Estudo de Lucas 7:44 – Comentado e Explicado

E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos.
Lucas 7:44

Comentário de Albert Barnes

Vês esta mulher? Você vê o que essa mulher fez comigo, em comparação com o que você fez. Ela me mostrou expressões de respeito que você, em sua própria casa, não demonstrou.

Entrei em sua casa – recebi seu convite, onde poderia esperar todos os rituais habituais de hospitalidade.

Tu não me deste água para os meus pés. Entre os orientais, era costume, antes de comer, lavar os pés; e fazer isso, ou trazer água para ele, era um dos ritos de hospitalidade. Ver Gênesis 18: 4 ; Juízes 19:21 . As razões para isso foram: usavam “sandálias”, que cobriam apenas a parte inferior dos pés, e quando comiam reclinavam-se em sofás ou sofás. Tornou-se, portanto, necessário que os pés fossem lavados com frequência.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 7: 44-48 . E ele se voltou para a mulher . Aquele fora um pecador escandaloso e notório, e era o maior, o devedor de quinhentos centavos. O fariseu, no entanto, embora menos, o devedor de cinquenta centavos, também era devedor; que era mais do que ele pensava ser, julgando antes que Deus era seu devedor, Lucas 18: 10-11 . Vês esta mulher – Aflita e angustiada como ela é? e você pode evitar perceber a extraordinária ternura e afetuoso respeito por mim que ela agora manifestou? Entrei em tua casa – Como hóspede, por teu próprio convite expresso; você não me deu água para os meus pés – Embora isso seja tão habitual e necessário um refresco nessas ocasiões. Mas ela lavou meus pés com suas lágrimas – Lágrimas de afeto por mim, lágrimas de aflição pelo pecado; e enxugou-os com os cabelos da cabeça – Em sinal de seu grande amor por mim. Você não me deu nenhum beijo – Quando eu entrei sob o seu teto. Tão pouco foi o teu amor por mim. Era costume dos judeus mostrar respeito e bondade aos seus convidados de boas-vindas, saudando-os com um beijo, lavando os pés e ungindo a cabeça com óleo ou alguma pomada fina. É possível que Simão possa omitir algumas dessas civilizações, para que seus irmãos, que estavam sentados à mesa com ele, pensem que ele prestou muito respeito a Jesus; e, se houvesse uma intenção tão leve, isso poderia ser uma razão adicional para o nosso Senhor perceber tão particularmente essa negligência. Mas essa mulher, desde a época em que entrei – ou melhor, como muitos exemplares leram, ela entrou, não deixou de beijar meus pés – Com a maior humildade e carinho. Você não ungiu minha cabeça com óleo – embora poucos entretenimentos deixem de ser atendidos com essa circunstância (ver Deuteronômio 28:40 ; Miquéias 6:15 ; Salmos 2: 5 ; Salmos 104: 15 ; e Salmos 141: 5 😉 mas ela, como vês, ungiu meus pés com ungüento precioso e perfumado ; portanto, eu te digo – declaro isso abertamente, tanto por sua justificação como por sua advertência; os pecados dela, que são muitos – e extremamente hediondos, como eu bem sei; são perdoados – Livre e graciosamente; pois – antes, portanto, como indubitavelmente aqui deve ser traduzido, ela amava muito – Como eu tenho sido o meio de levá-la ao arrependimento e a desfrutar de perdão e paz, ela assim testemunhou o grande amor e a alta consideração que tem. para mim, por estar convencida de que ela nunca pode expressar suficientemente seu senso da obrigação. Mas a quem pouco é perdoado – ou quem acha que sua dívida era pequena; o mesmo ama pouco – Não é muito afetado pela bondade do credor que o perdoa: e sente apenas pouca gratidão e amor por ele por causa disso. A substância, portanto, da resposta de nosso Senhor ao fariseu é: “É verdade que esta mulher tem sido uma grande pecadora; mas ela é uma pecadora perdoada, que supõe que ela é uma pecadora penitente: o que ela fez comigo é uma expressão de seu grande amor por mim, seu Salvador, por quem seus pecados são perdoados; e como ela é perdoada, quem era um pecador tão grande, é razoavelmente esperado que ela ame seu Salvador mais do que outros, e dê maiores provas disso; e se esse é o fruto de seu amor, fluindo de uma sensação do perdão de seus pecados, cabe a mim aceitá-lo e torna-se ofensivo qualquer um que se ofenda com isso ”. Deve-se observar cuidadosamente aqui, que seu amor é mencionado como efeito e evidência, não como causa de seu perdão. Ela sabia que muito a havia perdoado e, portanto, ela amava muito. É verdade que Jesus ainda não havia lhe dado nenhuma indicação expressa em palavras do perdão de seus pecados; todavia, tendo, por seus sermões e sua graça atendendo-a a ouvi-los, levou-a ao verdadeiro arrependimento, sem dúvida ela teve a garantia de seu perdão pela doutrina geral do evangelho, que ela ouvira; pela promessa de descanso, que Jesus havia feito recentemente a todos os pecadores cansados ??e pesados; e especialmente pelo espírito de adoção, que ele enviara ao coração dela, selando perdão à consciência dela, gerando-a novamente com esperanças imortais e enchendo-a de alegria e paz, acreditando que Deus estava pacificado com ela depois de tudo o que ela havia feito. .

Como prova adicional da justiça dessa interpretação, pode não ser impróprio produzir aqui o seguinte testemunho do Dr. Whitby: “Cristo não diz que seus pecados foram perdoados porque ela amava muito, mas isso deve ser um sinal de que ela pecados, que a tornaram indigna de me tocar, foram perdoados; esse grande amor por mim é uma indicação de seu profundo senso da misericórdia de Deus para com ela, perdoando seus muitos pecados; e isto eu, o profeta e o Filho de Deus, declaro a ela. Nesse sentido, levam tanto a parábola do grande devedor, a quem seu senhor havia perdoado francamente a todos, pois ele amava muito porque muito havia sido perdoado, e a conclusão disso, nessas palavras, quem pouco perdoa, ama pouco. De onde parece, que ?t? aqui não pode ser causal, ou íntimo de que ela foi muito perdoada por amar muito; a causa atribuída a seu perdão, não o amor, mas a fé, Lucas 7:50 ; mas apenas consequencial, denotando o efeito, ou indicação do perdão de seus muitos pecados. Assim, Oséias 9:15 , toda a sua iniqüidade estava em Gilgal, ?t? , portanto ali eu os odiei; porque eles não pecaram em Gilgal porque ele os odiava ali; mas ele os odiava lá porque lá eles ofendiam. ” Assim também a Dra. Campbell, que traduz as palavras: Portanto , seu amor é grande, observando: “Todo o contexto mostra que a partícula ?t? é ilativa, e não causal, neste local. A parábola dos devedores representa claramente o perdão gratuito como a causa do amor, não o amor como a causa do perdão. E isso, por outro lado, é Lucas 7:50 , atribuído à sua fé. ” Observe, leitor, 1º, o fariseu duvidava de que Jesus fosse um profeta ou não; de fato, ele o negou; mas Cristo aqui mostra que ele era mais do que um profeta, que era alguém que tinha poder na terra para perdoar pecados, e a quem eram devidos os afetos e agradecimentos agradecidos dos pecadores penitentes; em outras palavras, que ele era o Messias, o Filho de Deus, cuja única prerrogativa e direito era, em conjunto com o Pai, perdoar os pecados dos homens. 2d, Ao testemunhar que essa pecadora perdoada amava muito, porque ela havia perdoado muito, e ao significar que a quem pouco é perdoado, o mesmo ama pouco; ele sugeriu ao fariseu que seu amor a Cristo era tão pequeno que ele tinha motivos para questionar se o amava sinceramente; e consequentemente, se de fato seus pecados, embora relativamente pequenos, foram perdoados. A partir disso, aprendemos que, em vez de lamentar aos grandes pecadores a misericórdia que eles encontram com Cristo em seu arrependimento, devemos ficar entusiasmados com o exemplo deles para examinar a nós mesmos, se somos de fato perdoados e amamos a Cristo. “Nosso Senhor não fez a aplicação dessa parábola mais diretamente, mas deixou Simão fazer isso, porque ele não podia deixar de ver que se o amor convida ao amor e merece um retorno, Jesus teria sido genérico se tivesse tratado essa mulher com grosseria. e desprezo. Tendo expressado um amor maior por ele, ela merecia mais retornos de gratidão dele do que o próprio Simon; por esse motivo, ele não era o culpado quando lhe permitiu lavar os pés com as lágrimas, enxugá-los com os cabelos da cabeça, beijá-los e ungir com ungüento perfumado. ” E ele disse-lhe: Teus pecados são perdoados – Tendo a justificado, ele falou gentilmente com ela e assegurou-lhe, em termos expressos, que seus pecados, dos quais ele sabia que ela realmente se arrependia, eram realmente perdoados.

Comentário de E.W. Bullinger

Vês tu = Anfitrião tu marca. Grego. blepo. App-133. O Senhor chama a atenção de Simão para as obras dela, mas chama a atenção da mulher ( Lucas 7:47 ) para Sua própria graça em relação a ela.

tu tens, & c. Op. Gênesis 18: 4 ; Gênesis 19: 2 . Juízes 19:21 . 1 Timóteo 5:10 . não. Grego. ou. App-105.

para = em cima. Grego. epi. App-104.

ela. Enfático.

Comentário de John Calvin

44. E voltando-se para a mulher. O Senhor parece comparar Simão com a mulher, de maneira a torná-lo responsável por nada mais que ofensas leves. Mas isso é falado apenas na forma de concessão. “Suponha agora, Simão”, ele diz, “que a culpa da qual Deus te dispensa era leve (244) e que essa mulher foi culpada de muitas e muito hediondas ofensas. No entanto, você vê como ela prova pelo efeito que obteve perdão. Pois o que significam aquelas lágrimas profusas, aqueles beijos frequentes dos pés, aquela pomada preciosa? O que eles significam senão reconhecer que ela havia sido sobrecarregada por um enorme fardo de condenação? E agora ela considera a misericórdia de Deus com fervor de amor proporcional à sua convicção de que sua necessidade havia sido grande.

Pelas palavras de Cristo, portanto, não temos a liberdade de inferir que Simão foi devedor em pequena quantidade ou que ele foi absolvido da culpa. (245) É mais provável que, como ele era um hipócrita cego, ele ainda estivesse mergulhado na sujeira de seus pecados. Mas Cristo insiste neste único argumento: que, por mais perversa que tenha sido a mulher, ela deu provas indubitáveis ??de sua justiça, não deixando nenhum tipo de dever desfeito para testemunhar sua gratidão e reconhecendo, de todas as formas possíveis, suas vastas obrigações. para Deus. Ao mesmo tempo, Cristo lembra a Simão que ele não tem o direito de lisonjear a si mesmo, como se estivesse livre de toda culpa; por isso ele também precisava de misericórdia; e que, se ele não obtém o favor de Deus sem perdão, deve considerar os dons dessa mulher, quaisquer que tenham sido seus pecados anteriores, como evidência de arrependimento e gratidão.

Devemos atender aos pontos de contraste em que a mulher é preferida a Simon. Ela umedeceu os pés dele com lágrimas e os enxugou com os cabelos da cabeça; enquanto ele nem ordenou que a água fosse dada, de acordo com o costume. Ela não deixou de beijar seus pés, enquanto ele não se dignou receber Cristo com o beijo da hospitalidade. (246) Ela derramou pomada preciosa nos pés dele, enquanto ele nem ungiu a cabeça com óleo. Mas por que nosso Senhor, que era um modelo de frugalidade e economia, permitiu o gasto da pomada? Foi porque, dessa maneira, a miserável pecadora testemunhou que ela devia tudo a ele. Ele não desejava tais luxos, não estava satisfeito com o odor doce e não aprovava roupas vistosas. Mas ele olhou apenas para o zelo extraordinário dela para testemunhar seu arrependimento, que também nos é demonstrado por Lucas como exemplo; pois sua tristeza, que é o começo do arrependimento, foi provada por suas lágrimas. Ao se colocar aos pés de Cristo atrás dele, e ali deitada no chão, ela descobriu sua modéstia e humildade. Pela pomada, ela declarou que oferecia, como sacrifício a Cristo, a si mesma e tudo o que possuía. Cada uma dessas coisas é nosso dever imitar; mas o derramamento da pomada foi um ato extraordinário, que seria impróprio considerar como regra. (247)

Comentário de Adam Clarke

Você não me deu água – A esse respeito, Simon era tristemente deficiente em respeito civil, se isso era resultado de esquecimento ou desprezo. O costume de dar água para lavar os pés do hóspede era muito antigo. Veja exemplos em Gênesis 18: 4 ; Gênesis 24:32 ; Juízes 19:21 ; 1 Samuel 25:41 . Em Hindoostan, é costume que, quando um superior entra na casa de um inferior, ele lava os pés e lhe dá água para enxaguar a boca antes de comer. Veja Ayeen Akbery, vol. iii. p. 226

Comentário de Thomas Coke

7:44 . Vês esta mulher? – A bondade que essa mulher demonstrou a Jesus foi muito extraordinária; portanto, como ele tinha todas as paixões mais suaves e refinadas da natureza humana em sua máxima pureza e perfeição, ficou muito comovido com a consciência de que ela tinha sua culpa, a sinceridade de seu arrependimento e a profundidade de sua humildade; e com graciosa condescendência expressou o sentido que ele tinha disso: pois, na audição de todos os convidados, ele relatou particularmente e com aprovação as diversas ações pelas quais ela havia testemunhado seu respeito; e porque, por acidente, ela molhou os pés dele com as lágrimas, ele deu uma volta agradável, sabendo bem de que primavera suas lágrimas haviam caído. Para que a empresa soubesse que não era ofensivo para ele, ele chamou de lavagem dos pés; uma marca de respeito, que geralmente era paga aos hóspedes quando eles chegavam a uma casa, especialmente depois de viajar; mas que Simon havia negligenciado. As palavras da cláusula subseqüente deste versículo: Você não me deu água para os meus pés, podem parecer um tanto severas para nós; mas será considerado agradável com a melhor propriedade, se as maneiras dos países do leste forem consideradas. Lá, pessoas do mais alto escalão não achavam que lhes cabia honrar seus convidados, realizando cargos desse tipo para eles. Assim, em Gênesis 18: 7-8 , lemos que, na chegada dos três anjos, Abraão correu para o rebanho, buscou um bezerro, tomou manteiga e leite, e o bezerro que seu servo vestira, e pôs antes eles; e ele os colocou debaixo da árvore para servi-los, e eles comeram. Algo desse tipo encontramos, Iliad, 9. ver. 205. E o Dr. Shaw, ( Trav. P. 301.) nos diz que esses costumes subsistem entre as nações do leste até os dias de hoje, principalmente entre os árabes, que são notáveis ??por manter suas maneiras antigas; e que a pessoa que primeiro se apresenta para acolher um estrangeiro e lavar os pés é o dono da família: pois, enquanto ainda andam descalços, ou apenas com sandálias, esse tipo de civilidade é absolutamente necessário

Comentário de John Wesley

E voltou-se para a mulher e disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os meus pés; mas ela lavou-me com lágrimas e as limpou com os cabelos da cabeça.

Você não me deu água – Era costume dos judeus demonstrar respeito e bondade para com os convidados, saudando-os com um beijo, lavando os pés e ungindo a cabeça com óleo ou alguma pomada fina.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:2 – e disse: “Meus senhores, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho. Não, passaremos a noite na praça”, responderam.

Juízes 19:21 – E os levou para a sua casa e alimentou os jumentos. Depois de lavarem os pés, comeram e beberam alguma coisa.

1 Samuel 25:41 – Ela se levantou, depois inclinou-se rosto em terra e disse: “Aqui está a sua serva, pronta para servi-los e lavar os pés dos servos de meu senhor”.

Lucas 7:37 – Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume,

1 Timóteo 5:10 – e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

Tiago 2:6 – Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *