Estudo de Salmos 17:5 – Comentado e Explicado

Meus passos se mantiveram firmes nas vossas sendas, meus pés não titubearam.
Salmos 17:5

Comentário de Albert Barnes

Segure meus passos nos teus caminhos – Ele havia sido habilitado antes disso a se afastar dos caminhos dos violentos pela palavra de Deus Salmo 17: 4 ; ele sentia que sua dependência de Deus ainda o habilitava, nas circunstâncias em que foi colocado e sob as provocações a que foi exposto, a viver uma vida de paz e a evitar o mal. Portanto, ele clama a Deus e pede que o sustente e o mantenha no caminho certo. O verbo usado aqui está na forma infinitiva, mas usado em vez do imperativo. DeWette. Alexander profere isso menos corretamente: “Meus passos se apossaram dos teus caminhos;” pois ele supõe que uma oração aqui “estaria fora de lugar”. Mas a oração nunca pode ser mais apropriada do que quando um homem percebe que ele deve até agora ter levado uma vida íntegra apenas à “palavra” de Deus e, quando provocado e ferido por outros, sente que pode ser em perigo de fazer errado. Em tais circunstâncias, nada pode ser mais apropriado do que invocar a Deus para nos impedir de pecar.

Que meus passos não escorreguem – Margem, como em hebraico: “não se mexam”. A idéia é: “que eu seja firme; para que eu não ceda à paixão; que, provocada e prejudicada por outros, talvez não me seja permitido abandonar o curso da vida que até agora me foi permitido seguir ”. Nenhuma oração poderia ser mais apropriada. Quando sentimos e sabemos que fomos prejudicados por outros; quando nossas vidas não deram causa ao tratamento que recebemos em suas mãos; quando eles ainda estão nos perseguindo e nos ferindo em nossa reputação, propriedade ou paz; quando todas as más paixões de nossa natureza são suscetíveis de serem despertadas, levando-nos a buscar vingança e devolver o mal pelo mal, nada pode ser mais apropriado do que elevarmos nossos corações a Deus, pedindo que ele nos mantenha, e nos salve de cair em pecado; que ele nos permitirá restringir nossas paixões e subjugar nossos ressentimentos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 17: 5 . Aguenta minhas idas, etc. – Como pela tua palavra e graça, até agora me guardaste dos caminhos dos homens maus, e me conduziste aos teus caminhos, por isso peço-me que, pelo mesmo meio, persista ali, e com aversão a todos os maus caminhos. . Deixe-me não apenas ser impedido de fazer o que é mau, mas acelerado a abundar sempre naquilo que é bom. Deixa que as minhas idas sejam mantidas nos teus caminhos, para que eu não me afaste deles, nem se desvie deles; e sejam sustentados, para que eu não tropece e caia no pecado, para que eu não fique indolente e negligencie meu dever. Observem, leitor, não estamos mais do que ele tem o prazer de nos defender, não vamos mais longe do que ele tem o prazer de nos liderar. Aqueles, portanto, que prosseguiriam e perseverariam nos caminhos de Deus, devem, pela fé e oração, buscar dele suprimentos diários de graça e força. Para que meus passos não escorreguem – Para que eu não caia no pecado de me vingar de Saul, ao qual eu possa ser mais e mais tentado, nem em qualquer outro pecado, pelo qual você possa ser provocado, ou homens possam ser ofendidos, e religião desonrado. Davi sentiu que seu caminho era escorregadio, que ele próprio era fraco, e não tão bem estabelecido e estabelecido como deveria ser, e que havia aqueles que esperavam sua parada e melhorariam o mínimo escorregão que ele pudesse fazer contra ele. e, portanto, ele ora dessa maneira para ser sustentado e preservado. Vamos fazer o mesmo.

Comentário de E.W. Bullinger

caminhos = trilhas ou sulcos.

Comentário de Adam Clarke

Segure meus passos nos teus caminhos – Davi andou nos caminhos de Deus; mas, sem a ajuda divina, ele não podia andar firmemente, mesmo neles. As palavras dos lábios de Deus haviam lhe mostrado os passos que ele deveria dar, e ele implora a força da graça de Deus para permitir que ele ande nesses passos. Ele fora mantido nos caminhos do destruidor; mas isso não foi suficiente; ele deve andar nos caminhos de Deus – deve passar a vida em obediência à vontade divina. A santidade negativa não pode salvar ninguém. “Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.”

Comentário de John Calvin

5. Mantenha meus passos. Se seguirmos os caminhos de Deus para os preceitos de sua lei, o sentido será evidente, a saber, que, embora Davi tenha falado de acordo com a verdade, gabando-se de ter, no meio das mais graves tentações que o assaltaram, constantemente praticou a justiça com um coração puro, ainda consciente da sua própria fraqueza, ele se compromete com Deus para ser governado por ele e ora por graça para capacitá-lo a perseverar. Sua linguagem é como se ele tivesse dito: Desde então, sob a sua orientação, segui em frente no caminho certo, imploro por você, da mesma maneira, para impedir que meus passos deslizem em relação ao tempo vindouro. E certamente quanto mais alguém se destaca na graça, (356) mais ele deve ter medo de cair; pois é a política usual de Satanás esforçar-se, mesmo com a virtude e força que Deus nos deu, (357) para produzir em nós confiança carnal que pode induzir descuido. Não rejeito completamente esse sentido, mas acho mais provável que Davi aqui implore a Deus para levar seus negócios a uma questão próspera, por mais obscuro que fosse o aspecto das questões atualmente. A importância de sua linguagem é esta, Senhor, uma vez que você vê que eu ando em retidão e sinceridade de coração, me governa de maneira a fazer todos os homens verem que você é meu protetor e guardião, e me deixa não ser derrubado à vontade dos meus inimigos. Assim, pelos caminhos do Senhor, ele não se referirá à doutrina pela qual nossa vida é regulada, mas ao poder pelo qual Deus nos sustenta e à proteção pela qual ele nos preserva. E ele se dirige a Deus dessa maneira, não apenas porque todos os eventos estão em suas mãos, mas porque, quando ele cuida de nós, todas as coisas em nosso meio continuam prosperando. Quando ele acrescenta que as solas dos meus pés podem não escorregar, ele se refere aos muitos eventos adversos que nos ameaçam a todo momento e ao perigo em que estamos perecendo, se não for sustentado pela mão de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *