Estudo de Deuteronômio 28:12 – Comentado e Explicado

o Senhor abrirá para ti as suas preciosas reservas, os céus, para dar a seu tempo a chuva necessária à tua terra e para abençoar todo o trabalho de tuas mãos. Assim, emprestarás a muitas nações, e de nenhuma receberás emprestado.
Deuteronômio 28:12

Comentário de Thomas Coke

Ver. 12. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro O céu, ou nuvens, é aqui chamado de bom tesouro de Deus , aquelas coleções de água que existem para servir aos propósitos de regar e frutificar a terra, são chamadas de bem de Deus tesouro, porque a chuva é muito benéfica para a terra; e fala eminentemente a benignidade divina, para derramar essas bênçãos em quantidades que ele julgue adequadas para o sustento do homem e dos animais.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor te abrirá seu bom tesouro – As nuvens, para que uma quantidade suficiente de chuvas frutificantes desça em todos os momentos necessários, e o princípio vegetativo da terra se desdobre e se exerça, para que suas colheitas sejam abundantes.

Comentário de John Wesley

O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para fazer chover a tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra da tua mão; e emprestarás a muitas nações, e não tomarás emprestado.

Seu tesouro – O céu ou o ar, que é o armazém de Deus, onde ele adora chuva ou vento para uso do homem.

Comentário de John Calvin

12. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro . Ele repete novamente que a bondade de Deus brilha de muitas maneiras na vida dos homens, uma vez que Ele não apenas fornece o pão que eles comem, mas que a chuva que desce do céu molha a terra; e que, assim, Ele produz o que é necessário para alimentar a partir de Seu abundante armazém ou tesouro. Vamos aprender, portanto, acima e abaixo, bem como na temperatura da atmosfera, no calor acelerado do sol, na chuva e em outros meios, como na fertilidade da terra, a contemplar as múltiplas riquezas. que Deus produz de seus tesouros. E quando Ele declara que abençoará o trabalho de nossas mãos, também aprendemos que nada podemos alcançar por nossa indústria e por nossos trabalhos mais árduos, exceto na medida em que Deus nos garantir um bom sucesso; e que todos os nossos esforços sem Sua bênção secreta são mera fadiga inútil. Pois a figura que Paulo usa em referência à cultura espiritual da Igreja é retirada da própria natureza:

“Nem o que planta alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento.” ( 1 Coríntios 3: 7. )

Deus não teria, de fato, ficado ocioso e, portanto, Ele exige o trabalho de nossas mãos, mas Ele teria o fruto de nosso trabalho atribuído a Si mesmo.

Depois de ter falado de toda a lei, e proibido de se desviar para a direita ou para a esquerda, ele anuncia o ponto principal, i . e , que eles não devem se revoltar contra deuses estranhos. Portanto, a soma chega a isto: que, para que Deus continue a nos mostrar o favor que Ele começou para conosco, devemos, por nosso lado, ser completamente submissos ao Seu governo. Isso de fato Ele exige de nós por Sua palavra, e nos capacita a executá-la pelo poder do Seu Espírito; não, é verdade, cumprir plenamente nosso dever, mas nos esforçar para alcançar a meta; e, enquanto estamos longe de alcançar a perfeição, Sua indulgência fornece o que está faltando em nós.

Aqui, porém, surge uma pergunta difícil: – Se toda a prosperidade procede da bênção peculiar que Deus concede a Seus servos, de onde é que muitos de seus desprezadores têm filhos, circunstâncias fáceis e felizes, abundância dos frutos do fogo na terra, prazer e luxo, honras e poder? Eu respondo que a feliz condição de vida, que Ele atribui a Seus servos, não o impede de difundir Sua generosidade promiscuamente por toda a raça humana. Ele é verdadeiramente chamado nos Salmos 36: 6 , o preservador de “homens e animais”. Diz-se em outro lugar (218) que Sua misericórdia é estendida sobre todas as Suas criaturas ( Salmos 145: 17 😉 e justamente Cristo exalta Sua bondade ilimitada, na medida em que “Ele faz seu sol subir ao mal e ao bem. . ” ( Mateus 5:45 .) Mas igualmente verdadeira é a exclamação do Profeta;

“Oh, quão grande é a tua bondade, que levantaste
para aqueles que te temem! ” ( Salmos 31:19 .)

Pois, como todos, sem exceção, desfrutam de todos os apoios da vida, a bondade de Deus, que luta contra a maldade dos homens, brilha universalmente até para os ímpios, de modo que Ele não cessa de amar e preservar aqueles a quem criou, embora eles seja indigno. Ele, portanto, faz o bem aos ímpios, porque Ele é o Criador deles; além disso, a fim de manter as mentes dos crentes em suspense, na expectativa do julgamento final, Ele agora sofre muitas coisas para serem confundidas, e esconde Seu julgamento nas trevas da noite, por assim dizer, ou pelo menos sob as nuvens; enquanto Ele também tempera Sua paciência com os réprobos, pois, nessa confusão de que falei, alguns sinais de Sua ira e favor se manifestam. Assim, embora o governo do mundo ainda não esteja reduzido a uma regra perfeita, Deus ainda mostra por Ele que é ao mesmo tempo vingador dos pecados e recompensador da justiça, e algumas faíscas são vistas na escuridão; embora os fiéis, embora não alcancem o pleno gozo da bênção prometida, ainda assim o provam até onde for conveniente. Mas para os ímpios, embora eles sejam abundantes em todo tipo de coisas boas, nenhuma gota da bondade de Deus é dispensada; pois, a menos que um sentimento do favor paterno de Deus seja despertado por Sua bênção, a bênção em si deixa de existir; mais, quanto mais se desfazem, atingem uma gordura mortal; e Deus propositadamente os levanta, para que Ele os derrube mais pesadamente de seu alto estado. Em uma palavra, eles são alimentados, como o Profeta diz, (219) “até o dia do abate”.

Deve-se concluir, portanto, que as bênçãos que Deus aqui promete a Seus servos são temperadas por Ele com sal espiritual, para que não sejam insípidas; enquanto os réprobos, destituídos de um senso de Sua graça, também são privados de todas as Suas bênçãos. Ainda resta, no entanto, uma dificuldade, porque a felicidade aqui mencionada nem sempre, nem cai igualmente para o monte de servos de Deus; mais ainda, de acordo com a lei, eles foram duramente julgados por muitos problemas e adversidades. Eu respondo que, como ninguém, nem mesmo o mais santo, jamais foi um perfeito guardião da Lei, já que ninguém nunca esteve livre de toda transgressão, não é motivo de surpresa que eles tenham desfrutado apenas parcialmente das bênçãos prometidas; na medida em que não eram receptores adequados ( capacidades ) de sua plenitude; e, se às vezes acontece que eles são castigados com mais severidade do que os ímpios, também não há absurdo nisso, já que Deus geralmente inicia Seu julgamento em Sua própria casa. ( Isaías 10:12 ; 1 Pedro 4:17 .) Ainda assim, mesmo nesta confusão, vemos o que o Profeta ensina, que os justos nunca são abandonados ( Salmos 37:25 ) e que são como azeitonas verdes e frutíferas. árvores nos átrios do Senhor ( Salmos 52: 8 ), enquanto os ímpios, embora por um período possam ser exaltados como cedros do Líbano, ainda são arrancados em um momento pelas raízes, de modo que nenhum vestígio deles permanece .

Comentário de E.W. Bullinger

estação. Compare Deuteronômio 11:14 .

mão. Alguns códigos, com duas edições impressas anteriores, Pentateuco samaritano, Targum de Jonathan ben Uzziel Septuaginta, Siríaco e Vulgata, liam “mãos” .

emprestar. Compare Deuteronômio 15: 6 e Provérbios 22: 7 .

Referências Cruzadas

Levítico 26:4 – eu lhes mandarei chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto.

Deuteronômio 11:14 – então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite.

Deuteronômio 14:29 – para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos.

Deuteronômio 15:6 – Pois o Senhor, o seu Deus, os abençoará conforme prometeu, e vocês emprestarão a muitas nações, mas de nenhuma tomarão emprestado. Vocês dominarão muitas nações, mas por nenhuma serão dominados.

Deuteronômio 15:10 – Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.

Deuteronômio 28:44 – Eles lhes emprestarão dinheiro, mas vocês não emprestarão a eles. Eles serão a cabeça, e vocês serão a cauda.

Jó 38:22 – “Acaso você entrou nos reservatórios de neve, já viu os depósitos de saraiva,

Salmos 65:9 – Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces. Os riachos de Deus transbordam para que nunca falte o trigo, pois assim ordenaste.

Salmos 135:7 – Ele traz as nuvens desde os confins da terra; envia os relâmpagos que acompanham a chuva e faz que o vento saia dos seus depósitos.

Provérbios 22:7 – O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.

Joel 2:23 – Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *