Estudo de Salmos 39:12 – Comentado e Explicado

Ouvi, Senhor, a minha oração, escutai os meus clamores, não fiqueis insensível às minhas lágrimas. Diante de vós não sou mais que um viajor, um peregrino, como foram os meus pais.
Salmos 39:12

Comentário de Albert Barnes

Ouça minha oração, ó Senhor, e dê ouvidos ao meu clamor – Isto é, em vista de minha aflição e meus pecados; em vista, também, das perguntas desconcertantes que agitaram meu seio; os pensamentos conturbados que passaram pela minha alma, que não ousei expressar diante do homem Salmos 39: 1-2 , mas que agora expressei diante de ti.

Não te cales não te cales. Não se recuse a me responder; para falar paz comigo.

Nas minhas lágrimas – ou melhor, no meu choro; como se Deus ouvisse a voz do seu choro. Chorar, se não se queixar, é da natureza da oração, pois Deus considera as tristezas da alma como as vê. O penitente que chora, que sofre de choro, é aquele em quem podemos supor que Deus olha com compaixão, mesmo que as tristezas da alma não encontrem “palavras” para lhes expressar. Compare as anotações em Jó 16:20 . Veja também Romanos 8:26 ,

Pois eu sou um estranho – A palavra usada – ? gêr – significa propriamente um peregrino; um estrangeiro; um homem que vive fora de seu próprio país: Gênesis 15:13 ; Êxodo 2:22 . Refere-se a um homem que não tem lar permanente no local ou país em que está agora; e é usado aqui como implicando que, na avaliação do próprio salmista, ele não tinha morada permanente na terra. Ele estava em uma terra estranha ou estrangeira. Ele estava passando para um lar permanente; e ele ora para que Deus seja misericordioso com ele como com um homem que não tem lar – nem lugar permanente – na terra. Compare as notas em Hebreus 11:13 ; notas em 1 Pedro 2:11 .

E um peregrino – Esta palavra tem substancialmente a mesma significação. Denota alguém que vive em outro país, sem os direitos de um cidadão.

Como todos os meus pais foram – todos os meus antepassados. A alusão é, sem dúvida, derivada do fato de que os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó viveram como homens que não tinham lar permanente aqui – que não possuíam terra nos países onde permaneceram – e cuja vida inteira, portanto, foi um ilustração do fato de que eles estavam “em uma jornada” – uma jornada para outro mundo. 1 Crônicas 29:15 – “porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como todos os nossos pais; nossos dias na terra são como uma sombra, e não há quem permaneça. ” Compare as notas em Hebreus 11: 13-15 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 39:12 . Não mantenhas a tua paz às minhas lágrimas – Associadas às minhas orações. Pois eu sou um estranho, etc. – Embora eu não seja apenas um nativo, mas realmente rei desta terra, ainda assim, na verdade, sou apenas um estrangeiro e um peregrino, tanto em relação à minha curta e incerta continuidade aqui, onde estou apenas em minha jornada para o meu país. casa real e longa; e em relação aos muitos desejos, dificuldades, desprezos e ferimentos a que estou exposto, como os homens geralmente estão em terras estranhas. E, portanto, preciso e desejo muito a tua piedade e ajuda. Contigo – 1º, aos teus olhos ou julgamento, e portanto na realidade. Estamos aptos a lisonjear-nos por sermos habitantes estabelecidos, e mal podemos acreditar que somos apenas estranhos na terra, mas tu sabes a verdade da questão, que realmente somos assim. Ou, 2d, em Tua terra ou território, que é o único proprietário dela, na qual peregrino apenas por tua permissão e favor e durante o teu prazer, como é expresso em Levítico 25:23 , de onde essas palavras são tomadas. Como todos os meus pais estavam – Tanto no seu julgamento quanto no seu, Hebreus 11:13 , sobre o qual você teve um cuidado especial com eles, e, portanto, cuida também de mim.

Comentário de Adam Clarke

Ouça minha oração – Portanto, ó Senhor, mostre aquela misericórdia de mim que tanto eu preciso, e sem a qual devo perecer eternamente.

Sou um estranho contigo – não fiz desta terra minha casa; Não confiei em nenhum braço além do teu. Embora eu tenha pecado, nunca te neguei e nunca joguei tuas palavras nas minhas costas. Eu sabia que aqui não tinha cidade contínua. Como meus pais, procurei uma cidade com fundações permanentes, em melhor estado de ser.

Comentário de John Calvin

12 Ouve a minha oração, ó Jeová! Davi aumenta gradualmente sua veemência na oração. Ele fala primeiro da oração; em segundo lugar, de chorar; e em terceiro lugar, das lágrimas. Essa gradação não é uma mera figura de retórica, que serve apenas para adornar o estilo ou para expressar a mesma coisa em outro idioma. Isso mostra que Davi lamentou sinceramente sua condição e do fundo de seu coração; e nisso ele nos deu, por seu próprio exemplo, uma regra para a oração. Quando ele se chama um estrangeiro e um peregrino, ele mostra novamente como sua condição era miserável; e ele acrescenta expressamente, diante de Deus, não apenas porque os homens estão ausentes de Deus enquanto habitam neste mundo, mas no mesmo sentido em que ele disse anteriormente: Meus dias estão diante de ti como nada; isto é, Deus, sem precisar de ninguém para informá-lo, sabe muito bem que os homens têm apenas uma curta jornada para realizar neste mundo, cujo fim é logo alcançado, ou que permanecem apenas um curto período de tempo. nela, como aqueles que estão alojados em uma casa por pagamento. (78) O significado do discurso do salmista é que Deus vê do céu quão miserável seria nossa condição, se ele não nos sustentasse por sua misericórdia.

Comentário de John Wesley

Ouve a minha oração, SENHOR, e ouve o meu clamor; não retenhas a tua paz às minhas lágrimas; porque sou estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.

Um estranho – estou apenas em minha jornada ou passagem para minha verdadeira casa, que fica no outro mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *