Estudo de Salmos 6:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Em oitava. Salmo de Davi. Senhor, em vossa cólera não me repreendais, em vosso furor não me castigueis.
Salmos 6:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, não me repreendas na tua ira – Como se Deus o estivesse repreendendo pela aflição que ele estava trazendo sobre ele. Este é o ponto em que a atenção do salmista está agora fixada. Aparentemente, ele estava contemplando suas aflições e investigando a causa deles, e foi levado à conclusão de que poderia ser por seus pecados, e que suas provações deveriam ser interpretadas como prova de que Deus estava zangado com ele. Ele fala, portanto, de Deus como visitando-o em sua “ira” e em seu “desagrado”, e pede que ele “não” assim o repreenda e o castigue. A palavra “repreensão” aqui, como a palavra traduzida como “castigar”, refere-se adequadamente à repreensão de um ofensor “por palavras”, mas também pode ser usada para denotar a repreensão que Deus administra por suas ações providenciais quando julga alguém. por seus pecados. Este é o significado aqui. O salmista não apreendeu que Deus o “reprovaria” abertamente por seus pecados; mas ele considerou suas relações com ele como uma repreensão e alega que os sinais da repreensão podem ser retirados. A linguagem inteira é aquela que indica uma conexão entre sofrimento e pecado; o sentimento que temos quando somos aflitos de que isso deve ser causado por nossos pecados.

Nem me castigue – Uma palavra que denota substancialmente a mesma coisa; usado aqui no sentido de “punir”.

No teu quente desagrado – literalmente, “no teu calor”. Falamos de raiva ou ira como “ardente” ou “consumidora”. Compare Gênesis 39:19 ; Números 11:33 ; Deuteronômio 11:17 ; Salmo 106: 40 ; Jó 19:11 ; Jó 32: 2-3 ; Salmo 2:12 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 6.

A queixa de Davi em sua doença: pela fé ele triunfa sobre seus inimigos.

Para o músico principal em Neginoth e Sheminith.

Um salmo de Davi.

Título. ???????? Al? al hashsheminith. Sobre Sheminith ] Alguns o traduzem, sobre o oitavo. Geralmente, o Sheminith é uma harpa de oito cordas. É assim prestado pelos caldeus. Fenwick a processa na unção; a unção do Espírito Santo. Veja seus títulos em hebraico, p. 18. É provável que Davi tenha composto esse salmo depois de se recuperar de uma grande doença. Ele reclama de alguma desordem grave, intensificada pela alegria maliciosa de seus inimigos, da qual ele reza para ser aliviado; e na dependência fiducial de que sua oração será ouvida, ele triunfa na decepção de seus inimigos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 6: 1 . Ó Senhor, não me repreenda – Ou seja, não me castigue ou me corrija, como a próxima cláusula explica; na tua ira – Com rigor ou severidade, como meus pecados merecem, mas com gentileza e moderação, Jeremias 10:24 ; ou, de tal maneira que o castigo não possa ser o efeito de tua estrita justiça ou raiva, mas de tua misericórdia e fidelidade.

Comentário de E.W. Bullinger

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, não me repreendas – Este Salmo, que é um dos sete Salmos Penitenciais, deveria ter sido escrito durante alguma doença grave com a qual Davi foi afligido após sua transgressão com Bate-Seba. Argumenta uma profunda consciência do pecado e apreensão do justo desagrado de Deus. É a própria linguagem de um verdadeiro penitente que procura ajuda e vê, como o bispo Horne o expressa bem, “acima, um Deus irado, pronto para se vingar; embaixo, o abismo ardente, pronto para recebê-lo; fora, um mundo em chamas; dentro, o verme roedor “. De tudo isso, ninguém é tão terrível quanto um Deus irado; sua ira ele deprecia particularmente. Deus o repreende e o castiga, e ele se submete; mas ele reza para não ser repreendido pela raiva, nem castigado pelo calor do desagrado. porque ele sabe que isso deve levá-lo à destruição total e final.

Comentário de John Calvin

A calamidade que Davi experimentou agora talvez tenha sido infligida por homens, mas ele sabiamente considera que precisa lidar com Deus. Essas pessoas são exercidas de maneira muito inadequada sob suas aflições, que não imediatamente têm uma visão próxima e constante de seus pecados, a fim de produzir a convicção de que mereceram a ira de Deus. E, no entanto, vemos como quase todos os homens são impensados ??e insensíveis sobre esse assunto; pois enquanto clamam que estão aflitos e infelizes, quase um em cem olha a mão que golpeia. De qualquer parte, portanto, nossas aflições surgem, vamos aprender a voltar nossos pensamentos instantaneamente para Deus e reconhecê-lo como o juiz que nos convoca como culpados perante seu tribunal, uma vez que nós, por nossa própria vontade, não antecipamos seu julgamento. . Porém, quando os homens, quando são compelidos a sentir que Deus está zangado com eles, geralmente se entregam a reclamações cheias de impiedade, em vez de encontrarem defeitos em si mesmos e em seus próprios pecados, deve-se notar particularmente que Davi não atribui simplesmente a Deus as aflições pelas quais ele agora está sofrendo, mas reconhece que elas são a justa recompensa de seus pecados. Ele não leva Deus à tarefa como se ele fosse um inimigo, tratando-o com crueldade sem justa causa; mas, cedendo a ele o direito de repreender e repreender, ele deseja e ora apenas para que limites sejam fixados no castigo infligido a ele. Por isso, ele declara que Deus é um juiz justo ao se vingar dos pecados dos homens. (82) Mas, assim que ele confessou que está sendo castigado com justiça, pede sinceramente a Deus que não lide com ele com estrita justiça, ou de acordo com o máximo rigor da lei. Ele não recusa completamente a punição, pois isso seria irracional; e, sem ele, julgou que seria mais prejudicial do que benéfico para ele: mas o que teme é a ira de Deus, que ameaça os pecadores com ruína e perdição. Para raiva e indignação, Davi se opõe tacitamente ao castigo paterno e gentil, e este último ele estava disposto a suportar. Temos um contraste semelhante nas palavras de Jeremias ( Jeremias 10:24 ): “Ó Senhor”, diz ele, “me corrija, mas com julgamento; não na tua ira. ” Diz-se que Deus está zangado com os pecadores sempre que inflige castigo a eles, mas não no sentido apropriado e estrito, na medida em que ele não apenas mistura com ela um pouco da doçura de sua graça para mitigar a tristeza deles, mas também mostra ele próprio favorável a eles, moderando o castigo deles e misericordiosamente recuando a mão. Mas, como devemos necessariamente ser assolados pelo terror sempre que ele se mostra o vingador da maldade, não é sem motivo que Davi, de acordo com o sentido da carne, tem medo de sua raiva e indignação. O significado, portanto, é o seguinte: Confesso, ó Senhor, que mereço ser destruído e levado a nada; mas como eu seria incapaz de suportar a severidade da tua ira, não lide comigo de acordo com meus desertos, mas perdoe meus pecados, pelos quais provoquei sua ira contra mim. Com tanta frequência, então, quando somos pressionados pela adversidade, aprendemos, pelo exemplo de Davi, a recorrer a esse remédio, para que possamos ser levados a um estado de paz com Deus; pois não é de se esperar que possa ser bom ou próspero conosco, se não estivermos interessados ??em seu favor. Daí resulta que nunca ficaremos sem uma carga de males, até que ele nos perdoe nossos pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *