Estudo de Salmos 124:2 – Comentado e Explicado

se o Senhor não tivesse estado conosco, os homens que se insurgiram contra nós
Salmos 124:2

Comentário de Albert Barnes

Se não tivesse sido o Senhor que estava do nosso lado – Repetindo a idéia, já que a mente estava cheia disso e levando o pensamento adiante. Esse é um dos exemplos de uma ascensão do pensamento nesses salmos, a partir da qual se supõe que o título “Canções de Graus” tenha sido atribuído a essa coleção. Veja, no entanto, Introdução ao Salmo 120: 1-7 .

Quando os homens se levantaram contra nós – Quando fomos assaltados por nossos inimigos. Em que ocasião isso ocorreu, agora é impossível determinar.

Comentário de E.W. Bullinger

homens. Hebraico. “adam. App-14. (Cante, refere-se a Senaqueribe).

eles. O plural, referindo-se aos anfitriões de Senaqueribe; comparou a uma corrente e a águas nos versículos: Salmos 124: 4 , Salmos 124: 5. Veja nota nos Salmos 46: 3 .

Comentário de John Calvin

2. Mas para Jeová, que estava do nosso lado. Não é sem motivo que ele repete duas vezes a mesma frase. Enquanto estivermos em perigo, nosso medo é imoderado; mas assim que somos libertados, diminuímos a grandeza de nossa calamidade, e Satanás, enganando-nos por esse artifício, leva-nos a obscurecer a graça de Deus. Desde então, depois de termos sido maravilhosamente preservados pelo Senhor, na maioria das vezes concebemos todo tipo de circunstância imaginária, a fim de apagar de nossas mentes a lembrança de Sua graça, Davi, ao apresentar as pessoas impressionadas com o espanto. após a amplificação do perigo. Nessas palavras, um freio é colocado sobre nós, para nos manter meditando sobre nossos perigos, para que o senso da graça de Deus não desapareça de nossas mentes. A tradução comum, se o Senhor não estivesse do nosso lado, não expressa suficientemente o significado de Davi; pois ele afirma que a libertação e a salvação do povo procederam de nada mais que o socorro de Deus, e ao mesmo tempo mostra que esse socorro era ao mesmo tempo certo e evidente. Duas coisas estão aqui para serem notadas claramente; primeiro, que o Senhor estava à disposição para prestar auxílio a seus servos e havia tomado parte deles; e segundo, que já estando em uma situação desesperadora, eles não poderiam, com ajuda de nenhum outro bairro, ou de outra maneira, escapar do perigo. Assim, somos ensinados que os homens somente atribuem a Deus a glória de sua preservação quando são convencidos de que ele é tão favorável a eles, a fim de defendê-los e mantê-los seguros. Na segunda cláusula, é exaltado em termos elevados o poder infinito de Deus, do qual ele havia dado abundante prova ao libertar o povo, para nos ensinar que tal maneira de preservar não pertence ao homem. Pelo substantivo ??? , adão, que quando é coletivo significa homens em geral, Davi parece denotar um vasto número de inimigos. O povo de Deus, como se ele tivesse dito, não teve que lutar apenas contra alguns homens ou contra uma nação, mas foi atacado por quase todo o mundo; sendo abundantemente manifesto que toda a humanidade era inimiga dos judeus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *