Estudo de Lucas 2:13 – Comentado e Explicado

E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:
Lucas 2:13

Comentário de Joseph Benson

Lucas 2: 13-14 . E de repente houve com o anjo, etc. – As notícias de boas-vindas não foram publicadas mais cedo, e uma multidão de seres celestiais foi ouvida celebrando, em cânticos e hinos divinos, os louvores a Deus, por causa de sua misericórdia indizível e amor aos homens; e dizendo: Glória a Deus nas alturas, etc. – Os gritos de uma multidão geralmente são divididos em frases curtas e geralmente são elípticos; que é a causa de alguma ambiguidade nessas palavras, que pode ser entendida em diferentes sentidos. Alguns os lêem assim: Glória a Deus nas alturas, isto é, no céu e na terra paz, sim, favor aos homens. Outros os entendem como significando: Que a boa vontade, ou favor, que agora foi mostrado aos homens, é a Glória de Deus nas alturas, e é a paz e a felicidade daqueles que habitam na Terra. Este é, sem dúvida, um sentido importante, e o que o original suportará muito bem, mas transforma a doxologia em uma espécie de provérbio e destrói grande parte de sua beleza. Como o Dr. Campbell observa; “A interpretação mais comum da passagem é a mais provável.” As palavras são, sem dúvida, consideradas como expressões de exclamação de júbilo, representando fortemente a piedade e benevolência desses espíritos celestes, e seus afetuosos desejos de prosperidade no reino do Messias; como se tivessem dito: “Glória a Deus nos céus mais elevados, e que todas as legiões angélicas ressoem seus louvores nas mais exaltadas estirpes, pois, com o nascimento do Redentor, paz e toda felicidade desceu para habitar na terra; sim, as transbordamentos de benevolência e favor divinos são agora exercidos para com homens pecadores, que através deste Salvador se tornam objetos de seu deleite complacente. ” As palavras, consideradas em um ponto de vista doutrinário, ensinam-nos o que é de grande importância saber: 1) Que o nascimento de Cristo é um evento que, acima de todos os outros, traz glória a Deus, dando uma exibição de vários de suas perfeições como nunca haviam sido feitas antes, particularmente de sua santidade e justiça, ao exigir um sacrifício que deveria ser preparado para a expiação da culpa humana e sua misericórdia, em fornecê-la e aceitá-la; sua sabedoria, ao conceber tal plano para a redenção do homem perdido, e seu poder, para executá-lo. 2d, traz paz na terra, isto é, paz ao homem, paz com Deus, através da expiação e mediação de Cristo; paz de consciência, como conseqüência de saber que temos paz com Deus, e paz um com o outro. 3d, mostra a boa vontade, a benevolência, o amor de Deus ao homem, como nenhuma de suas obras ou dispensações jamais fez ou poderia fazer. Veja 1 João 4: 7 , etc. João 3:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

host celestial = host do céu. Então, Tr. Anfitrião da margem WH = o Sabaioth do AT Compare Daniel 8:10 . Romanos 9:29 . Tiago 5: 4 . Apocalipse 5:11 , Apocalipse 5:12 .

Deus. App-98.

Comentário de John Calvin

13. E de repente havia uma multidão com o anjo Uma exibição do esplendor divino já havia sido feita na pessoa de um único anjo. Mas Deus decidiu adornar seu próprio Filho de uma maneira ainda mais ilustre. Isso foi feito para confirmar nossa fé tão verdadeiramente quanto a dos pastores. Entre os homens, o testemunho de “ duas ou três testemunhas ” ( Mateus 18:16 ) é suficiente para remover todas as dúvidas. Mas aqui está um exército celestial, com um consentimento e uma voz prestando testemunho ao Filho de Deus. Qual seria então a nossa obstinação, se nos recusássemos a participar do coro dos anjos, cantando louvores à nossa salvação, que está em Cristo? Portanto, inferimos que quão abominável deve ser a incredulidade aos olhos de Deus, o que perturba essa deliciosa harmonia entre o céu e a terra. Mais uma vez, somos condenados por mais do que brutalidade estupidez, se nossa fé e nosso zelo em louvar a Deus não estão inflamados pelo cântico que os anjos, com o objetivo de nos suprir com a questão de nosso louvor, cantaram em total harmonia. Ainda mais longe, por esse exemplo de melodia celestial, o Senhor pretendia recomendar-nos a unidade da fé e exortar-nos a unir-nos com um consentimento em cantar seus louvores na terra.

Comentário de Adam Clarke

De repente, houve com o anjo, etc. – essa multidão do exército celestial havia descido do alto para honrar o recém-nascido Príncipe da paz, para dar a seus pais a convicção mais completa de sua glória e excelência e para ensinar os pastores, que estavam prestes a ser os primeiros proclamadores do Evangelho, o que pensar e o que falar dele, que, embora ele aparecesse como uma criança desamparada, era objeto de adoração aos anjos de Deus.

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Referências Cruzadas

Gênesis 28:12 – E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 32:1 – Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele.

1 Reis 22:19 – Micaías prosseguiu: “Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda.

Jó 38:7 – enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?

Salmos 68:17 – Os carros de Deus são incontáveis, milhares de milhares; neles o Senhor veio do Sinai para o seu Lugar Santo.

Salmos 103:20 – Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.

Salmos 148:2 – Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais.

Isaías 6:2 – Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

Ezequiel 3:12 – Depois o Espírito elevou-me, e ouvi esta estrondosa aclamação: “Que a glória do Senhor seja louvada em sua habitação! “

Daniel 7:10 – E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Hebreus 1:14 – Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *