Estudo de Gênesis 43:14 – Comentado e Explicado

Que o Deus todo-poderoso vos faça ganhar os favores desse homem, a fim de que ele deixe voltar vosso irmão, juntamente com Benjamim. Quanto a mim, se devo ser privado de meus filhos, paciência, que eu seja privado deles!"
Gênesis 43:14

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 43:14 . Se eu estiver enlutado Houbigant diz que o hebraico é literalmente, mas eu, como estarei enlutado, então estarei enlutado: ego autem, ut orbus ero, ita orbus ero. Uma palavra demonstra o evento da coisa; o outro, uma mente preparada para esse evento, e não desejável. Então Ester, antes de entrar no rei Assuero, disse: “Se eu tiver que perecer, perecerei;” (assim está no original;) Ester 4:16 . A prudência de Jacó é discernível no presente que ele enviou a José; sua justiça, no cuidado que tomou para restaurar o dinheiro encontrado nos sacos; sua piedade, no discurso que ele faz a Deus Todo-Poderoso pelo sucesso de sua jornada: mas o que coroa todas essas virtudes, é a perfeita resignação que ele mostra à vontade de Deus – Se estou enlutado, estou, ou melhor, , será enlutado; se a Providência achar adequado me privar de meus filhos, eu o submeterei e o levarei com a maior paciência possível, referindo-me inteiramente a ele e ao sucesso de todo esse caso.

Nota; 1. Que bênção é pão! Nem as minas da Índia, nem as especiarias da Arábia podem suprir a falta dela. 2. A submissão à vontade de Deus não é apenas a maior parte para a sua glória, mas também para o nosso conforto. 3. A oração deve santificar todos os nossos diários. Se Deus Todo-Poderoso for conosco, a misericórdia nos cercará de todos os lados.

Comentário de Adam Clarke

Este versículo pode ser traduzido literalmente assim: – “E Deus, o todo-suficiente, dará misericórdia perante o homem e enviará a você seu outro irmão, e Benjamim; e eu, como serei sem filhos, assim farei ser sem filhos “. Ou seja, vou me submeter a essa privação, até que Deus restaure meus filhos. Parece que esse versículo é profetizado; e que Deus naquele tempo deu a Jacó uma evidência sobrenatural de que seus filhos deveriam ser restaurados.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 43:14 . Se eu estiver enlutado Houbigant diz que o hebraico é literalmente, mas eu, como estarei enlutado, então estarei enlutado: ego autem, ut orbus ero, ita orbus ero. Uma palavra demonstra o evento da coisa; o outro, uma mente preparada para esse evento, e não desejável. Então Ester, antes de entrar no rei Assuero, disse: “Se eu tiver que perecer, perecerei;” (assim está no original;) Ester 4:16 . A prudência de Jacó é discernível no presente que ele enviou a José; sua justiça, no cuidado que tomou para restaurar o dinheiro encontrado nos sacos; sua piedade, no discurso que ele faz a Deus Todo-Poderoso pelo sucesso de sua jornada: mas o que coroa todas essas virtudes, é a perfeita resignação que ele mostra à vontade de Deus – Se estou enlutado, estou, ou melhor, , será enlutado; se a Providência achar adequado me privar de meus filhos, eu o submeterei e o levarei com a maior paciência possível, referindo-me inteiramente a ele e ao sucesso de todo esse caso.

Nota; 1. Que bênção é pão! Nem as minas da Índia, nem as especiarias da Arábia podem suprir a falta dela. 2. A submissão à vontade de Deus não é apenas a maior parte para a sua glória, mas também para o nosso conforto. 3. A oração deve santificar todos os nossos diários. Se Deus Todo-Poderoso for conosco, a misericórdia nos cercará de todos os lados.

Comentário de John Calvin

14. Se eu estiver enlutado . Jacob pode parecer aqui dificilmente consistente consigo mesmo; pois, se a oração que Moisés acabou de relatar foi o efeito da fé, ele deveria ter sido mais calmo; e, pelo menos, ter dado ocasião à manifestação da graça de Deus. Mas ele parece se separar de toda base de confiança, quando supõe que nada lhe resta senão o luto. É como o discurso de um homem em desespero: “Permanecerei enlutado como sou”. Como se ele realmente tivesse orado em vão; ou professou fingidamente que o remédio estava nas mãos de Deus. Se, no entanto, observarmos a quem seu discurso foi dirigido, a solução é fácil. Não há dúvida de que ele permaneceu firme na promessa que lhe fora dada e, portanto, ele esperaria algum fruto de suas orações; contudo, ele desejava afetar profundamente seus filhos, para que eles pudessem cuidar mais de seu irmão. Pois, não era de maneira comum que Benjamin confiasse em sua proteção, quando viram o pai completamente vencido e quase sem vida com pesar, até que ele deveria receber seu filho novamente em segurança. Os intérpretes, no entanto, expõem essas palavras de várias maneiras. Alguns acham que ele reclamou, porque agora ele estava prestes a ser inteiramente enlutado. Para outros, o significado parece ser que nada pior poderia acontecer; desde que ele perdeu José, a quem ele preferira a todo o resto. Outros estão dispostos a marcar um duplo luto, como se ele tivesse dito: “Perdi dois filhos, e agora um terço os segue”. Mas o que, se devemos interpretar as palavras: “Vejo qual é minha condição; Eu sou um velho muito miserável; minha casa, que ultimamente estava cheia de pessoas, acho quase deserta. ” De modo que, em termos gerais, ele está deplorando a perda de todos os seus filhos, e não está falando apenas de uma parte. Além disso, seu objetivo era inspirar seus filhos com um grau de solicitude que os levaria a cumprir seu dever com maior fidelidade e diligência. (168)

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 43:14 . Deus Todo-Poderoso te dê misericórdia diante do homem! Jacó já havia transformado um irmão irado em um irmão bondoso, com um presente e uma oração, e aqui ele se joga no mesmo método experimentado. Aqueles que encontrariam misericórdia com os homens devem buscá-la por Deus. Ele conclui tudo com isso: Se eu estou enlutado de meus filhos, eu estou enlutado – Se devo me separar deles assim, um após o outro, eu concordo e digo: Seja feita a vontade do Senhor.

Comentário de John Wesley

E Deus Todo-Poderoso te dê misericórdia diante do homem, para que ele mande embora seu outro irmão, e Benjamim. Se estou enlutado de meus filhos, estou enlutado.

Deus todo-poderoso te dê misericórdia diante do homem! Jacó já havia transformado um irmão irado em um irmão bondoso, com um presente e uma oração, e aqui ele se joga no mesmo método experimentado. Aqueles que encontrariam misericórdia com os homens devem buscá-la por Deus. Ele conclui tudo com isso: se eu estou enlutado de meus filhos, eu estou enlutado – Se devo me separar deles assim um após o outro, eu concordo e digo: A vontade do Senhor seja feita.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 22:14 – Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.

Gênesis 32:11 – Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças.

Gênesis 39:21 – mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.

Gênesis 43:11 – Então Israel, seu pai, lhes disse: “Se tem que ser assim, que seja! Coloquem alguns dos melhores produtos da nossa terra na bagagem e levem-nos como presente ao tal homem: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, algumas especiarias e mirra, algumas nozes de pistache e amêndoas.

Esdras 7:27 – Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém,

Neemias 1:11 – Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

Ester 4:16 – “Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”.

Salmos 37:5 – Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

Salmos 85:7 – Mostra-nos o teu amor, ó Senhor, e concede-nos a tua salvação!

Salmos 100:5 – Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Salmos 119:41 – Que o teu amor alcance-me, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa;

Provérbios 1:1 – Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.

Provérbios 16:7 – Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.

Provérbios 21:1 – O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.

Isaías 49:13 – Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

Lucas 1:50 – A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.

Atos dos Apóstolos 7:10 – e o libertou de todas as suas tribulações, dando a José favor e sabedoria diante do faraó, rei do Egito; este o tornou governador do Egito e de todo o seu palácio.

Atos dos Apóstolos 21:14 – Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: “Seja feita a vontade do Senhor”.

1 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

Tito 1:4 – a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

2 João 1:3 – A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *