Estudo de Marcos 9:24 – Comentado e Explicado

Imediatamente exclamou o pai do menino: Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!
Marcos 9:24

Comentário de Albert Barnes

Disse com lágrimas – O homem sentiu a repreensão implícita na linguagem do Salvador; e sentindo-se triste por ser considerado desprovido de fé, e sentindo profundamente pelo bem-estar de seu filho aflito, ele chorou. Nada pode ser mais tocante ou natural do que isso. Um pai ansioso, angustiado com a condição de seu filho, tendo se candidatado aos discípulos em vão, agora vindo ao Salvador; e não tendo plena confiança de que tinha a qualificação adequada para ser ajudado, ele chorou. Qualquer homem teria chorado em sua condição, nem o Salvador afastaria o suplicante que chorava.

Eu acredito – eu tenho fé. Confio em ti, embora saiba que minha fé não é tão forte quanto deveria ser.

Senhor – Esta palavra aqui significa meramente “mestre” ou “senhor”, como costuma acontecer no Novo Testamento. Não temos evidências de que ele tivesse algum conhecimento da natureza divina do Salvador, e ele aplicou a palavra, provavelmente, como teria feito com qualquer outro professor ou obreiro de milagres.

Ajuda tu a minha incredulidade – Supri os defeitos da minha fé. Dá-me força e graça para confiar em ti “inteira”. Todo mundo que pede ajuda ao Salvador precisa oferecer esta oração. Em nossa incredulidade e nossas dúvidas, precisamos da ajuda dele, nem jamais devemos confiar nele sem sua ajuda graciosa.

Versículos 30-32

Veja as notas em Mateus 17: 22-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

a criança Grego. remuneração. App-108.

gritou. Inarticulado.

e disse = começou a dizer. Articular.

Senhor . App-98. BA.

Comentário de John Calvin

24. Senhor, eu acredito. Ele declara que acredita e, no entanto, reconhece ter descrença. Essas duas afirmações podem parecer contraditórias, mas não há nenhum de nós que não experimenta as duas em si mesmo. Como nossa nunca é perfeita, segue-se que somos parcialmente incrédulos; mas Deus nos perdoa e exerce tal tolerância conosco, a ponto de considerar-nos crentes por causa de uma pequena porção de fé. Enquanto isso, é nosso dever afastar cuidadosamente os restos de infidelidade que nos aderem, lutar contra eles e orar a Deus para corrigi-los e, sempre que estamos envolvidos neste conflito, voar a ele por ajuda. Se indagarmos devidamente qual parte foi concedida a cada uma, parecerá evidentemente que existem muito poucos que são eminentes na fé, poucos que têm uma porção moderada e muitos que têm apenas uma pequena medida.

Comentário de Adam Clarke

Senhor, creio – A palavra Senhor é omitida pela ABCDL, tanto a siríaca quanto a árabe depois persa, etíope, gótica e três cópias da Itala. Griesbach deixa de fora. A omissão, eu acho, é apropriada, porque é evidente que o homem não conhecia nosso Senhor e, portanto, não se poderia esperar que ele o abordasse com um título expressivo daquela autoridade que ele duvidava que possuísse, a menos que admitíssemos que ele usava a palavra ????e após o costume romano, para Sir.

Ajuda tu a minha incredulidade – Ou seja, ajuda-me contra isso. Me dê um poder para acreditar.

Comentário de John Wesley

E logo o pai da criança clamou e disse com lágrimas: Creio, Senhor; ajuda tu a minha incredulidade.

Ajuda tu a minha incredulidade – Embora minha fé seja tão pequena, que possa ser chamada de incredulidade, ainda assim me ajude.

Referências Cruzadas

2 Samuel 16:12 – Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”.

2 Reis 20:5 – “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.

Salmos 39:12 – Ouve a minha oração, Senhor; escuta o meu grito de socorro; não sejas indiferente ao meu lamento. Pois sou para ti um estrangeiro, como foram todos os meus antepassados.

Salmos 126:5 – Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

Jeremias 14:17 – “Diga-lhes isto: ” ‘Que os meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar; pois a minha filha virgem, o meu povo, sofreu um ferimento terrível, um golpe fatal.

Lucas 7:38 – e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.

Lucas 7:44 – Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.

Lucas 17:5 – Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé! “

Atos dos Apóstolos 10:19 – Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você.

Atos dos Apóstolos 10:31 – e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.

2 Coríntios 2:4 – Pois eu lhes escrevi com grande aflição e angústia de coração, e com muitas lágrimas: não para entristecê-los, mas para que soubessem como e profundo o meu amor por vocês.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

2 Tessalonicenses 1:11 – Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé.

2 Timóteo 1:4 – Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Hebreus 12:17 – Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *