Estudo de Salmos 91:11 – Comentado e Explicado

porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.
Salmos 91:11

Comentário de Albert Barnes

Pois ele dará a seus anjos a responsabilidade sobre ti – literalmente: “Ele dará ordem aos seus anjos”. Ou seja, ele os instruiria ou os designaria para esse fim. Esta passagem o Salmo 91: 11-12 foi aplicada ao Salvador pelo tentador. Mateus 4: 6 . Veja as notas nessa passagem. Isso, no entanto, não prova que ele tenha uma referência original ao Messias, pois, mesmo se supormos que Satanás era um expositor correto e confiável das Escrituras, tudo o que a passagem provaria como usada por ele seria, que justos, ou aqueles que eram amigos de Deus, podem confiar confiadamente em sua proteção, e que Jesus, se ele fosse de Deus, poderia fazer isso como os outros. Sobre o sentimento da passagem, a saber, que Deus emprega seus anjos para proteger seu povo, veja as notas no Salmo 34: 7 ; compare as notas em Hebreus 1:14 .

Para te manter em todos os teus caminhos – Para te preservar aonde quer que fores.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 91: 11-13 . Ele dará ordem a seus anjos, etc. – Esses versículos apontam ainda mais claramente a ocasião deste salmo. Pois, como o povo não era apenas exposto a doenças no deserto, mas também às incursões de animais selvagens, e particularmente à picada venenosa de serpentes, ele diz a eles que Deus os protegeria de todos esses perigos, dando a seus anjos a responsabilidade sobre eles, para mantê-los em todos os seus caminhos; e Salmos 91:13 . Pisarás o leão e o somador, etc. Há algo tão particular nisso, que não se adequará a nenhuma outra parte da história além daquilo a que supomos que se refira. Pois o deserto em que foram condenados a vaguear abundava com aquelas criaturas nocivas, como aprendemos em Deuteronômio 8:15 e, no entanto, não lemos que os israelitas estavam infestados por eles, até o final de seus quarenta anos de peregrinação, quando Deus ficou satisfeito, pelas renovadas murmurações daquele povo, por deixá-los soltar sobre eles para castigá-los; e mesmo assim, imediatamente após sua humilhação, foi fornecido um remédio milagroso, que merece nossa atenção. Era uma serpente de bronze, pela ordem expressa de Deus, fixada em um poste ou estandarte: e aconteceu que, se uma serpente tivesse mordido alguém, quando contemplada a serpente de bronze, ele viveu. Veja Números 21: 5-9 . Essa serpente de bronze foi sem dúvida projetada para recordar o grande objetivo de sua fé e esperança desde a queda; a vitória prometida sobre a velha serpente, através daquela Semente da mulher que estava destinada a ferir sua cabeça: nem podemos ter um comentário melhor sobre o símbolo mosaico do que as palavras do próprio Senhor, João 3:14 em comparação com João 12 : 32 Veja também Hebreus 2:14 . Apocalipse 12: 9. E Isaías 11:10 . Ao comparar esses textos, você observará a harmonia das Escrituras, e como naturalmente as palavras de nosso Abençoado Senhor e seus apóstolos nos apontam através da profecia de Isaías e da serpente de bronze de Moisés, de volta ao primeiro aviso de um Redentor dado a a humanidade, naquela frase bem conhecida, Gênesis 3:15 ou o primeiro elo dessa cadeia de profecia que se estende por todo o Antigo Testamento e tem sua conclusão no Novo. Não enfatizarei a afirmação de Justino Mártir, de que os ?? nes, ou estandarte sobre os quais esta serpente de bronze pendia, exibiam a figura de uma cruz: é suficiente para o nosso propósito, se essa serpente, erigida como um troféu , foi considerado por eles como um emblema da vitória a ser obtida sobre a velha serpente pela Semente prometida; se eles tinham algum conhecimento explícito dos meios pelos quais essa vitória seria obtida, ou não: pois, nessa visão, apresentava às mentes dos fiéis as esperanças de uma libertação da morte, em um sentido mais elevado do que a cura atual do mordida dessas criaturas venenosas importadas; e não é improvável suposição, que uma crença de um se tornasse condição do outro. Se eles que olhavam para a serpente de bronze eram instruídos ao mesmo tempo a repetir o salmo diante de nós, eu sei que não; mas tenho certeza de que isso proporciona uma meditação altamente adequada à ocasião. Uma confiança religiosa em Deus é o que vemos inculcado por toda parte; e essa frase notável, Salmos 91:13 . Pisarás o leão e o adicionador, o jovem leão e o dragão pisarás sob os pés (especialmente se, como Bochart parece ter provado, estes são apenas nomes de serpentes de diferentes tipos, e devem ser reproduzidos, a víbora e a serpente). o asp – a serpente e o dragão )) está apenas dizendo em outras palavras: Você machucará a cabeça da serpente: e se um ato de fé naquela grande Pessoa que deveria fazer isso por eles fosse aqui suposto e implícito, então seria seja fácil e natural interpretar os versículos seguintes deste salmo em um senso de fé da mesma forma e apontá-los em termos não obscuros – posso dizer, talvez, em termos muito magníficos – a vida e a salvação do evangelho. Peters. Vamos aprofundar ainda mais esse assunto, quando chegarmos a Mateus 4: 6 .

Comentário de E.W. Bullinger

Ele dará. Ver Mateus 4: 6 . 4:10 .

em todos os teus caminhos. Essas palavras foram omitidas por Satanás, as Escrituras foram citadas e aplicadas incorretamente. As palavras “a qualquer momento” são adicionadas em Mateus 4: 6 . O versículo 13 também é omitido, porque se refere à cabeça de Satanás sendo esmagada ( Gênesis 3:15 ).

Comentário de Adam Clarke

Ele dará a seus anjos uma carga sobre ti – espíritos malignos podem tentar ferir-te; mas eles não serão capazes. Os anjos de Deus terão um encargo especial para acompanhar, defender e preservar-te; e contra seu poder, a influência dos espíritos malignos não pode prevalecer. Estes, quando necessário, desviam os teus passos do caminho do perigo; afaste-o quando estiver no teu caminho comum; sugira à sua mente conselhos prudentes, projetos lucrativos e propósitos piedosos; e assim ministrar a ti como filho de Deus e herdeiro da salvação.

Para te manter em todos os teus caminhos – O caminho do dever é o caminho da segurança.

Você não pode razoavelmente esperar proteção se não andar no caminho da obediência. Os teus caminhos são os caminhos do dever, que a palavra e a providência de Deus marcaram para ti. O caminho do pecado não é o teu caminho – o teu dever, o teu interesse. Mantenha-se nos seus próprios caminhos, não nos do pecado, Satanás, no mundo e na carne; e Deus cuidará de ti.

Comentário de John Calvin

11 Pois ele deu a seus anjos ordem sobre ti. Isto é acrescentado pelo salmista expressamente com a visão de evitar quaisquer medos que possam surgir de nossa enfermidade; de modo que não podemos deixar de ser atingidos com a condescendência benigna de Deus, não apenas perdoando nossa desconfiança, mas propondo os meios pelos quais ela pode ser melhor removida. Ele se exibe para nós como uma fortaleza e escudo, oferece a sombra de sua proteção, nos faz conhecer como uma habitação em que podemos permanecer e estica suas asas para nossa defesa – certamente somos responsáveis ??pela pior ingratidão se não estamos satisfeitos com promessas tão abundantemente completas e satisfatórias? Se trememos de pensar em sua majestade, ele se apresenta para nós sob a figura humilde da galinha: se estamos aterrorizados com o poder de nossos inimigos e com a multidão de perigos pelos quais somos cercados, ele nos lembra de si mesmo. poder invencível, que extingue todas as forças opostas. Quando mesmo todas essas tentativas de nos encorajar foram tentadas, e ele descobre que ainda permanecemos e hesitamos em abordá-lo, ou nos lançarmos sobre sua proteção única e exclusiva, ele faz menção aos anjos e os oferece como guardiões de nossa família. segurança. Como ilustração adicional de sua misericórdia indulgente e compaixão por nossa fraqueza, ele representa aqueles a quem está pronto para nossa defesa como um numeroso anfitrião; ele não designa um anjo solitário para cada santo, mas encarrega todo o exército do céu de vigiar cada crente individualmente. É o crente individual a quem o salmista se dirige, como também lemos Salmos 34: 7 – que “os anjos acampam ao redor daqueles que o temem”. Podemos aprender com isso que não há verdade na idéia de que cada santo tem seu próprio anjo da guarda; e é de pouca importância considerar que, como nossos inimigos são numerosos, também são os amigos a quem nossa defesa é confiável. Era algo, sem dúvida, saber que até um anjo foi colocado sobre nós com essa comissão, mas isso acrescenta peso à promessa quando somos informados de que a carga de nossa segurança está comprometida com um host numeroso, como Eliseu foi habilitado, por uma consideração semelhante, desprezar o grande exército de adversários que se dispunha contra ele ( 2 Reis 6:16 ). Isso também não é consistente com passagens das Escrituras, que parecem falar como se um anjo distinto fosse designado para cada indivíduo. É evidente que Deus emprega seus anjos de maneiras diferentes, estabelecendo um anjo sobre várias nações inteiras e novamente vários anjos sobre um homem. Não há necessidade de sermos gentis e escrupulosos ao investigar a maneira exata como eles ministram juntos para nossa segurança; é suficiente que, sabendo da autoridade de um apóstolo o fato de serem nomeados ministros para nós, possamos ficar satisfeitos por eles estarem sempre empenhados em sua comissão. Lemos em outros lugares sua disposição em obedecer e executar os mandamentos de Deus; e isso deve fortalecer nossa fé, uma vez que seus esforços são usados ??por Deus para nossa defesa.

O salmista, na passagem agora diante de nós, fala dos membros da Igreja em geral; e, no entanto, o diabo não torceu as palavras quando, em sua tentação no deserto, as aplicou particularmente a Cristo. É verdade que ele está constantemente buscando perverter e corromper a verdade de Deus; mas, no que diz respeito aos princípios gerais, ele pode dar um brilho ilusório às coisas e é um teólogo suficientemente agudo. Deve-se considerar que, quando toda a nossa família humana foi banida do favor divino, deixamos de ter algo em comum com os anjos e eles tiveram qualquer comunicação conosco. Foi Cristo, e somente ele, que, removendo o terreno da separação, reconciliou os anjos conosco; sendo este o seu devido ofício, como observa o apóstolo ( Ef 1:10 ), para reunir em um que havia sido disperso no céu e na terra. Isso foi representado ao santo patriarca Jacó sob a figura de uma escada ( Gênesis 28:12 😉 e, em alusão a estarmos unidos em um corpo coletivo com os anjos, Cristo disse:

“Depois vereis os céus abertos e os anjos de Deus subindo e descendo” ( João 1:51 .)

O salmista acrescenta, todos os seus caminhos no número plural, para nos transmitir mais distintamente que, aonde quer que formos, podemos esperar que os anjos sempre estendam sua guarda para nós. O curso de nossa vida está sujeito a muitos enrolamentos e mudanças, e quem pode dizer todas as tempestades pelas quais devemos ser lançados? Era necessário, portanto, saber que os anjos presidem todas as nossas ações e propósitos particulares e, assim, ter certeza de sua conduta segura em qualquer bairro que possamos ser chamados a mover. Essa expressão, no entanto, seus caminhos, com toda a probabilidade, pretendia ordenar-nos uma devida consideração e modéstia, para nos advertir contra a tentação de Deus por qualquer passo precipitado e nos admoestar a nos limitarmos aos limites de nosso chamado apropriado. Pois, se devemos nos comprometer de forma imprudente e tentar coisas que a promessa de Deus não nos garante, aspirando ao que é presunçoso e oposto à vontade divina, não devemos esperar que os anjos se tornem ministros e ajudem a nossa temeridade. Parece que Satanás omitiu habilmente esta cláusula quando tentou a Cristo precipitadamente a se jogar do templo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *