Estudo de Deuteronômio 4:9 – Comentado e Explicado

Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
Deuteronômio 4:9

Comentário de Albert Barnes

Um ponto final deve terminar Deuteronômio 4: 9 ; e Deuteronômio 4:10 começa. No momento em que você estava, etc. Deuteronômio 4:11, então você se aproximou, etc. Moisés, exortando à observância atenta da Lei, esforça-se por renovar as impressões daquela tremenda cena que assistiu à sua promulgação. no Sinai.

Comentário de Adam Clarke

Apenas preste atenção a si mesmo – Seja cauteloso e vigilante.

Mantenha sua alma diligentemente – tenha em mente seus interesses eternos. O que quer que seja do corpo, cuide da alma.

Para que você não esqueça – Deus faz sua obra para que sejam guardados em lembrança eterna; e quem os esquece, esquece suas próprias misericórdias. Além disso, se um homem esquecer a obra de Deus em sua alma, ele perde essa obra.

Para que eles não se afastem do seu coração – Não é suficiente guardar coisas divinas na memória, elas devem ser colocadas no coração. Escondi a tua palavra no meu coração, diz Davi, para não pecar contra ti. Somente a vida de Deus na alma do homem pode preservar a alma para a vida eterna; e essa graça deve ser mantida todos os dias da nossa vida. Quando Adam caiu, sua condição não foi melhorada pelo reflexo de que ele já esteve no paraíso; nem serve a Satanás agora que ele já foi um anjo de luz. Aqueles que deixam a graça de Deus partir de seus corações, perdem essa graça; e aqueles que perdem a graça, caem da graça; e como alguns caíram e não ressuscitaram mais, outros também; portanto, cuide de si mesmo etc. Se fosse impossível aos homens finalmente cair da graça de Deus, nunca haviam sido dadas exortações desse tipo, porque seriam desnecessárias e Deus nunca faz uma coisa desnecessária.

Mas ensine a eles seus filhos – Se um homem conhece o valor de sua própria alma, ele sentirá a importância da salvação das almas de sua família. Aqueles que negligenciam a religião da família, negligenciam a religião pessoal; se mais atenção fosse dada aos primeiros, mesmo entre os chamados religiosos, em breve teríamos um melhor estado da sociedade civil. Na religião da família, Deus coloca muito estresse; e nenhum chefe de família pode negligenciá-lo sem pôr em risco a salvação final de sua própria alma. Veja a nota na conclusão de Gênesis 18:32 ; (nota), Gênesis 19:38 ; (nota) e Deuteronômio 6: 7 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

9. Apenas cuide de si mesmo A mesma partícula, ?? , rak, da qual acabei de falar, é usada aqui, e seu significado neste lugar é, como se Moisés dissesse, que isso permaneceu; a menos que seja preferido traduzi-lo, no entanto. O que se segue significa literalmente “guarda (guarda) a si mesmo e guarda a sua alma;” em que Moisés avança gradualmente, lembrando-lhes que eles não precisavam de atenção comum, mas que deviam tomar cuidado com extrema vigilância e diligência, a fim de não fracassar pela falta deles; pois a preguiça da carne deve ser estimulada por instigações como essas, e ao mesmo tempo nossa fraqueza deve ser fortalecida, e devemos tomar medidas contra nossa insegurança; pois nada é mais fácil do que todo o nosso zelo deve ser esquecido repentinamente ou gradualmente esfriar. Deus havia estabelecido a certeza de Sua lei, na medida do necessário, para os gratos e atenciosos, mas não sem razão Ele deseja que o povo se lembre de quão grande é o descuido dos homens. Tampouco ordena aos que se lembrem de quem eram testemunhas oculares, mas também que entregam (o que viram) a seus filhos e netos, para que a memória de tais coisas notáveis ??possa ser preservada.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:19 – Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido”.

Exodo 13:8 – “Nesse dia cada um dirá a seu filho: Assim faço pelo que o Senhor fez por mim quando saí do Egito.

Exodo 13:14 – “No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significa isto? ’, digam-lhes: Com mão poderosa o Senhor nos tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 4:15 – No dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo em Horebe, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado,

Deuteronômio 4:23 – Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu.

Deuteronômio 6:7 – Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Deuteronômio 11:19 – Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.

Deuteronômio 29:29 – As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.

Deuteronômio 31:19 – “Agora escrevam para vocês esta canção, ensinem-na aos israelitas e façam-nos cantá-la, para que seja uma testemunha a meu favor contra eles.

Josué 1:18 – Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso! “

Josué 4:6 – Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significam essas pedras? ’,

Josué 4:21 – Disse ele aos israelitas: “No futuro, quando os filhos perguntarem aos seus pais: ‘Que significam essas pedras? ’,

Salmos 34:11 – Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor.

Salmos 71:18 – Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações.

Salmos 78:3 – o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram.

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Provérbios 1:8 – Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Provérbios 3:3 – Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.

Provérbios 3:21 – Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;

Provérbios 4:1 – Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento.

Provérbios 4:4 – ele me ensinava e me dizia: “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.

Provérbios 4:20 – Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.

Provérbios 7:1 – Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos.

Provérbios 23:26 – Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos,

Isaías 38:19 – Os vivos, somente os vivos, te louvam, como hoje estou fazendo; os pais contam a tua fidelidade a seus filhos.

Lucas 8:18 – Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado”.

Efésios 6:4 – Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Hebreus 2:1 – Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

Hebreus 2:3 – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.

Tiago 2:22 – Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

Apocalipse 3:3 – Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *