesse ato apenas nossa obediência se mostra; antes, é uma prova ilustre de perfeita obediência quando escolhemos a morte para a qual Deus pode nos chamar, embora a tenhamos temido, em vez da vida que naturalmente desejamos.

Comentário de Adam Clarke

Embora ele fosse um Filho – Veja toda a nota anterior.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 5: 8 . Embora ele fosse um Filho, apesar de ser um Filho, ele aprendeu a obediência por meio daquela disciplina severa que ele sofreu. A conexão deste e do versículo anterior parece permanecer assim: “Jesus ofereceu orações àquele que era capaz de salvá-lo da morte; e ele também foi ouvido por causa da reverência e consideração que mostrava a seu Pai em todos os aspectos”. coisas e ele foi recompensado de acordo. No entanto, apesar de ser um Filho, o Filho amado, ele aprendeu a obedecer passando por um estado de sofrimento “. No entanto, julgo humildemente que essa obediência de Cristo, na qual ele foi aprimorado por seus sofrimentos e provações, deve ser compreendida de acordo com o escopo do discurso; em que o apóstolo está planejando mostrar que Cristo adquiriu uma simpatia conosco e, portanto, estava bem qualificado para ser um sumo sacerdote para nós. Se olharmos de volta para o cap. Hebreus 4: 14-15 , descobrimos que ele fala de nosso sumo sacerdote como o Filho de Deus, que poderia ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades, sendo provado em todas as coisas como nós, mas sem pecado. Isso fez uma grande diferença entre ele e os sacerdotes sob a lei, que poderiam ser movidos a uma compaixão por seus irmãos, considerando suas próprias enfermidades pecaminosas ; Hebreus 5: 2-3 . Agora, Cristo não sendo capaz de ser levado à compaixão por isso, (estando ele mesmo sempre perfeitamente livre do pecado), o escritor sagrado parece sugerir aqui, que ele foi tão efetivamente movido a ele de outra maneira, mesmo por seus próprios sofrimentos, em o curso de sua obediência; e especialmente quando ele se tornou obediente até a morte, até a morte da cruz. O sentido do lugar, portanto, considero ser este: que, por seus sofrimentos, ele aprendeu o quão difícil era a obediência; e por esse meio estava tão efetivamente engajado em ter piedade e socorrer- nos, como os sumos sacerdotes de antigamente deveriam ter pena e agir em favor do povo, a partir da experiência que tiveram de suas próprias forças e enfermidades.

Comentário de John Wesley

Embora ele fosse um Filho, ainda assim aprendeu a obedecer pelas coisas que sofreu;

Embora ele fosse um filho – isto é interposto. para que ninguém se ofenda em todos esses casos de fraqueza humana. No jardim, com que frequência ele chamava Deus de Pai! Mateus 26:39 , etc. E, portanto, parece mais evidente que ele ser o Filho de Deus não surgiu meramente de sua ressurreição.

No entanto, ele aprendeu – A palavra aprendida, baseada na palavra sofrida, mostra elegantemente como ele aprendeu de bom grado. Ele aprendeu a obediência, quando começou a sofrer; quando se dedicou a beber aquele cálice: obediência no sofrimento e na morte.

Referências Cruzadas

Isaías 50:5 – O Soberano Senhor abriu os meus ouvidos, e eu não tenho sido rebelde; eu não me afastei.

Mateus 3:15 – Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *