Estudo de Êxodo 20:11 – Comentado e Explicado

Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou.
Êxodo 20:11

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 20:11 . E consagrou Santificou. Ver Gênesis 2: 3 .

REFLEXÕES.— Nunca antes, nem desde então, era tão auditivo ou tão orador. O próprio Deus aparece do céu para promover a lei sagrada que uma vez foi escrita no coração, mas pelo pecado foi desfigurada e obliterada. Observar,

1º. O prefácio. Ele é o Senhor, que tem o direito de exigir a obediência que ele ordena; e seu Deus, em um pacto de favor peculiar, que jamais desejaria em nenhum caso o poder que todo-poderoso, unido ao amor sem limites, pudesse mostrar. Ele já havia se manifestado a eles em sua libertação do Egito, e isso é o que mais podia e poderia fazer por eles. Nota; Aquele querido Redentor, que nos libertou da escravidão pior que o egípcio, pode justamente reivindicar nosso dever e serviço limitados em troca.

2nd. A lei moral. Começa com o dever que devemos a Deus, nosso Criador; ordena sua adoração, serviço e obediência.

1. Deus deve ser o único objeto de nossa adoração; nenhum outro pode se juntar a ele: pois não há outro Deus além dele, e sobre ele deve ser colocada nossa suprema confiança, medo e amor. Colocá-los em qualquer criatura ou coisa em sua preferência é tornar-se idólatras imediatamente. Quão poucos, então, são os adoradores do Deus verdadeiro, quando o prazer, a conquista, a honra e toda a série de gratificações mundanas oferecem tantos deuses ao coração ídolo do homem caído!

2. Deus deve ser adorado, não sob qualquer representação, mas como espírito, em espírito e em verdade. Nenhuma imagem deve ser feita a respeito dele: não devemos, nem mesmo em nossa mente, compará-lo a qualquer objeto que seja visto; e ele deve ser servido com as afeições internas da alma e com o serviço externo de oração e louvor. Ele ameaça como um Deus ciumento visitar os ofensores. Aqueles que negligenciam sua adoração, ou andam contrariamente ao seu comando aqui, serão tratados como odiadores dele; e os filhos dos filhos sofrerão por isso, que, ensinado pelo exemplo de seus pais, participará de suas visitas: enquanto os que o servem da maneira prescrita encontrarão sua misericórdia, e levarão suas bênçãos às gerações vindouras. Nota; (1) A idolatria da igreja romana em violações tão graves deste mandamento, que eles artisticamente ocultariam do povo, omitindo o segundo mandamento em seus catecismos e juntando as razões contra a idolatria aqui dada ao primeiro. (2) A necessidade da adoração consciente e constante de Deus, sem a qual nunca poderemos amá-lo e guardar seus mandamentos.

3. O nome de Deus não deve ser tomado em vão, por orações hipócritas que nunca saem do coração, nem por votos de fidelidade a ele que somos negligentes em guardar; por qualquer imprudência ou palavrões falsos, ou pelo uso leve e irreverente de seu santo Nome em nossa conversa comum: e por pouco que seja atendido a esse mandamento, a mesma sanção o protege como sempre. Deus não manterá o transgressor sem culpa, e é uma coisa terrível encontrá-lo com ira.

4. O dia do sábado deve ser santificado. Nada deve interferir para perturbar o descanso sagrado; todos os negócios mundanos devem ser deixados de lado, e o todo empregado no serviço mais imediato de Deus. E não apenas a nós mesmos, mas todos sob nosso teto devem cessar do trabalho e se juntar a nós na celebração do dia santo. Nota; Nada conduzirá mais, como meio de nossa preparação para o descanso eterno que resta ao povo de Deus, do que uma observância séria e constante do sétimo dia.

Comentário de John Calvin

11. Pois em seis dias o Senhor fez. A partir dessa passagem, pode-se supor que a santificação do sábado era anterior à lei; e, sem dúvida, o que Moisés já havia narrado, de que eles eram proibidos de reunir o maná no sétimo dia, parece ter tido origem em um costume conhecido e recebido; embora não seja crível que a observância do sábado tenha sido omitida, quando Deus revelou o ritual de sacrifício ao santo (Pais. (334) ). Mas o que na depravação da natureza humana foi completamente extinto entre as nações pagãs e quase obsoleto com a raça de Abraão, Deus renovou em Sua Lei: que o sábado deve ser honrado pela santa e inviolável observância; e isso os cães impuros (335) representavam estar entre as desgraças da nação judaica.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:2 – No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.

Exodo 31:17 – Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou”.

Salmos 95:4 – Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem.

Marcos 2:27 – E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Atos dos Apóstolos 20:7 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *