Estudo de Josue 7:9 – Comentado e Explicado

Os cananeus e todos os habitantes da terra vão sabê-lo, e nos cercarão e farão desaparecer o nosso nome da face da terra. E que fareis vós ao vosso grande nome?
Josue 7:9

Comentário de Albert Barnes

O que farás com o teu grande nome? ie “depois que os cananeus cortarem nosso nome, o que será do Teu Nome?” Essa exposição ousada, aquela de uma luta dolorida com Deus em oração, como os apelos semelhantes de Moisés em emergências anteriores (Compare as referências marginais), baseia-se nas promessas e misericórdias de Deus no passado. O que seria dito (Deus pelo pagão se agora Ele permitisse que Israel fosse destruído?

Comentário de John Wesley

Pois os cananeus e todos os habitantes da terra a ouvirão e nos cercarão, e cortarão o nosso nome da terra; e o que farás ao teu grande nome?

Teu grande nome – Que nesta ocasião será blasfemado e acusado de inconstância e incapacidade de resistir a eles ou de fazer a teu povo o bem que tu intencionaste. O nome de Deus é um grande nome, acima de todo nome. E aconteça o que acontecer, devemos orar, para que isso não seja poluído. Esta deve ser nossa preocupação mais do que qualquer outra coisa: com isso devemos fixar nossos olhos: e não podemos pedir um apelo melhor do que isso, Senhor, o que farás por teu grande nome? Que Deus seja glorificado em todos, e então receba toda a sua vontade!

Comentário de John Calvin

9. Para os cananeus e todos os habitantes, etc. Ele menciona outro motivo de medo. Todas as nações vizinhas, que foram subjugadas por calamidades ou aterrorizadas por milagres, ficaram caladas, agora retomarão sua confiança e atacarão repentinamente o povo. Era de fato provável que, como o poder divino esmagasse seu espírito e os enchesse de consternação, eles avançariam ousadamente para a batalha assim que soubessem que Deus havia se tornado hostil aos israelitas. Ele, portanto, apela a Deus em relação ao perigo futuro, pedindo-lhe que providencie rapidamente a medida, pois a ocasião seria aproveitada pelos cananeus, que, embora até agora cheios de terror, agora assumem os agressivos e conseguem facilmente destruir um povo em pânico.

É manifesto, no entanto, desde a última cláusula, que ele não está apenas pensando na segurança do povo, mas está preocupado principalmente com a honra do nome divino, para que ele permaneça inviolável e não seja pisado pelos pés. a petulância dos ímpios, como seria se o povo fosse expulso da herança tantas vezes prometida. Conhecemos a linguagem que o próprio Deus empregou, conforme registrado no cântico de Moisés ( Deuteronômio 32:26 )

“Eu os espalharia pelos cantos, faria com que a lembrança deles cessasse entre os homens; se não tivesse medo da ira (orgulho) do inimigo, para que seus adversários não se comportassem de maneira estranha e para que dissessem: Nossa mão está alta, e o Senhor não fez tudo isso. ”

Exatamente o que Deus declara que ele estava, humanamente falando, com medo, Josué deseja agora ser evitado eternamente; caso contrário, o inimigo, exaltado pela derrota do povo, ficará insolente e se gabará de triunfar sobre o próprio Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 32:12 – Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!

Números 14:13 – Moisés disse ao Senhor: “Então os egípcios ouvirão que pelo teu poder fizeste este povo sair dentre eles,

Deuteronômio 32:26 – Eu disse que os dispersaria e que apagaria da humanidade a lembrança deles.

Salmos 83:4 – Eles dizem: “Venham, vamos destruí-los como nação, para que o nome de Israel não seja mais lembrado! “

Salmos 106:6 – Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes.

Salmos 124:2 – Se o Senhor não estivesse do nosso lado quando os inimigos nos atacaram,

Ezequiel 20:9 – Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações entre as quais estavam e à vista de quem eu tinha me revelado aos israelitas para tirá-los do Egito.

Ezequiel 36:22 – “Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Não é por causa de vocês, ó nação de Israel, que vou fazer essas coisas, mas por causa do meu santo nome, o qual vocês profanaram entre as nações para onde foram.

Joel 2:17 – Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: “Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles? ’ “

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *