Estudo de Levítico 11:44 – Comentado e Explicado

Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Não vos contaminareis com esses animais que se arrastam sobre a terra,
Levítico 11:44

Comentário de Thomas Coke

Levítico 11:44 . Portanto, vocês devem se santificar Aqui é apresentada a razão moral dessa separação entre carnes limpas e impuras; era para lembrar os israelitas da pureza interna exigida deles, em conseqüência de sua separação ao serviço de um Deus santo. Assim, o apóstolo: como quem vos chamou é santo, sede santos em todo tipo de conversa; porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo: 1 Pedro 1: 15-16 . De modo que o significado claro da passagem é que os judeus, sendo um povo peculiarmente dedicado a Deus, deveriam ser distinguidos por uma peculiaridade de dieta; que, lembrando-os de sua relação imediata com Deus, serviu emblemática para descobrir e, como sinal, lembrá-los de sua obrigação de estudar a pureza moral. Concordantemente, Maimônides conclui seu tratado de carnes impuras: “A pureza do corpo leva à pureza da alma, e a pureza da alma é um meio de nos tornar semelhantes a Deus; como está escrito : santificai-vos, e sereis santos, porque eu sou santo. “ O que pode ser assim parafraseado: “Infinitamente exaltado pela excelência de minha natureza e pela grandeza de minhas perfeições, acima de todos aqueles deuses pretensos a quem os pagãos adoram, é razoável que eu deva ter votantes, distinguidos aos seus olhos por um modo de viver. , o que pode remover de todo comércio ou familiaridade com eles.Este é o projeto de minhas leis: eu gostaria que elas servissem como uma barreira para impedir que meu povo se inclinasse aos costumes que os levariam à idolatria; , mesmo nos menores assuntos, para mostrar uma imagem da minha santidade,

A alma não contrai nenhuma poluição com o toque de qualquer animal, mas abster-se de comer ou tocar em um animal porque eu o proíbo é uma prova de obediência, como testemunhará corações santificados por esse amor e respeito a que devem. mim.”

Comentário de John Wesley

Pois eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto, santificareis a vós mesmos, e sereis santos; porque eu sou santo; nem vos profanarás com alguma coisa rastejante que rasteja sobre a terra.

Vós sereis santos – Nisto, ele os faz entender que todas essas advertências sobre comer ou tocar essas criaturas não eram para nenhuma imundícia real delas, mas apenas que pela observação diligente dessas regras elas poderiam aprender com mais cuidado para evitar tudo. poluições morais, e manter-se de toda a imundície de carne e espírito, e de todos os familiares e íntimos conversam com pecadores notórios.

Referências Cruzadas

Exodo 19:6 – vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”.

Exodo 20:2 – “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.

Levítico 10:3 – Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.

Levítico 19:2 – “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

Levítico 20:7 – “Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Levítico 20:26 – Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

1 Samuel 6:20 – e os homens de Bete-Semes perguntaram: “Quem pode permanecer na presença do Senhor, esse Deus santo? Para quem enviamos a arca, para que se afaste de nós? “

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Amós 3:3 – Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Apocalipse 22:11 – Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *