Estudo de Isaías 48:11 – Comentado e Explicado

ajo unicamente preocupado com minha honra: como tolerar que se profane meu nome? A ninguém posso ceder minha glória.
Isaías 48:11

Comentário de Albert Barnes

Para meu próprio bem – (Ver Isaías 48: 9 ). A expressão aqui é repetida para denotar ênfase. Ele os jogara na fornalha da aflição por sua própria conta, ou seja, para que seu próprio nome não fosse profanado por sua irreligião e idolatria, e que a glória que lhe era devida não deveria ser dada aos ídolos.

Pois como meu nome deve ser poluído? O sentido é que seria inconsistente com suas perfeições ver seu nome profanado sem se esforçar para corrigi-lo e evitá-lo; e para isso, ele trouxe essas aflições sobre eles. Eles profanaram o nome dele pela irreligião e hipocrisia. Para corrigir esse mal e evitá-lo no futuro, ele havia trazido esses julgamentos nacionais sobre eles e os removido para a Babilônia. A doutrina aqui ensinada é que, quando a conduta do povo professado de Deus é de modo a desonrar a Deus e tornar seu nome sujeito de reprovação aos iníquos, ele os visitará com pesados ??julgamentos. Ele não pode entregá-los a um curso da vida que refletirá desonra em seu próprio nome.

E não darei minha glória a outro – (Veja as notas em Isaías 42: 8 ). O sentido aqui é esse. Os judeus, como nação, tinham tendência a atribuir aos ídolos aquilo que era devido somente a Deus. Para corrigir isso e fazer uma reforma eficaz, ele os havia removido para Babilônia e os condenado a um longo e doloroso cativeiro ali. Pode-se acrescentar que a punição foi efetiva e que o longo julgamento na Babilônia serviu inteiramente para corrigir todas as suas propensões idólatras como nação.

Comentário de Adam Clarke

Pois como meu nome deveria ser poluído “Porque como meu nome seria blasfemado” – A palavra she? shemi , meu nome, é eliminada do texto; é fornecido por um MS. que tem she? shemi ; e pela Septuaginta, ?t? t? eµ?? ???µa ßeß????ta? . O siríaco e a vulgata superam a dificuldade, criando o verbo na primeira pessoa; para que eu não seja blasfemado.

Comentário de John Calvin

11. Pelo meu próprio bem. Ele repete a mesma declaração que havia feito anteriormente, mas acrescenta uma pergunta, como os escritores hebreus costumam empregar, quando falam do que é absurdo: “É possível que meu nome seja profanado?”

E não darei minha glória a outro. Esta segunda cláusula é adicionada para fins de exposição; e, portanto, Isaías, multiplicando as formas de expressão, agora adorna o que ele havia expressado anteriormente em poucas palavras e eleva seu estilo. Tampouco é uma mera explicação da afirmação anterior, mas um adorno para confirmar ainda mais. Com essas palavras, ele quer dizer que os homens fazem tudo o que está ao seu alcance para “profanar o nome de Deus” e transmitir “sua glória a outro”, mas que o Senhor, por sua maravilhosa providência, encontra esse mal e causa sua glória permanecer inabalável. Embora, portanto, por nossa culpa tenhamos abandonado a glória de Deus, ele a preservará, enquanto será nosso protetor. Portanto, obtemos um consolo maravilhoso: Deus conecta nossa salvação com sua própria glória, como já indicamos em outras passagens.

Eu não darei. Ou seja, “não permitirei que minha glória seja tirada de mim”. Isso teria acontecido se o Deus de Israel tivesse sido ridicularizado por causa da ruína e destruição do povo; como homens perversos, quando o povo de Deus era oprimido, costumavam provocá-los com blasfêmias desse tipo: “Onde está o Deus deles?” ( Salmos 79:10 .) Moisés também designou uma razão familiar pela qual o Senhor não estava disposto a destruir toda a nação. “Para que, talvez”, diz ele, “seus inimigos reivindiquem por si mesmos e digam: É nossa mão elevada, e não o Senhor, que fez tudo isso.” ( Deuteronômio 32:27 .) E, de fato, quando o Senhor, exibindo sinais de sua ira, aterroriza os crentes, não resta outro refúgio senão isso, que ele lembrará de sua adoção, para não expor seu nome sagrado ao maldições de homens maus. Por essas palavras, o Profeta tampouco exortou seu povo à gratidão, para que reconhecessem que foi exclusivamente pela graça de Deus que eles foram preservados; mas ele ofereceu aos crentes um motivo de súplica e um escudo pelo qual eles poderiam resistir ao desespero. (235)

Comentário de John Wesley

Por mim mesmo, mesmo por mim, farei isso: pois como meu nome deve ser poluído? e não darei minha glória a outro.

É este grande trabalho de libertar meu povo da Babilônia.

Nome – Se eu não entregasse meu povo, meu nome seria profanado e blasfemado.

Glória – Não darei cor aos idólatras, para atribuir a natureza e as propriedades divinas, aos ídolos, como fariam se eu não resgatasse meu povo de suas mãos, apesar de seus ídolos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *