Estudo de Salmos 106:8 – Comentado e Explicado

Mas ele os poupou para a honra de seu nome, para tornar patente o seu poder.
Salmos 106:8

Comentário de Albert Barnes

No entanto, ele os salvou por causa de seu nome – Para a promoção de sua própria honra e glória; para que se veja que ele é poderoso e misericordioso. Isso é constantemente apresentado como a razão pela qual Deus salva as pessoas; por que ele perdoa o pecado; por que ele redime a alma; por que ele livra do perigo e da morte. Compare Ezequiel 36:22 , Ezequiel 36:32 ; Isaías 37:35 ; Isaías 43:25 ; Isaías 48: 9 ; Jeremias 14: 7 ; Salmo 6: 4 ; Salmo 23: 3 ; Salmo 25:11 ; Salmo 31:16 ; Salmo 44:26 . Esta é a razão mais alta que pode ser designada para perdoar e salvar pecadores.

Para que ele fizesse com que seu poderoso poder fosse conhecido – Êxodo 9:16 . Compare as notas em Romanos 9:17 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 106: 8-12 . No entanto, ele os salvou por causa de seu nome – para que pudesse glorificar seu nome e justificá-lo das blasfêmias reprovações que os egípcios e outros teriam lançado sobre ele se os israelitas tivessem sido destruídos. Ele também repreendeu o mar – por ficarem no caminho deles e adiarem sua marcha; e secou – Imediatamente; como, na criação, à repreensão de Deus, as águas fugiram, Salmos 104: 7 . Ele os conduziu através das profundezas como através do deserto – Tão seguro como se eles tivessem andado sobre a terra seca. Ele os salvou daquele que os odiava – do faraó, que os perseguia com raiva e ódio cruel. As águas cobriram seus inimigos – Para matá-los, mas não para esconder sua vergonha; pois, na maré seguinte, foram jogados mortos na praia. Não sobrou nenhum deles – para levar a notícia do que aconteceu com o resto. Então eles acreditaram nas suas palavras – Os israelitas reconheceram que Deus estava com eles de verdade e, por misericórdia deles, os tiraram do Egito, e não com qualquer intenção de matá-los no deserto. Então eles temeram ao Senhor e a seu servo Moisés, Êxodo 14:31 . Eles cantaram seu louvor – Nesse cântico de Moisés, escrito nesta grande ocasião, Êxodo 15: 1 . Observe, leitor, de que maneira graciosa e misericordiosa Deus às vezes silencia a incredulidade de seu povo e transforma seus medos em louvores!

Comentário de E.W. Bullinger

Mesmo assim. Compare Estrutura, Salmos 106: 44 . Figura do discurso Palinodia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Ele os salvou por causa de seu nome – ??? ???? lemaan shemo “, por causa de seu nome;” manifestar seu próprio poder, bondade e perfeições. Não havia nada que ele pudesse tirar deles como uma razão para salvá-los; portanto, ele desenhou a razão de si mesmo. Há um brilho singular no antigo Saltério neste versículo: “Quando o Egito viajou do Egito para a rede Se, o que foi fechado em uma área com um hylle que um homem mygt passe: do outro lado estava o rede Veja: behynde eram homens do Egito em geral; e, por isso, começou a gritar, esquecer e deitar o deus: muito mais do que ele salvou, adiar o Se em dois, para dar uma passagem a Kynde de Isrel. ” Parece que esse autor pensou que havia doze passagens feitas pelo Mar Vermelho, que cada tribo deveria ter uma passagem para si mesma.

Comentário de John Calvin

8 E os salvou O profeta aqui ensina o que qualquer um poderia aprender facilmente com a sentença anterior, que os israelitas foram salvos, não por merecerem ser assim, mas porque Deus tinha uma consideração por sua própria glória. Removido esse obstáculo, Deus realizou a libertação que ele havia iniciado, para que seu santo nome não se tornasse uma censura entre os pagãos. Além disso, não devemos ignorar a antítese entre o nome de Deus e os méritos dos homens, porque Deus, em relação à sua própria glória, não pode encontrar em nós nenhuma causa pela qual ele deve ser movido para nos salvar. A inestimável bondade de Deus, que, por um povo tão perverso, alterou a ordem usual da natureza, é mais ilustrativamente demonstrada pelo relato que depois é dado dos meios pelos quais eles foram preservados. Quando ele diz que o mar foi repreendido, ele exalta o poder de Deus, a cujo comando e vontade o mar secou – as águas recuaram, de modo que uma passagem livre foi aberta entre os montes opostos de águas. Com o objetivo de ampliar o milagre, ele emprega uma semelhança que, com toda a probabilidade, foi tirada de Isaías; pois no sexagésimo terceiro capítulo e décimo terceiro verso, ele diz: “Fizeste o teu povo andar pelas profundezas, como um cavalo no deserto, para que não tropecesse”. Quando o povo caminhava pelo mar como uma planície seca, o profeta nos informa que isso foi feito exclusivamente pelo poder espantoso de Deus. É bem possível que, no deserto em que o povo vagava, houvesse muitos abismos, o caminho fosse acidentado e muitas colinas, vales e rochas irregulares. Mas não se pode duvidar que o profeta exalte o poder de Deus na passagem pelo mar, e o aprimore com essa consideração, que o caminho através daquele mar profundo era suave. Além disso, ele dá mais força ao milagre ao dizer que seus inimigos foram afogados; porque, quando o mar proporcionou uma passagem livre aos filhos de Israel e cobriu e engoliu os egípcios, de modo que nenhum deles escapou vivo, de onde procedeu essa diferença instantânea, mas a partir disso, que Deus fez uma distinção entre o único povo e o outro?

Comentário de John Wesley

No entanto, ele os salvou por causa de seu nome, para que ele fizesse com que seu poderoso poder fosse conhecido.

Salvou-os – Para que ele possa reivindicar seu nome das censuras blasfemas, que teriam sido lançadas sobre ele, se tivessem sido destruídas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *