Estudo de Mateus 6:32 – Comentado e Explicado

São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.
Mateus 6:32

Comentário de Albert Barnes

Pois depois de todas essas coisas os gentios buscam – isto é, aqueles destituídos das verdadeiras doutrinas da religião, e não familiarizados com a devida dependência da Divina Providência, tornam sua principal ansiedade, assim, buscar comida e roupas. Mas você, que conhece o seu Pai no céu; Quem sabe que Ele suprirá suas necessidades, não deve ficar ansioso. Busque primeiro Seu reino; procure primeiro ser justo e interessar-se por Seu favor, e todas as coisas necessárias serão adicionadas a você. Ele tem controle sobre todas as coisas e pode lhe dar o que você precisa. Ele lhe dará o que julgar melhor para você.

Comentário de E.W. Bullinger

Gentios = nações.

Comentário de John Calvin

Mateus 6:32 . Por todas essas coisas que os gentios buscam. É uma reprovação da total ignorância, na qual todas essas ansiedades se originam. Por que isso acontece, que os incrédulos nunca permanecem em um estado de tranquilidade, mas porque imaginam que Deus está desempregado, ou dormindo, no céu, ou, pelo menos, que ele não se encarrega dos assuntos dos homens, ou se alimenta, como membros de sua família, aqueles a quem ele admitiu sua amizade. Por essa comparação, ele sugere que eles fizeram pouca proficiência e ainda não aprenderam as primeiras lições de piedade, que não contemplam, com os olhos da fé, a mão de Deus cheia de uma abundância oculta de todas as coisas boas, então como esperar a comida com tranquilidade e compostura. Seu Pai celestial sabe que você precisa dessas coisas: ou seja, “todas as pessoas que estão tão ansiosas com comida não dão mais honra do que os incrédulos, à bondade paterna e à providência secreta de Deus”.

Comentário de Adam Clarke

Pois depois de todas essas coisas os gentios procuram – a quinta razão contra a solicitude sobre o futuro é – que nos preocuparmos com esses desejos com ansiedade, como se não houvesse providência no mundo; com muito carinho pelos prazeres terrenos, como se não esperássemos outro; e sem orar a Deus ou consultar sua vontade, como se pudéssemos fazer alguma coisa sem ele: isso é imitar o pior tipo de pagãos, que vivem sem esperança e sem Deus no mundo.

Busque – ?p???te? de ep? , intensivo e ??te? , busco buscar intensamente, sinceramente, repetidas vezes: a verdadeira característica do homem mundano; sua alma nunca está satisfeita – dê! dar! é a linguagem incessante de seu coração nascido na terra.

Seu Pai celestial sabe, etc. – A sexta razão contra essa ansiedade sobre o futuro é – porque Deus, nosso Pai celestial, é infinito em sabedoria e conhece todos os nossos desejos. É propriedade de um pai sábio e terno fornecer suprimentos necessários, e não supérfluos, para seus filhos. Não esperar que o primeiro seja uma ofensa à sua bondade; esperar que o último seja prejudicial à sua sabedoria.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6:32 . Pois depois de todas essas coisas os gentios buscam Era o caráter geral dos pagãos que eles não oravam a seus deuses, nem se esforçavam por outras bênçãos além das temporais aqui mencionadas; como todas as suas orações e hinos às suas divindades provam abundantemente, e como aprendemos em particular com a 10ª sátira de Juvenal; e isso porque, em grande parte, ignoravam a providência e a bondade de Deus, erravam fundamentalmente em suas noções de religião e não tinham nenhuma esperança certa de um estado futuro. Ver Efésios 2: 2 . Podemos observar que há uma antítese nobre neste versículo. Cristo coloca o conhecimento de Deus sobre nossos desejos em oposição à ansiedade dos pagãos em tê-los supridos; intimar que um é muito mais eficaz para esse propósito que o outro. Veja 1 Reis 18:27 . Macknight e Wetstein.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *