Estudo de Lucas 17:5 – Comentado e Explicado

Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé!
Lucas 17:5

Comentário de Albert Barnes

Aumente nossa fé – Esse dever de perdoar ofensas parecia tão difícil para os discípulos que eles sentiram fortemente a necessidade de um aumento de fé. Eles achavam que estavam propensos a nutrir ressentimentos e que isso exigia um aumento adicional da religião verdadeira para permitir que eles cumprissem os requisitos de Jesus. Podemos aprender com isso:

1. Que Jesus tem “o poder” de aumentar a fé de seu povo. A força vem dele, e especialmente a força para crer no evangelho. Por isso, ele é chamado de “Autor e Consumador” de nossa fé, Hebreus 12: 2 .

2. O dever de perdoar ofensas é um dos deveres mais difíceis da religião cristã. É tão contrário aos nossos sentimentos naturais; implica tal elevação acima dos sentimentos mesquinhos de malícia e vingança, e é tão contrário às máximas recebidas do mundo, que nos ensinam a “valorizar” em vez de perdoar a memória de ofensas, que não é de admirar que nosso Salvador habite muito nesse dever, e tão insistentemente insiste nele, a fim de termos provas de que nossos corações foram mudados.

Alguns pensaram que essa oração para que ele aumentasse sua fé se refere ao poder de realizar milagres, e especialmente ao caso registrado em Mateus 17: 16-20 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 17: 5-6 . E os apóstolos disseram: Senhor, aumenta nossa fé – para que assim possamos perdoar, e não ofendermos nem sermos ofendidos. E ele disse: Se você tivesse fé como um grão de mostarda – Você seria capaz de superar todas as tentações, mesmo aquelas cuja conquista pode ser comparada à colheita de árvores e ao plantio no oceano. , comparado a coisas impossíveis. Alguns, tomando este exemplo (pelo qual a eficácia da fé é ilustrada) em sentido literal, supuseram que os apóstolos desejavam que Jesus aumentasse sua fé em realizar milagres. Mas a expressão é sem dúvida proverbial, significando, não a operação de milagres, mas a realização de coisas extremamente difíceis.

Comentário de E.W. Bullinger

o senhor . App-98.

Aumente nossa fé = Dê-nos mais fé.

Comentário de Adam Clarke

Aumente nossa fé – Essa obra de perdoar todas as ofensas de todos os homens, e que continuamente parecia tão difícil, até para os próprios discípulos, que eles viram, sem um grau extraordinário de fé, que nunca deveriam poder manter esse comando. Mas alguns pensam que isso e o que se segue se relacionam com o que Mateus mencionou. Mateus 17:19 , Mateus 17:20 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 17: 5 . Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta nossa fé. O discurso de Nosso Senhor nos versículos anteriores, sendo muito oposto às noções comuns sobre o Messias e seus seguidores, parece ter cambaleado um pouco a fé dos discípulos. Eles começaram a temer, possivelmente, que Jesus, que falava dessa maneira, não era a pessoa para quem o levaram até então. Eles oraram para que ele aumentasse sua fé; significando, talvez, que ele deveria pôr um fim às suas dúvidas, erigindo seu reino rapidamente e distribuindo as recompensas que eles esperavam por seus serviços. Ou podemos tomar a palavra fé, no sentido comum, pelo verdadeiro princípio de santidade e virtude, que os discípulos desejavam que seu Mestre fortalecesse neles, porque o dever que ele havia recomendado era extremamente difícil. O próprio Wontzogenius reconhece que os discípulos que se aplicam a Cristo para fortalecer sua fé mostram que eles acreditavam que ele tinha uma influência divina sobre os espíritos dos homens.

Comentário de John Wesley

E os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta nossa fé.

Senhor, aumenta nossa fé – para que possamos perdoar e não ofender nem ser ofendidos. Mateus 17:20 .

Referências Cruzadas

Marcos 9:24 – Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! “

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *