Estudo de Mateus 20:23 – Comentado e Explicado

De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou.
Mateus 20:23

Comentário de E.W. Bullinger

deve = deve de fato. Tiago ( Atos 12: 2 ) e João martirizados, segundo a tradição.

mas será dado a eles por quem, etc. Omita todos esses itálicos e leia “mas [para aqueles] para quem” . Compare Marcos 10:40 .

preparado: ou destinado. de = por. Grego. hupo.

Pai. App-98.

Comentário de John Calvin

23. Você realmente beberá meu cálice. Como eram discípulos, era apropriado que fossem assimilados ao seu Mestre. Cristo os adverte sobre o que acontecerá, para que possam estar preparados para suportar com paciência; e, nas pessoas de dois homens, ele se dirige a todos os seus seguidores. Pois, embora muitos crentes tenham uma morte natural e sem violência ou derramamento de sangue, é comum a todos eles, como Paulo nos informa ( Romanos 8:29 ; 2 Coríntios 3:18 ,) estar em conformidade com a imagem. de Cristo; e, portanto,

durante toda a vida, são ovelhas designadas para o matadouro,
( Romanos 8:36 .)

Não é meu o que dar (658). Com esta resposta, Cristo não rende nada, mas apenas declara que o Pai não lhe havia designado esse ofício de designar para cada pessoa seu lugar peculiar no reino dos céus. Ele veio, de fato, para trazer todo o seu povo à vida eterna; mas devemos considerar o suficiente para que a herança obtida por seu sangue nos aguarde. Quanto ao grau em que alguns homens se elevam acima de outros, não é nosso dever indagar, e Deus não pretendia que isso fosse revelado a nós por Cristo, mas que deveria ser reservado até a última revelação. Temos agora verificado o significado de Cristo; pois ele aqui não raciocina sobre seu poder, mas apenas deseja que consideremos para qual propósito ele foi enviado pelo Pai e o que corresponde ao seu chamado, e, portanto, distingue entre o propósito secreto de Deus e a natureza daquele ensinamento que tinha sido ordenado a ele. É um aviso útil, que possamos aprender a ser sábios com sobriedade, e não tentar forçar o nosso caminho para os mistérios ocultos de Deus, e mais especialmente, que não devemos induzir uma curiosidade excessiva em nossas investigações sobre o estado futuro; para

Ainda não apareceu o que seremos,
até que Deus nos faça como ele próprio ( 1 João 3: 2 .

Também é digno de nota que estas palavras não implicam que haverá igualdade entre os filhos de Deus, depois de terem sido admitidos na glória celestial, mas antes que seja prometido a cada um deles o grau de honra a que ele tem foi separado pelo propósito eterno de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Não é meu o que dar, mas será dado a eles pelo que é preparado por meu Pai – A tradução comum, na qual as palavras serão dadas a eles; são interpolados por nossos tradutores, mudam completamente e destroem o significado da passagem. Representa Cristo (em oposição a toda a Escritura) como não tendo nada a ver na distribuição de recompensas e punições; considerando que, nosso Senhor apenas sugere que, por mais parcial que seja para esses dois irmãos, ainda assim, assentos de glória só podem ser dados àqueles que são adequados para eles. Nenhum favor pode prevalecer aqui; o assento elevado é para quem está cheio da plenitude de Deus. A verdadeira construção das palavras é: meu pai. De acordo com a predição de Cristo, esses irmãos participaram de suas aflições: Tiago foi martirizado por Herodes, Atos 12: 2 ; e João foi banido para Patmos, pelo testemunho de Cristo, Apocalipse 1: 9 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 20:23 . E seja batizado com o batismo Ou seja, “participará das minhas aflições”. Esse sentido metafórico da palavra batismo é derivado das expressões figurativas do Antigo Testamento, nas quais as aflições são representadas sob a noção de grandes águas passando e estando prontas para subjugar uma pessoa. Nesta visão do assunto, Tiago e João foram batizados com o batismo de Cristo; porque Tiago foi morto por Herodes, Atos 12: 2 sendo o primeiro de todos os apóstolos que sofreram o martírio por Cristo; e embora muitos tenham explicado o relato de alguns de João sendo jogado em um caldeirão de óleo fervente em Roma, não há dúvida de que ele teve sua participação nas perseguições, das quais nenhum dos apóstolos de Cristo estava isento. . Ele foi preso e açoitado por ordem do conselho em Jerusalém, Atos 5:18 ; Atos 5:40 e banidos para a ilha de Patmos pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo, Apocalipse 1: 9 . A última cláusula deste versículo não é minha, etc. deve ser traduzido, não é meu para dar, a não ser para aqueles para quem é preparado, & c; « ???a sendo colocado aqui para e? µ? , como é Marcos 9: 8, veja também Mateus 17: 8 . Nosso Salvador quis dizer que não estava em seu poder, consistentemente com suas perfeições, dar os lugares principais a ninguém, mas àqueles que eram mais eminentes em suas graças, particularmente por sua fé e fortaleza; apenas tendo direito aos principais lugares do reino dos céus, de acordo com as leis inalteráveis ??da administração divina. “Não posso dar os principais lugares do meu reino a ninguém, mas àqueles que, de acordo com as leis imutáveis ??de meu Pai, são capazes de desfrutá-los:” E nesta visão do texto, quão pobre é o apoio que ele oferece à causa ariana ou sociniana!

Comentário de John Wesley

E ele lhes disse: Beberás realmente do meu cálice e sereis batizados com o batismo com o qual sou batizado; para aqueles para quem é preparado por meu Pai.

Mas, para sentar à minha direita – Cristo aplica-se às glórias do céu, o que seus discípulos eram tão estúpidos a ponto de entender das glórias da terra. Mas ele não nega que isso é dele. É dele ceder com a mais estrita propriedade, tanto como Deus como como o Filho do homem. Ele apenas afirma que não dá a ninguém senão àqueles para quem foi originalmente preparado; ou seja, aqueles que perseveram até o fim na fé que opera por amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *