Estudo de Gênesis 32:1 – Comentado e Explicado

Jacó prossegui o seu caminho e encontrou uns anjos de Deus.
Gênesis 32:1

Comentário de Albert Barnes

Jacó tem uma visão do exército celestial. Esta passagem, registrando a despedida e a partida de Labão, fecha a conexão de Jacó com Harã e todas as suas tarefas de servidão e, portanto, é anexada ao capítulo anterior na versão em inglês. Na distribuição do texto original, é considerado o equivalente dos dois versículos seguintes, nos quais o progresso posterior de Jacó é mencionado e, portanto, colocado com eles no início de um novo capítulo. “Os anjos de Deus o encontraram.” Vinte anos atrás, Jacó viu a escada mística conectando céu e terra, e os anjos de Deus subindo e descendo de um para o outro. Agora, em circunstâncias de perigo, ele vê os anjos de Deus na terra, acampados ao lado ou ao redor de seu próprio acampamento Salmo 34: 8 . Ele os reconhece como o acampamento de Deus e nomeia o lugar Mahanaim, do acampamento duplo. Essa visão não é posta em prática, pois é a mera sequela da cena anterior em Betel. Mahanaim foi identificado com Mahneh, a cerca de 13 quilômetros do monte de pedras de Labão e Jacó.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32: 1 . Os anjos de Deus, etc. – Quando Jacó embarcou neste empreendimento e deixou Canaã, Deus teve o prazer de encorajá-lo por uma visão de anjos e pela garantia de sua proteção: e agora que ele estava retornando, felizmente escapou de Labão. , mas com boas razões, com medo de Esaú, outra visão dos mensageiros celestiais é apresentada a ele. Pela visão dos poderes angélicos, ele chamou o lugar, por um nome militar, referindo-se à idéia de hostes ou exércitos, Mahanaim, ou campos, que não é uma palavra dupla, mas plural; e, portanto, tudo o que foi dito sobre dois campos é edificado sobre um erro, Salmos 34: 7 . Maanaim estava situado entre o monte Gileade e o ribeiro de Jaboque; depois foi uma das residências dos levitas e um dos lugares fortes de Davi.

REFLEXÕES. – Deus preservou o patriarca até agora e continua a guardá-lo em casa. Ele tinha a promessa de proteção, e confiava nela: agora ele tem a visão de seu comboio angelical e pode ser consolado. Quem pode machucá-los a quem os anjos ministram? E havia necessidade de todo apoio; por sua parte, os perigos eram apenas o prelúdio de uma maior iminência. Deus assim prepara seu povo por fortes consolações para serviços difíceis. Nota; Quando o crente se aproximar de seu último conflito na morte, esses espíritos auxiliares cercarão o leito agonizante, para acolher a alma que parte e alojá-la em segurança no seio de Jesus. *

[* As linhas de nosso antigo poeta sobre o ministério dos anjos para os herdeiros da glória são tão adequadas ao assunto atual e tão belas que não posso deixar de inseri-las.

E há cuidado no céu? E existe amor Nos espíritos celestes para a base dessas criaturas, Que a compaixão de seus males se mova? Existe: muito mais miserável era o caso dos homens do que dos animais. Mas O! a graça suprema do Deus mais alto que ama tanto suas criaturas, e todas as suas obras com misericórdia abraçam, que anjos abençoados ele envia de um lado para o outro para servir ao homem mau, para servir ao seu inimigo mau!

Como eles deixam seus choupanas de prata Para vir nos socorrer que os socorristas querem? Com que freqüência eles cortam pinhões de ouro? Os céus esvoaçantes, como voar em perseguição, contra demônios imundos, para nos ajudar militantes? Eles para nós lutam, vigiam e protegem devidamente, e seus esquadrões brilhantes cercam a nossa planta; E tudo por amor, e nada por recompensa: Oh, por que Deus celestial aos homens tem tanto respeito!]

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

Os anjos de Deus o encontraram – Nossa palavra anjo vem do grego a??e??? aggelos , que significa literalmente um mensageiro; ou, como traduzido em algumas de nossas antigas Bíblias, um portador de novas. A palavra hebraica ???? malach , de ??? laach , para enviar, ministrar, empregar, é quase da mesma importância; e, portanto, podemos ver a adequação da observação de Santo Agostinho : Nomen non naturae sed officii : “É um nome, não da natureza, mas do ofício”; e, portanto, é aplicado indiferentemente a um agente ou mensageiro humano, 2 Samuel 2: 5 ; a um profeta Ageu 1:13 ; a um padre, Malaquias 2: 7 ; aos espíritos celestes, Salmo 103: 19 , Salmo 103: 20 , Salmo 103: 22 ; Salmo 104: 4 . “Frequentemente”, diz o Sr. Parkhurst, “lemos sobre o ???? ???? malach Yehová , ou ????? ????? malakey Elohim , o anjo de Jeová, ou os anjos de Deus, ou seja, seu agente, personagem, meio de visibilidade ou ação, o que foi empregado por Deus para tornar-se visível e acessível pela carne e pelo sangue “. Esse anjo era evidentemente uma forma humana, cercado ou acompanhado de luz ou glória, com ou na qual Jeová estava presente; ver Gênesis 19: 1 , Gênesis 19:12 , Gênesis 19:16 ; Juízes 13: 6 , Juízes 13:21 ; Êxodo 3: 2 , Êxodo 3: 6 . ; and they pitch a camp about them that fear God, Psalm 34:7 .” “Por essa visão”, diz o Sr. Ainsworth, “Deus confirmou a fé de Jacó naquele que ordenou que seus anjos mantivessem seu povo em todos os seus caminhos, Salmo 91:11 . Os anjos são aqui chamados host, acampamento ou exército de Deus, como em guerras; pois os anjos são soldados de Deus, Lucas 2:13 ; cavalos e carros de fogo, 2 Reis 2:11 ; lutando pelo povo de Deus contra seus inimigos, Daniel 10:20 ; deles existem milhares e dez mil vezes dez mil, Daniel 7:10 ; e todos são enviados para ministrar os que serão herdeiros da salvação, Hebreus 1:14 ; e armaram acampamento sobre aqueles que temem a Deus, Salmo 34: 7. “ Um dos mais antigos poetas gregos tinha uma noção toleravelmente correta do ministério angélico:

??ta? epe?pe? t??t? ?e??? ?ata ?a?a ?a???e?p

??? µe? ?a?µ??e? e?s?, ???? µe?a??? d?a ß???a?, & # 0; ?s????, ep????????, f??a?e? ???t?? a????p??. t. ?p .

Hesíodo. Op. & Morre, li, ver. 120

Quando na sepultura esta raça de homens foi lançada, Logo foi criado um mundo de demônios sagrados, Espíritos aéreos, pelo grande projeto de Jove. Para ser na terra os guardiões da humanidade. Invisíveis aos olhos mortais eles vão, E marque nossas ações boas ou más abaixo; Os espiões imortais, com cuidado vigilante, presidem, e três mil e dez mil pessoas disparam: Eles podem recompensar com glória ou com ouro, um poder que eles, pela permissão divina, detêm – Cooke.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 32: 1 . Os anjos de Deus, etc. – Quando Jacó embarcou neste empreendimento e deixou Canaã, Deus teve o prazer de encorajá-lo por uma visão de anjos e pela garantia de sua proteção: e agora que ele estava retornando, felizmente escapou de Labão. , mas com boas razões, com medo de Esaú, outra visão dos mensageiros celestiais é apresentada a ele. Pela visão dos poderes angélicos, ele chamou o lugar, por um nome militar, referindo-se à idéia de hostes ou exércitos, Mahanaim, ou campos, que não é uma palavra dupla, mas plural; e, portanto, tudo o que foi dito sobre dois campos é edificado sobre um erro, Salmos 34: 7 . Maanaim estava situado entre o monte Gileade e o ribeiro de Jaboque; depois foi uma das residências dos levitas e um dos lugares fortes de Davi.

REFLEXÕES. – Deus preservou o patriarca até agora e continua a guardá-lo em casa. Ele tinha a promessa de proteção, e confiava nela: agora ele tem a visão de seu comboio angelical e pode ser consolado. Quem pode machucá-los a quem os anjos ministram? E havia necessidade de todo apoio; por sua parte, os perigos eram apenas o prelúdio de uma maior iminência. Deus assim prepara seu povo por fortes consolações para serviços difíceis. Nota; Quando o crente se aproximar de seu último conflito na morte, esses espíritos auxiliares cercarão o leito agonizante, para acolher a alma que parte e alojá-la em segurança no seio de Jesus. *

[* As linhas de nosso antigo poeta sobre o ministério dos anjos para os herdeiros da glória são tão adequadas ao assunto atual e tão belas que não posso deixar de inseri-las.

E há cuidado no céu? E existe amor Nos espíritos celestes para a base dessas criaturas, Que a compaixão de seus males se mova? Existe: muito mais miserável era o caso dos homens do que dos animais. Mas O! a graça suprema do Deus mais alto que ama tanto suas criaturas, e todas as suas obras com misericórdia abraçam, que anjos abençoados ele envia de um lado para o outro para servir ao homem mau, para servir ao seu inimigo mau!

Como eles deixam seus choupanas de prata Para vir nos socorrer que os socorristas querem? Com que freqüência eles cortam pinhões de ouro? Os céus esvoaçantes, como voar em perseguição, contra demônios imundos, para nos ajudar militantes? Eles para nós lutam, vigiam e protegem devidamente, e seus esquadrões brilhantes cercam a nossa planta; E tudo por amor, e nada por recompensa: Oh, por que Deus celestial aos homens tem tanto respeito!]

Comentário de John Calvin

1. E Jacó seguiu seu caminho . Depois que Jacó escapou das mãos de seu sogro, isto é, da morte atual, ele se encontra com seu irmão, cuja crueldade era tanto, ou ainda mais, para ser temida; pelas ameaças desse irmão ele fora expulso de seu país; e agora nenhuma perspectiva melhor está diante dele. Ele, portanto, procede com ansiedade, como quem vai ao matadouro. Vendo, no entanto, que era quase impossível, mas que ele deveria ser oprimido pela dor, o Senhor lhe concede socorro oportuno; e o prepara para esse conflito, assim como para os outros, de tal maneira que ele deve ser um campeão corajoso e invencível em todos eles. Portanto, para que ele saiba que é defendido pela tutela de Deus, os anjos saem ao seu encontro, dispostos em fileiras de ambos os lados. Os intérpretes hebreus pensam que o campo do inimigo havia sido colocado de um lado; e que os anjos, ou melhor, Deus, estavam do outro. Mas é muito mais provável que os anjos estivessem distribuídos em dois campos em lados diferentes de Jacó, para que ele pudesse se perceber em toda parte cercado e fortalecido por tropas celestes; como nos Salmos 34: 7 , é declarado que os anjos, para preservar os adoradores de Deus, montam suas tendas em torno deles. No entanto, não estou insatisfeito com a opinião daqueles que tomam o número duplo simplesmente pelo plural; entendendo que Jacó estava inteiramente cercado por um exército de anjos. Agora, o uso dessa visão era duplo; pois, primeiro, uma vez que o homem santo estava muito ansioso com o futuro, o Senhor planejou cedo remover essa causa de terror dele; ou, pelo menos, para dar-lhe algum alívio, para que não afundasse sob tentação. Segundo, Deus planejou, quando Jacó deveria ter sido libertado de seu irmão, de modo a fixar em sua mente a lembrança do benefício passado, para que nunca se perdesse. Sabemos como homens propensos devem esquecer os benefícios de Deus. Mesmo enquanto Deus está estendendo a mão para ajudá-los, apenas uma em cem levanta os olhos para o céu. Portanto, era necessário que a proteção visível de Deus fosse colocada diante dos olhos do homem santo; para que, como em um teatro esplêndido, ele pudesse perceber que fora libertado recentemente, não por acaso, das mãos de Labão; mas que ele tinha os anjos de Deus lutando por ele; e certamente poderia esperar que a ajuda deles estivesse pronta para ele contra as tentativas de seu irmão; e, finalmente, que, quando o perigo fosse superado, ele se lembraria da proteção que recebera deles. Essa doutrina é útil para todos nós, para que possamos aprender a marcar a presença invisível de Deus em seus favores manifestos. Principalmente, porém, era necessário que o homem santo fosse equipado com novas armas para suportar a disputa que se aproximava. Ele não sabia se seu irmão Esaú havia mudado para melhor ou para pior. Mas preferiria suspeitar que o homem sanguinário não conceberia nada além do que era hostil. Portanto, os anjos aparecem com o objetivo de confirmar sua fé no futuro, não menos do que chamar os favores do passado para sua lembrança. O número desses anjos também o encoraja nem um pouco: pois, embora um único anjo seja suficiente como guardião para nós, o Senhor age mais liberalmente conosco. Portanto, aqueles que pensam que cada um de nós é defendido por apenas um anjo, depreciam perversamente a bondade de Deus. E não há dúvida de que o diabo, por esse ardiloso artifício, procurou, em certa medida, diminuir nossa fé. A gratidão do homem santo é notada por Moisés, no fato de ele atribuir ao local um nome ( Galeed ) como um sinal de lembrança perpétua.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 32: 1 . Os anjos de Deus o conheceram – Em algumas formas visíveis e gloriosas, como freqüentemente apareciam aos patriarcas. Provavelmente apenas Jacob os viu. Eles o encontraram para dar as boas-vindas a Canaã novamente; uma recepção mais honrosa do que nunca qualquer príncipe teve que foi recebida pelos magistrados de uma cidade. Eles o conheceram para parabenizar sua chegada e sua fuga de Labão. Eles o observavam invisivelmente o tempo todo, mas agora eles apareciam, porque ele tinha maiores perigos diante dele. Quando Deus designa seu povo para provações extraordinárias, ele os prepara com confortos extraordinários.

Comentário de John Wesley

E Jacó seguiu seu caminho, e os anjos de Deus o encontraram.

E o anjo de Deus o encontrou – em uma aparência visível; seja em uma visão durante o dia, ou em um sonho durante a noite, como quando os viu na escada, é incerto. Eles o encontraram para dar as boas-vindas a Canaã novamente; uma recepção mais honrosa do que nunca qualquer príncipe teve que foi recebida pelos magistrados de uma cidade. Eles o conheceram para parabenizar sua chegada e sua fuga de Labão. Eles o observavam invisivelmente o tempo todo, mas agora eles apareciam, porque ele tinha maiores perigos diante dele. Quando Deus designa seu povo para provações extraordinárias, ele os prepara com confortos extraordinários.

Comentário de Spurgeon

Gênesis 32: 1 . E Jacó seguiu seu caminho, e os anjos de Deus o encontraram.

Que encorajamento a visita desses anjos deve ter sido a Jacó, após o conflito que ele tivera com Labão! Mas, queridos amigos, os anjos costumam nos encontrar, embora não o saibamos. Como na velha história clássica, o pobre homem disse: “Esta é uma cabana simples, mas Deus esteve aqui”, então podemos dizer de todo chalé de um cristão: “Embora seja pobre, um anjo veio aqui”, para Davi diz: “O anjo do Senhor acampa em torno daqueles que o temem, e os livra”. Quando os anjos de Deus encontraram Jacó, confio que, se você veio aqui após alguma batalha severa, e provação e dificuldade, pode encontrar os anjos de Deus encontrando você aqui. Eles entram nas assembléias dos santos. Paulo nos diz que a mulher deve ter a cabeça coberta na assembléia “por causa dos anjos”, isto é, porque eles estão lá para ver que todas as coisas são feitas decentemente e em ordem.

Gênesis 32: 2 . E quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus; e chamou o nome daquele lugar Maanaim.

Ele deu um nome para comemorar Deus ter enviado os anjos, e chamou de “dois campos” ou “dois exércitos”.

Gênesis 32: 3 . Jacó enviou mensageiros diante dele a Esaú, seu irmão, na terra de Seir, na terra de Edom.

Ele está com um problema com Labão; agora ele está em outro com Esaú.

Bem, John Bunyan disse. –

“Um homem cristão raramente fica muito à vontade;

Quando um problema se acaba, outro o agarra.

Gênesis 32: 4-5 . E ele lhes ordenou, dizendo: Então falareis a meu senhor Esaú; Teu servo Jacó diz assim: eu retirei-me com Labão, e fiquei lá até agora; e tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas. vista.

Essa é uma linguagem muito respeitosa e bastante obsequiosa também; mas quando um homem sabe que fez algo errado com outro, deve estar preparado para humilhar-se ao indivíduo ferido; e, embora isso tenha acontecido há muito tempo, Jacó realmente havia machucado seu irmão Esaú, e era justo que, ao encontrá-lo novamente, ele se colocasse em uma posição humilde diante dele. Há pessoas orgulhosas que, quando sabem que cometeram um erro, ainda não o possuem, e é muito difícil terminar uma briga quando um não cede, e o outro sente que ele também não. Mas há uma boa esperança de que as coisas dêem certo quando Jacó, que é o melhor dos dois irmãos, também é o mais humilde dos dois.

Gênesis 32: 6-7 . E os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Viemos a teu irmão Esaú, e ele também veio encontrar-te, e quatrocentos homens com ele. Jacó ficou com muito medo e angústia:

E bem, ele pode estar, pois um irmão irado, com quatrocentos seguidores ferozes, deve significar travessuras.

Gênesis 32: 7-8 . E ele dividiu o povo que estava com ele, e os rebanhos, os rebanhos e os camelos em duas bandas; e disse: Se Esaú vier à uma companhia, e a ferir, a outra companhia que sobrar escapará.

Isso é característico de Jacob. Ele era um homem de planos e arranjos, um homem de considerável astúcia, que algumas pessoas hoje em dia chamam de “prudência”. Ele usava meios e às vezes os usava demais. Talvez ele tenha feito isso neste caso; mas, ao mesmo tempo, ele era um homem de fé e, portanto, apostou-se em oração.

Gênesis 32: 9-12 . E disse Jacó: Ó Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaac, o Senhor que me disse: Volta para a tua terra e para a tua parentela, e eu tratarei bem contigo; não sou digno do mínimo de todas as misericórdias e de toda a verdade que mostraste a teu servo; pois com minha equipe passei por este Jordão e agora me tornei duas bandas. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo, para que ele não venha e me fira, e a mãe com os filhos. E tu disseste: Certamente te farei o bem, e farei a tua semente como a areia dos mares, que não pode ser contada em multidão.

Uma oração mais humilde, mais direta em suas petições e também cheia de fé. Esse foi um grande argumento para ele usar: “Disseste que certamente te farei bem.” Este é um dos apelos mais poderosos que podemos pedir para orar a Deus: “Faça como você disse. Lembre-se da palavra a seu servo, sobre a qual você me fez ter esperança. ” Ó irmãos, se você pode lembrar a Deus de sua própria promessa, você deve vencer o dia, pois as misericórdias prometidas são certas.

“Assim como ele poderia estar desistindo,

Como quebrar sua promessa, ou esquecer.

“Ele disse, e não deve fazê-lo? “Somente para isso ele será solicitado pela casa de Israel a fazer isso por eles, e devemos cuidar para que lembremos sua promessa e implorá-la no propiciatório.

Gênesis 32: 13-21 . E ele ficou ali naquela mesma noite; e tomou do que estava em sua mão um presente para Esaú, seu irmão; duzentas cabras, e vinte ele cabras, duzentas ovelhas e vinte carneiros, trinta camelos de ordenha com seus potros, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentos e dez potros. E ele os entregou na mão de seus servos, cada um dirigindo por si; e disse a seus servos: Passem diante de mim e põem um espaço entre eles dirigiram e dirigiram. E mandou o principal, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar, e te perguntar, dizendo: De quem és? e para onde vais? e de quem são estes diante de ti? Então dirás: Eles são teu servo Jacó; é um presente enviado ao meu senhor Esaú; e eis que ele também está atrás de nós. E assim ordenou que ele o segundo, e o terceiro, e tudo o que seguisse a massa, dizendo: Deste modo falareis a Esaú, quando o encontrar. E dizemos ainda: Eis que teu servo Jacó está atrás de nós. Pois ele disse: eu o apaziguarei com o presente que está diante de mim, e depois verei o seu rosto; porventura ele vai aceitar de mim. Então passou o presente diante dele: ele próprio passou a noite na companhia.

Se Jacó tivesse sido fiel à sua fé em Deus, ele teria dispensado esses preparativos muito prudentes; pois, afinal, a fidelidade de Deus era a melhor defesa de Jacó; foi de Deus que sua segurança veio, e não de sua própria conspiração, planejamento e conspiração. Alguns de vocês, queridos irmãos, que têm mentes naturalmente dadas a invenções, artifícios, planos e planos, e acredito que, nesse caso, você tem mais que lutar do que aqueles que têm. de mente ampla, e que se lançam mais inteiramente sobre o Senhor. É uma coisa abençoada ser tão tolo que você não conhece ninguém em quem confiar, exceto seu Deus. É uma coisa doce ser tão despojado de sua sabedoria que você cai nos braços de Deus. No entanto, se você acha que é certo fazer planos como Jacó, lembre-se de fazer o que Jacó também fez. Ore bem como planeje, e se seus planos forem numerosos, deixe suas orações ainda mais fervorosas, para que a tendência natural de sua constituição degenere em dependência do braço da carne e dependência em sua própria sabedoria, em vez de confiança absoluta. sobre Deus.

Gênesis 32: 22-24 . E ele se levantou naquela noite, e tomou suas duas esposas, suas duas servas e seus onze filhos, e passou pelo vau Jaboque. E ele os tomou, e os enviou sobre o riacho, e enviou o que ele tinha. E Jacó foi deixado sozinho; e ali lutou com um homem até o romper do dia.

Foi o homem que Jesus Cristo colocou na forma de masculinidade antes do tempo em que ele realmente encarnaria, e a luta parece estar mais do seu lado do que do de Jacó, pois não se diz que Jacó lutou, mas que “ali lutou com um homem com ele. Havia algo que precisava ser tirado de Jacob – sua força e sua astúcia; e esse anjo veio tirá-lo dele. Mas, por outro lado, Jacó viu sua oportunidade e, enviando o anjo lutando com ele, ele por sua vez começou a lutar com o anjo.

Gênesis 32:25 . E quando viu que não prevalecia contra ele, tocou a cavidade da coxa; e a cavidade da coxa de Jacó estava fora de articulação, enquanto ele lutava com ele.

De modo que ele foi feito dolorosamente para perceber sua própria fraqueza enquanto exercia toda a sua força.

Gênesis 32:26 . E ele disse: deixe-me ir, pois o dia termina. E ele disse: Não te deixarei ir, a menos que me abençoes.

Bravamente disse, ó Jacob! E vós, filhos de Jacó, aprendam a dizer o mesmo. Você pode ter o que quiser se puder falar assim ao anjo da aliança: “Não te deixarei ir, a menos que me abençoe.”

Gênesis 32: 27-28 . E ele lhe disse: Qual é o teu nome? E ele disse Jacob. E ele disse: Teu nome não será mais chamado Jacó,

O suplantador, –

Gênesis 32:28 . Mas Israel: –

Um príncipe de Deus; –

Gênesis 32: 28-29 . Pois como príncipe tens poder com Deus e com os homens e prevaleceu. E Jacó perguntou a ele e disse: Diga-me, peço-te, teu nome.

Esse tem sido frequentemente o pedido do povo de Deus, eles queriam saber o nome maravilhoso de Deus. Os judeus supersticiosamente acreditam que perdemos o som do nome de Jeová – que agora o nome é impronunciável. Achamos que não; mas, certamente, ninguém conhece a natureza de Deus e o compreende, mas aquele a quem o Filho o revelar. Talvez o pedido de Jacó tivesse um pouco de curiosidade, para que o anjo não o atendesse.

Gênesis 32:29 . E ele disse: Por que é que pedes o meu nome? E ele o abençoou ali.

Ele não deu a ele o que pediu, mas deu-lhe algo melhor e, da mesma maneira, se o Senhor não lhe abrir uma doutrina sombria, mas lhe der um privilégio brilhante, isso será melhor para você.

Gênesis 32: 30-32 . E Jacó chamou o nome do lugar Peniel: pois vi Deus face a face, e minha vida é preservada. Ao passar por Penuel, o sol se levantou sobre ele, e ele parou em sua coxa. Portanto, os filhos de Israel não comem do tendão que encolheu, que está sobre a cavidade da coxa, até o dia de hoje; porque ele tocou o oco da coxa de Jacó no tendão que encolheu.

Esta exposição consistia em leituras de Gênesis 32. e Salmos 119: 33-40 .

Referências Cruzadas

Salmos 91:11 – Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Hebreus 1:4 – tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *