Estudo de Êxodo 19:6 – Comentado e Explicado

mas vós me sereis um reino de sacerdotes e uma nação consagrada. Tais são as palavras que dirás aos israelitas."
Êxodo 19:6

Comentário de Albert Barnes

Um reino de sacerdotes – Israel coletivamente é uma raça real e sacerdotal: uma dinastia de sacerdotes, cada membro verdadeiro unindo em si os atributos de um rei e sacerdote. Compare 1 Pedro 2: 5 ; Apocalipse 1: 6 .

Uma nação santa – A santidade de Israel consistia em sua consagração especial a Deus: era uma nação sagrada, sagrada por adoção, por convênio e por participação em todos os meios da graça. Compare Deuteronômio 7: 6 ; Deuteronômio 26:19 ; Deuteronômio 28: 9 ; 1 Coríntios 3:17 ; 1 Tessalonicenses 5:27 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 19: 6 . Um reino de sacerdotes, e etc. – A última cláusula parece explicativa da primeira; e pode ser prestado, mesmo uma nação santa; uma nação separada e separada por mim e pelo meu serviço, como os sacerdotes são separados; e assim, de sua relação com DEUS, chamada santa; e, como sacerdotes, deveriam ser santos em si mesmos, assim como relativamente santos; os israelitas também foram separados, não apenas para preservar o conhecimento do verdadeiro Deus, mas para mostrar sua melhoria desse conhecimento, tornando-se prática e experiência. Observamos que nas antigas eras do mundo, os ofícios reais e sacerdotais eram comumente unidos na mesma pessoa.

A expressão aqui pode provavelmente aludir a esse particular; como, sem dúvida, é a essa distinta separação dos israelitas que São Pedro em sua 1ª Epístola e São João em Apocalipse aludem, quando chamam os cristãos de uma geração escolhida – um sacerdócio real – um santo nação – um povo peculiar – empresas e sacerdotes para Deus. Houbigant a traduz, Êxodo 19: 5 . Vós sereis um povo peculiar para mim acima de todos os outros. Êxodo 19: 6 . Sede para mim um reino sacerdotal e uma nação santa: Deus, por este meio, diz que ele significou, por um lado, que ele seria o futuro guia e protetor dos israelitas; e que ele constituiria uma teocracia por outro lado; que o povo deveria estar tão comprometido com ele pela religião, como eram os sacerdotes; e que os israelitas deveriam ser tão distintos das outras pessoas, como os sacerdotes eram distintos dos outros homens.

Comentário de Adam Clarke

E uma nação santa – Eles deveriam ser uma nação, um povo; firmemente unidos entre si, vivendo sob suas próprias leis; e poderoso, porque unido e agindo sob a direção e bênção de Deus. Eles devem ser uma nação santa, salva de seus pecados, justos em sua conduta, santos em seus corações; todo ritual externo não é apenas uma cerimônia significativa, mas também um meio de transmitir luz e vida, graça e paz a todas as pessoas que o usam conscientemente. Assim, eles devem ser ao mesmo tempo um reino, tendo Deus como seu governador; e uma nação, uma multidão de povos conectados juntos; não um povo disperso, desordenado e desorganizado, mas uma nação real, usando seus próprios ritos, vivendo sob suas próprias leis, sujeitas em questões religiosas apenas a Deus, e em coisas civis, a toda ordenança do homem pelo amor de Deus.

Esse era o espírito e o desígnio dessa instituição maravilhosa, que não podia receber sua perfeição senão sob o evangelho, e tem sua plena realização em todos os membros do corpo místico de Cristo.

Comentário de John Wesley

E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Um reino de sacerdotes, uma nação santa – Todos os israelitas, se comparados com outras pessoas, eram sacerdotes de Deus, tão perto estavam dele, tão empregados em seu serviço imediato, e tão íntima comunhão que tinham com ele. A tendência das leis dadas a eles era distingui-los dos outros e envolvê-los para Deus como uma nação santa. Assim, todos os crentes são, por meio de Cristo, feitos a nosso Deus reis e sacerdotes, Apocalipse 1: 6 , uma geração escolhida, um sacerdócio real, 1 Pedro 2: 9 .

Comentário de John Calvin

6. E vós sereis para mim. Ele aponta mais claramente e mais detalhadamente como os israelitas serão preciosos para Deus; a saber, porque eles serão para “um reino de sacerdotes e uma nação santa”. Por essas palavras, ele implica que eles serão agraciados com honras sacerdotais e reais; tanto quanto dizer que eles não apenas seriam livres, mas também como reis, se perseverassem em fé e obediência, já que nenhum reino é mais desejável ou mais feliz do que ser súdito de Deus. Além disso, ele chama isso de “um reino santo”, porque todos os reinos do mundo estavam então em paganismo; pois o genitivo, de acordo com o idioma usual da língua, é colocado como adjetivo, como se ele dissesse, que eles gozariam não apenas de um domínio terreno e transitório, mas também de um domínio sagrado e celestial. Outros entendem passivamente, que Deus seria seu rei; enquanto os mortais, e em sua maioria tiranos cruéis, governariam outras nações. Embora eu não rejeite totalmente esse sentido, prefiro o outro, ao qual também São Pedro nos leva: pois quando os judeus, que por sua recusa em Cristo se afastaram da aliança, ainda eram indevidamente glorificados neste título, ele reivindica esta honra apenas para os membros de Cristo, dizendo: “Vós sois uma geração escolhida, um sacerdócio real”, etc. ( 1 Pedro 2: 9 ). Mas o sentido passivo não concordaria com essas palavras, a saber, que os crentes estão sujeitos ao sacerdócio de Deus, pois o apóstolo graciosamente aplica as palavras para tirar a inaceitável novidade; como se ele tivesse dito, Deus anteriormente prometeu a nossos pais que deveriam ser a Ele para um sacerdócio real. Todos esses privilégios, que se separam de Cristo, a Cabeça, reivindicam falsamente, pois somente Ele nos torna um sacerdócio real. Enquanto isso, ele ensina, por essa aparente adaptação das palavras, que o que foi dito por Moisés é realmente cumprido. E, de fato, Cristo apareceu investido no reino e no sacerdócio, a fim de conferir esses dois privilégios a Seus membros; daí se segue que todos os que se divorciam Dele são indignos de qualquer uma das honras e são justamente privados deles. A nação é aqui chamada santa, não com referência à sua piedade ou santidade pessoal, mas como separada de outras por Deus por um privilégio especial. Contudo, nesse tipo de santificação, o outro depende, a saber, que aqueles que são exaltados pelo favor de Deus devem cultivar a santidade e, assim, da parte deles, santificar a Deus.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 19: 6 . Um reino de sacerdotes, uma nação santa – Todos os israelitas, se comparados com outras pessoas, eram sacerdotes de Deus, tão perto estavam dele, tão empregados em seu serviço imediato, e tão íntima comunhão que tinham com ele. A tendência das leis dadas a eles era distingui- los dos outros e envolvê- los para Deus como uma nação santa. Assim, todos os crentes são, por meio de Cristo, feitos a nosso Deus reis e sacerdotes ( Apocalipse 1: 6 ), “uma geração escolhida, um sacerdócio real”, 1 Pedro 2: 9 .

Referências Cruzadas

Levítico 11:44 – Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão.

Levítico 19:2 – “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

Levítico 20:24 – Mas a vocês prometi que herdarão a terra deles; eu a darei a vocês como herança, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os separou dentre os povos.

Levítico 20:26 – Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.

Levítico 21:7 – “Não poderão tomar por mulher uma prostituta, uma moça que tenha perdido a virgindade, ou uma mulher divorciada do seu marido, porque o sacerdote é santo ao seu Deus.

Levítico 21:23 – contudo, por causa do seu defeito, não se aproximará do véu nem do altar, para que não profane o meu santuário. Eu sou o Senhor, que os santifico”.

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 26:19 – Ele declarou que lhes dará uma posição de glória, fama e honra muito acima de todas as nações que ele fez, e que vocês serão um povo santo para o Senhor, para o seu Deus, conforme ele prometeu.

Deuteronômio 28:9 – O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele.

Deuteronômio 33:2 – Ele disse: “O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

Isaías 61:6 – Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.

Isaías 62:12 – Eles serão chamados povo santo, redimidos do Senhor; e você será chamada procurada, cidade não abandonada.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

1 Coríntios 3:17 – Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

1 Tessalonicenses 5:27 – Responsabilizo-os diante do Senhor para que esta carta seja lida a todos os irmãos.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Apocalipse 1:6 – e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Apocalipse 5:10 – Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.

Apocalipse 20:6 – Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *