Estudo de Salmos 9:10 – Comentado e Explicado

Aqueles que conheceram vosso nome confiarão em vós, porque, Senhor, jamais abandonais quem vos procura.
Salmos 9:10

Comentário de Albert Barnes

E aqueles que conhecem o teu nome – Todos os que te conhecem; todos aqueles que foram familiarizados com as manifestações da tua bondade e com a verdade que respeita o teu caráter.

Colocará sua confiança em ti – Ou seja, todos os que têm opiniões justas de Deus, ou que entendem seu verdadeiro caráter, confiarão nele. Isso é tanto quanto dizer, que ele tem um caráter digno de confiança – já que aqueles que o conhecem melhor mais sem reservas confiam nele. É o mesmo que dizer que todas as revelações de seu caráter em sua palavra e obras são tais que tornam apropriado confiar nele. Quanto mais íntimo for o nosso conhecimento de Deus, mais inteiramente confiaremos nele; quanto mais aprendermos sobre seu verdadeiro caráter, mais veremos que ele é digno do amor universal. É muito dizer de alguém que quanto mais ele é conhecido, mais ele será amado; e ao dizer isso de Deus, é apenas dizer que uma das razões pelas quais os homens não confiam nele é que eles não entendem seu verdadeiro caráter.

Pois tu, Senhor, não deixaste os que te buscam – nunca os deixaste quando chegavam ao tempo com um coração confiante. Davi pretende, sem dúvida, referir-se aqui particularmente ao seu próprio caso, derivar uma conclusão de seu caso particular em relação ao caráter geral de Deus. Mas o que é afirmado aqui ainda é verdadeiro, e sempre foi verdadeiro, e sempre será verdadeiro, que Deus não abandona aqueles que confiam nele. Os homens o abandonam; ele não os abandona.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 9:10 . Aqueles que sabem – isto é, que compreendem completamente e consideram devidamente o seu nome – Teu poder e sabedoria infinitos, e fidelidade e bondade. O nome de Deus é freqüentemente colocado para Deus. Confiarão em ti – A experiência da tua fidelidade ao teu povo em todas as épocas é um fundamento justo para a sua confiança. Não abandonaste os que te buscam – que buscam ajuda e alívio de ti por fervorosa oração, misturada com fé ou confiança em ti, como é expresso na cláusula anterior.

Comentário de E.W. Bullinger

Seu nome. Veja nota nos Salmos 5:11 .

colocar sua confiança = confiar. Hebraico. batah. Veja App-69.

Comentário de Adam Clarke

Aqueles que conhecem o teu nome – que têm um conhecimento experimental da tua misericórdia, confiarão em ti, pela convicção de que nunca abandonaste e nunca abandonará os que confiam em ti.

Comentário de John Calvin

No décimo verso, o salmista nos ensina que, quando o Senhor entrega os justos, o fruto que resulta disso é que eles mesmos e todos os demais justos adquirem uma confiança crescente em sua graça; pois, a menos que estejamos totalmente convencidos de que Deus exerce um cuidado com os homens e com os assuntos humanos, devemos necessariamente estar preocupados com inquietação constante. Mas, como a maioria dos homens fecha os olhos para não ver os julgamentos de Deus, Davi restringe essa vantagem somente aos fiéis e, certamente, onde não há piedade, não há sentido nas obras de Deus. Também deve ser observado que ele atribui aos fiéis o conhecimento de Deus; porque a partir dessa religião procede, enquanto se extingue pela ignorância e estupidez dos homens. Muitos tomam o nome de Deus simplesmente para o próprio Deus; mas, como observei em minhas observações sobre um salmo anterior, acho que algo mais é expresso por esse termo. Como a essência de Deus é oculta e incompreensível, seu nome apenas significa seu caráter, desde que ele tenha prazer em torná-lo conhecido por nós. Em seguida, Davi explica o fundamento dessa confiança em Deus: que ele não abandona aqueles que o buscam, Deus é procurado de duas maneiras, seja por invocação e orações, seja por estudar para viver uma vida santa e reta; e, de fato, um está sempre inseparavelmente unido ao outro. Mas como o salmista está tratando aqui da proteção de Deus, da qual depende a segurança dos piedosos, buscar a Deus, como eu o entendo, é pedir-lhe ajuda e alívio no perigo e na angústia.

Comentário de John Wesley

E os que conhecem o teu nome confiam em ti; porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.

Teu nome – Teu poder infinito e sabedoria, e fidelidade e bondade. O nome de Deus é freqüentemente colocado para Deus.

Confie na confiança deles – A experiência da tua fidelidade ao teu povo em todas as idades é um fundamento justo para a sua confiança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *