Estudo de 2 Samuel 24:17 – Comentado e Explicado

Vendo Davi o anjo que feria o povo, disse ao Senhor: Vede, Senhor: fui eu que pequei; eu é que sou o culpado! Esse pequeno rebanho, porém, que fez ele? Que a tua mão se abata sobre mim e sobre a minha família! O Senhor arrependeu-se então de ter mandado aquele flagelo e disse ao anjo que exterminava o povo: Basta! Retira agora a tua mão. O anjo do Senhor se encontrava junto à eira de Ornã, o jebuseu.
2 Samuel 24:17

Comentário de Albert Barnes

Compare a passagem em Crônicas. A conta aqui é resumida; e 2 Samuel 24:18 parece ser a declaração original.

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 24:17 . Mas essas ovelhas, o que eles fizeram? Para aqueles que se opõem ao fato de o povo estar envolvido no castigo de Davi como inconsistente com a justiça divina, respondemos que o leitor deve ter em mente que os reis podem ser punidos em suas capacidades reais, pelos erros de sua administração, por calamidades públicas; pela fome, pestilência, guerras estrangeiras, convulsões domésticas ou outras aflições semelhantes, que afetam seu povo: e se é certo que Deus divida a conduta dos príncipes, como tal, ou mostre seu descontentamento contra eles por os erros públicos de sua administração, deve ser correto e adequado que ele aflige seu povo; de fato, isso nada mais é do que o que continuamente acontece no curso comum da Providência. E se isso é uma dificuldade, afeta a religião natural e também é revelada; e as mesmas considerações que evitarão a dificuldade em um caso, resolverão também no outro. Além disso, nesse caso, as pessoas eram muito culpadas, como sabiam, ou poderiam saber, que, ao serem numeradas, deviam pagar o resgate prescrito, o que, porém, negligenciaram ou recusaram; e, portanto, como parceiros na ofensa, eles compartilharam justamente a penalidade infligida. Davi, de fato, assume a culpa e declara inocente o seu povo: estas ovelhas, o que fizeram? E é verdade que a ordem de numerar o povo era de Davi, da qual seu povo era totalmente inocente; mas eles deveriam ter protestado contra o rei ou voluntariamente ter pago voluntariamente o imposto de captação exigido deles; e, como não o fizeram, não podiam alegar inocência como razão para sua isenção de punição. Mesmo supondo que eles estivessem livres de toda culpa neste caso, podemos conceber que eles estavam tão completamente livres de todas as outras transgressões, que era injustiça em Deus visitá-los com pestilência? Muitos deles não estavam preocupados com a rebelião de Absalão? Não é expressamente dito no primeiro versículo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel? E podemos supor que o justo Senhor, cuja misericórdia está sobre todas as suas obras, possa ficar com raiva do povo se ele for inocente? – Se não, Deus não lhes causou injustiça, enviando a pestilência; e, portanto, nenhum enviando-o naquele momento, e como uma punição imediata do pecado de Davi. Deus, em virtude de sua autoridade suprema sobre a humanidade, pode retomar a vida sempre que quiser. Se não houver pecado, a retomada imediata da vida não será punição; se houver, a retomada da vida não será injusta, embora a razão imediata dessa retomada possa ser a punição de outra pessoa; especialmente porque todos esses casos têm uma tendência real de promover o bem público e preservar vivo, na mente de príncipes e pessoas, aquela reverência pela Deidade, sem a qual nem a virtude pública nem a privada podem subsistir, nem a prosperidade dos reinos estar sempre seguro e estabelecido sobre fundações sólidas e duradouras. Chandler. Nós apenas acrescentamos ao que esse escritor estudioso observou, que é muito claro desde o primeiro versículo que os homens de Israel e Judá foram punidos, não tanto porque Davi contou o povo, como porque eles haviam ofendido o Senhor, e convocados por seus vícios esse castigo para eles: nem podemos, após uma revisão do passado, querer provas de sua criminalidade. Podemos conceber algo mais vergonhoso e pecaminoso do que as rebeliões que lemos no capítulo anterior; rebeliões contra um rei bom e piedoso, estabelecido sobre eles pela escolha imediata do próprio Deus. Sem dúvida, tal conduta mereceu castigo das mãos de Deus; e pode, talvez, ser considerado indigno de observação, que outras nações, após rebeliões contra seus legítimos monarcas, sofreram a mesma punição com os israelitas no presente caso. A última cláusula deste versículo, deixe sua mão estar contra mim, etc. é um exemplo nobre da generosa preocupação de Davi pelo bem-estar de seu povo. A linguagem é tenra e patética; é a verdadeira linguagem e espírito de um genuíno, um verdadeiro pastor do povo, dedicando a si mesmo e à família como sacrifício a Deus pela preservação de seus súditos. Ver as Escrituras do Dr. Waterland Vindicadas, parte 2: p. 108 e a resposta do Dr. Leland ao “Cristianismo tão antigo quanto a Criação”, vol. 2: p. 425

REFLEXÕES.— Durante nove meses, Davi esperou a gratificação de seu orgulho; e agora, assim que recebe o retorno, a convicção de seu pecado lança o doce estalo que ele levava aos lábios. Tantas vezes os prazeres do pecado se transformam no veneno dos asps!

1. Seu coração o fere: refletindo à noite o que ele havia feito, o bom Espírito abre seus olhos para um sentimento de culpa e desperta sua consciência para uma sensibilidade de seu perigo. Instantaneamente, suas penosas confissões falam seu espírito contrito, e ele implora sinceramente o perdão de seu grande pecado e loucura. Nota; (1) Embora tenhamos cometido o papel de tolo e pecado excessivamente, ainda, se nosso coração nos fere, e somos levados a nossas lágrimas e joelhos, ainda há esperança. (2) Um sentimento de culpa sobre a consciência colocará um limite na importância de nossas orações; e os gemidos que não podem ser proferidos, Deus pode ouvir. (3) É a maior loucura incorrer, por um prazer momentâneo, em uma dor sem fim.

2. Quando Davi se levantou de manhã, esperando que a noite amarga que ele passara não tivesse boas notícias, Gad, o vidente, lhe foi enviado com sua sentença: três coisas são propostas à sua escolha; fome, pestilência ou guerra. Ele lamentará sua loucura, e o povo sofrerá por seus pecados. Nota; (1) Deus freqüentemente castiga severamente, quando ele não pretende destruir completamente. (2) Todos os seus julgamentos são justos; e aqueles que andam com orgulho, ele é capaz de reprimir, ferindo seu ídolo ou colocando sua honra no pó.

3. Davi está numa situação terrível: contudo, como deve ser assim, ele prefere cair nas mãos de Deus do que do homem; e permanecer no mesmo nível do sujeito mais cruel, como a marca da peste devoradora: conhecendo a grandeza das misericórdias de Deus, ele se lança sobre eles, esperando que o golpe em sua mão seja aliviado, ou o tempo de sofrer. encurtado. Nota; Aquelas misericórdias que sempre devemos desesperar em obter de homens a quem ofendemos muito, podemos esperar (embora muito mais agravada nossa culpa) encontrar com Deus, pois ele é Deus, e não homem.

4. Instantaneamente, quando a escolha é feita, a espada é sacada; e a terra de Israel (assim mudou a cena!) em vez de paz e alegria, ressoa com os gritos dos enlutados e os gemidos dos moribundos. Setenta mil caíram diante do anjo destruidor; tamanha agonia que esses espíritos gloriosos podem fazer quando enviados para executar os julgamentos de Deus! O tempo foi curto, mas o massacre foi prodigioso. Então Deus se arrependeu de sua ira feroz; ele olhou para as desolações deles e lembrou-se da arca de sua aliança; ele, portanto, pede ao anjo embainhar a espada; é o suficiente. Nota; (1) Deus mescla misericórdia ainda com julgamento; caso contrário, os filhos de Jacó seriam totalmente consumidos. (2.) Enquanto trememos diante de suas visitas, tenhamos medo de provocá-las por nossos pecados.

5. Os olhos de Davi estavam agora abertos, para contemplar este anjo poderoso, enquanto ele permanecia com a espada da vingança ainda desembainhada. Então Davi caiu diante do anjo e, dirigindo sua oração a Deus, confessou sua culpa e abriu o peito para receber o golpe que provocara, implorando que pudesse sangrar, como autor do julgamento; e que seu povo, a quem, como bom pastor que ele amava, pudesse escapar, embora à custa de seu próprio sangue. Sua oração é aceita e ele também é poupado. Nota; (1.) Assim, o filho de Davi não apenas ofereceu, mas também deu a vida por suas ovelhas. (2) Os penitentes reais não podem suportar que outros sejam espertos por seus pecados; e não se importem com o que eles sofrem, para que possam se libertar.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 24:17 . Essas ovelhas, o que eles fizeram? – o que? Eles fizeram muitas coisas erradas. Suas rebeliões e outros vícios haviam sido muitos, e foi por seus próprios pecados, assim como pelos de Davi, que esse pesado julgamento agora os atingiu. O rei, no entanto, como se tornou penitente, é severo por causa de suas próprias falhas, enquanto atenua as deles. Deixe sua mão estar contra mim – Aqui Davi mostra sua piedade e cuidado paternal com seu povo, e que ele era um tipo de Cristo; e contra a casa do meu pai – Minhas relações mais próximas. Estes, provavelmente, ou colocaram Davi em cima, ou o encorajaram nessa ação. E, além disso, era oportuno que sua família, que participasse de sua honra e felicidade, também participasse de seus sofrimentos, em vez daqueles que eram menos relacionados a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Lo . Figura do discurso Asterismos. App-6.

perversamente . Hebraico. `avah. App-44.

Comentário de Adam Clarke

done ? Mas essas ovelhas , o que eles fizeram ? – Parece que, na ordem da Providência, não há como punir os reis em sua capacidade real, mas por aflições em suas terras, nas quais o povo deve necessariamente sofrer. Se o rei, portanto, por suas próprias ofensas pessoais, nas quais o povo não pode participar, proferir os julgamentos de Deus sobre o seu povo (embora sofram inocentemente), será o relato que ele deve dar a Deus. O povo geralmente sofre pelos abortos de seus governadores: isso tem sido observado em todas as épocas.

Delirant quicquid reges, plectuntur Achivi .

– “Ao adorar monarcas exortam

Soluções insalubres, seus súditos sentem o flagelo. ”

Hor. Ep. lib. i., ep. 2, ver. 14)

Contra a casa de meu pai – Ou seja, contra sua própria família; até para cortá-lo da face da terra.

Referências Cruzadas

Gênesis 44:33 – “Por isso agora te peço, por favor, deixa o teu servo ficar como escravo do meu senhor no lugar do jovem e permite que ele volte com os seus irmãos.

2 Samuel 24:10 – Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: “Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! “

1 Reis 22:17 – Então Micaías respondeu: “Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e o Senhor dizer: ‘Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz’ “.

1 Crônicas 21:16 – Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.

Jó 7:20 – Se pequei, que mal te causei, ó tu que vigias os homens? Por que me tornaste teu alvo? Acaso tornei-me um fardo para ti?

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Salmos 44:11 – Tu nos entregaste para sermos devorados como ovelhas e nos dispersaste entre as nações.

Salmos 51:2 – Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

Salmos 74:1 – Por que nos rejeitaste definitivamente, ó Deus? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas da tua pastagem?

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Ezequiel 34:2 – “Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *