Estudo de Salmos 13:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Até quando, Senhor, de todo vos esquecereis de mim? Por quanto tempo ainda desviareis de mim os vossos olhares?
Salmos 13:1

Comentário de Albert Barnes

Até quando me esquecerás, ó Senhor? literalmente, “até quando”. O salmista começa a gritar “no meio” de seus problemas. Aparentemente, ele os sustentara o máximo que podia. Parecia que eles nunca chegariam ao fim. Podemos presumir que ele foi paciente e sem queixas; que ele suportou suas provações por muito tempo com a esperança e a crença de que logo terminariam; que ele esperou pacientemente pela libertação, sem proferir nenhuma queixa; mas agora ele começa a se desesperar. Ele sente que seus problemas nunca terminarão. Ele não vê nenhuma perspectiva de libertação; nenhum sinal ou símbolo que Deus interporia; e ele irrompe, portanto, nessa linguagem de queixa delicada, como se tivesse sido totalmente abandonado, e seria para sempre. A mente, mesmo de um homem bom, não é incomumente nessa condição. Ele é carregado de problemas. Ele não tem disposição para murmurar ou reclamar. Ele suporta tudo pacientemente e por muito tempo. Ele espera alívio. Ele procura por isso. Mas o alívio não vem; e parece agora que seus problemas nunca terminarão. A escuridão se aprofunda; sua mente está sobrecarregada; ele vai a Deus e pergunta – não com queixas ou murmúrios, mas com sentimentos à beira do desespero – se esses problemas nunca cessarão; se ele pode nunca ter esperança de libertação.

Para sempre? Ele havia sido esquecido por tanto tempo, e parecia haver tão poucas perspectivas de libertação, que parecia que Deus nunca voltaria e o visitaria com misericórdia. A expressão denota um estado de espírito à beira do desespero.

Quanto tempo – Referindo-se a um segundo aspecto ou fase de seus problemas. A primeira foi que ele parecia estar “esquecido”. A segunda mencionada aqui é que Deus parecia esconder seu rosto dele, e ele perguntou quanto tempo isso continuaria.

Esconderás o teu rosto de mim – o favor – a amizade – é mostrado ao virar o rosto benignamente para um; sorrindo para ele; na linguagem bíblica, “levantando a luz do semblante” sobre um. Veja a nota no Salmo 4: 6 . Aversão, ódio, descontentamento são mostrados afastando o semblante. Deus parecia ao salmista, assim, mostrar sinais de desagrado por ele, e ele pergunta seriamente quanto tempo isso continuaria.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 13.

Davi reclama de demora na ajuda: ele ora por impedir a graça; ele se vangloria da misericórdia divina.

Para o músico chefe. Um salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. Este salmo foi escrito por Davi quando, como Theodoret pensa, ficou muito angustiado por seu filho rebelde Absalão. Nos quatro primeiros versos, ele representa seu perigo e ora pela libertação: no último, ele expressa sua garantia de obtê-lo. O título em árabe deste Salmo é notável: “Neste Salmo é feita menção à insolência de seus inimigos, profetizando a presença de Cristo”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 13: 1-2 . Quanto tempo você esquecerá – isto é, negligenciar ou desconsiderar; eu, ó senhor? para sempre? Será durante toda a minha vida? Até quando esconderás o teu rosto? Retirar seu favor e assistência? Quanto tempo devo seguir um conselho, & c. – Quanto tempo ficarei em tais perplexidades e ansiedades da mente, sem saber que caminho seguir, nem como sair dos meus problemas?

Comentário de E.W. Bullinger

Quão mais . . . ? = Até quando? Figura do discurso Erotose. App-6. Quatro vezes repetida é a figura do discurso Anáfora. App-6.

esqueço . . . face. Figura do discurso Anthropopatheia. Veja Salmos 9:12 , Salmos 9:17 , Salmos 9:18 e Salmos 10:11 , Salmos 10:12 .

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Quanto tempo me esquecerás – As palavras ??? ?? ad anah , até que ponto, a que horas, traduzidas aqui por quanto tempo? são repetidas quatro vezes nos dois primeiros versículos e apontam ao mesmo tempo grande desânimo e extrema seriedade da alma.

Esconder teu rosto de mim? – Por quanto tempo ficarei destituído de um sentido claro de tua aprovação?

Comentário de John Calvin

1. Até quando, ó Jeová. É bem verdade que Davi foi tão odiado pela generalidade das pessoas, por causa das calúnias e dos relatos falsos que circularam contra ele, que quase todos os homens julgaram que Deus não era menos hostil a ele do que Saulo (270) e seus outros inimigos eram. Mas aqui ele fala não tanto de acordo com a opinião dos outros, mas de acordo com o sentimento de sua própria mente, quando reclama de ter sido negligenciado por Deus. Não que a persuasão da verdade das promessas de Deus tenha se extinguido em seu coração, ou que ele não se tenha restabelecido em sua graça; mas, por um longo tempo, sobrecarregados pelas calamidades, e quando não percebemos nenhum sinal de ajuda divina, esse pensamento inevitavelmente se impõe a nós, que Deus nos esqueceu. Reconhecer, no meio de nossas aflições, que Deus realmente se importa conosco, não é a maneira usual dos homens, nem o que os sentimentos da natureza provocariam; mas pela fé apreendemos sua providência invisível. Assim, parecia a Davi, na medida em que pudesse ser considerado ao contemplar o estado atual de seus negócios, que ele foi abandonado por Deus. Ao mesmo tempo, porém, os olhos de sua mente, guiados pela luz da fé, penetraram até a graça de Deus, embora estivesse oculta nas trevas. Quando ele não viu um único raio de boa esperança em qualquer parte que ele se voltasse, até onde a razão humana pudesse julgar, limitado pela dor, ele clama que Deus não o considerava; e, no entanto, com essa mesma reclamação, ele dá provas de que a fé lhe permitiu subir mais alto e concluir, contrariamente ao julgamento da carne, que seu bem-estar estava seguro na mão de Deus. Caso contrário, como ele poderia dirigir seus gemidos e orações a ele? Seguindo este exemplo, devemos lutar contra as tentações a fim de sermos assegurados pela fé, mesmo no meio do conflito, para que as calamidades que nos levam ao desespero sejam vencidas; assim como vemos que a enfermidade da carne não poderia impedir Davi de buscar a Deus e recorrer a ele: e assim ele uniu em seu exercício, muito bem, afetos que aparentemente são contrários um ao outro. As palavras, quanto tempo, para sempre? são uma forma defeituosa de expressão; mas eles são muito mais enfáticos do que se ele tivesse feito a pergunta de acordo com o modo usual de falar: por que há tanto tempo? Ao falar assim, ele nos dá a entender que, com o objetivo de nutrir sua esperança e encorajar-se no exercício da paciência, ele estendeu sua visão a distância, e que, portanto, não se queixa de uma calamidade de uma alguns dias de duração, como costumam fazer os efeminados e covardes, que vêem apenas o que está diante de seus pés e imediatamente sucumbem no primeiro ataque. Ele nos ensina, portanto, pelo seu exemplo, a estender nossa visão o mais longe possível para o futuro, que nossa tristeza atual pode não nos privar inteiramente da esperança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *