Estudo de 2 Samuel 6:7 – Comentado e Explicado

Então a cólera do Senhor se inflamou contra Oza; feriu-o Deus por causa de sua imprudência, e Oza morreu ali mesmo, perto da arca de Deus.
2 Samuel 6:7

Comentário de Albert Barnes

Por seu erro – O hebraico é difícil, e alguns preferem a leitura da passagem paralela, “porque … pergunte” 1 Crônicas 13:10 .

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 6: 7 . Deus o feriu ali por seu erro, etc. – “A arca”, diz o Dr. Chandler, “não deveria ter sido atraída por bois, mas carregada pelos levitas em seus ombros, como a veremos depois, 2 Samuel 6: 13. Além disso, os levitas foram proibidos de tocar na arca, sob pena expressa de morte, Números 4: 15 a 20. Como este foi o primeiro exemplo que temos de violar essa proibição, a pena de morte foi incorrida e portanto, justamente infligido por quem o ameaçou, como um aviso a outros para preservar a devida reverência pela instituição; também mostra que a proibição era divina; e, como o próprio Davi e toda a casa de Israel estavam presentes nessa solenidade, a natureza da morte e a razão pela qual foi infligida não puderam ser ocultadas “.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 6: 7 . A ira do Senhor se acendeu contra Uzá – por sua imprudência ao tocar a arca. Alguns pensaram que era porque ele não era levita e, portanto, não deveria ter tocado. Mas é bem claro que ele era, sendo o irmão de Eleazar, que, como levita, foi consagrado para cuidar da arca, 1 Samuel 7: 1 . Mas, embora levita, ele foi culpado de um duplo erro; primeiro, não carregando a arca sobre os ombros, juntamente com seus irmãos; o fato de não terem feito isso, nesta ocasião solene, e consultado mais a facilidade do que o dever, era uma ofensa de pouca irritação. Em segundo lugar, ao tocá-lo, o que até os levitas estavam proibidos de fazer, sob pena expressa de morte, Números 4: 15-20 . E essa penalidade, incorrida por uma violação dessa proibição, foi justamente infligida por ele que a ameaçou, como exemplo a outros, e para preservar a devida reverência à instituição; especialmente porque esta, ao que parece, foi a primeira instância de tal violação. Acrescente a isso, a imposição da penalidade dessa maneira extraordinária, manifestou a proibição de ser divina; e como o próprio Davi, e toda a casa de Israel, por seus chefes e representantes, estavam presentes nessa solenidade, a natureza da punição e a razão pela qual ela foi executada seriam tornadas muito públicas. Alguns observaram, em terceiro lugar, que Uzá descobriu por essa ação sua falta de fé, na presença de Deus com a arca e em seu poder, como se ele não fosse capaz de impedir que aquele símbolo sagrado de sua presença caísse sem a ajuda de Uzá. mão. Dizem que Uzá, portanto, foi punido por ensinar e impressionar na mente do povo, que Deus estava particularmente presente com a arca, para que eles pudessem ser impedidos de violar qualquer uma de suas leis ou profanar coisas sagradas. Pode não ser impróprio adicionar ao acima as seguintes observações de Poole. “O golpe de Deus em Uzá, para que ele instantaneamente morra pela arca, pode parecer muito severo, considerando que sua intenção era piedosa e sua transgressão não grande. Mas, além disso, os homens são juízes impróprios das ações de Deus; e que os julgamentos de Deus são sempre justos, embora às vezes obscuros; é razoável que Deus faça alguns exemplos atuais de seu alto desagrado contra pecados aparentemente pequenos; em parte pela demonstração de sua própria santidade exata e imparcial; e em parte pelo estabelecimento da disciplina e pelo maior terror e cautela da humanidade, que são muito propensos a ter leves pensamentos de pecado e a dar lugar a pequenos pecados, e assim serem levados a maiores; tudo o que é, ou pode ser, impedido por tais instâncias de gravidade; e, consequentemente, há mais da misericórdia de Deus do que de sua justiça em tais ações, porque a justiça está confinada a uma pessoa em particular, mas o benefício disso é comum à humanidade nessa e em todas as épocas futuras. ”

Comentário de E.W. Bullinger

erro = negligência.

Comentário de Adam Clarke

– Uzzah sinned through ignorance and precipitancy; Feriu -o ali por seu erro – Uzá pecou por ignorância e precipitação; ele não teve tempo de refletir, de repente os bois tropeçaram; e, temendo que a arca caísse, ele de repente estendeu a mão para impedi-la. Se ele tivesse tocado a arca com impunidade, a população poderia ter perdido o respeito por ela e por seu serviço sagrado, o exemplo de Uzá deve tê-los enchido de medo e reverência sagrada; e, como Uzá, ninguém pode duvidar de sua segurança eterna. Ele cometeu um pecado até a morte, mas sem dúvida a misericórdia de Deus foi estendida à sua alma.

Comentário de John Wesley

E a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá; e Deus o feriu ali por seu erro; e ali ele morreu pela arca de Deus.

Ele morreu – Isso pode parecer muito grave, considerando que sua intenção era piedosa e sua transgressão não era grande. Mas, além disso, os homens são juízes impróprios das ações de Deus; e que os julgamentos de Deus são sempre justos, embora às vezes obscuros: é razoável que Deus faça alguns exemplos atuais de seu alto desagrado contra os pecados, aparentemente pequeno; em parte, pela demonstração de sua própria santidade exata e imparcial; em parte, pelo estabelecimento da disciplina e pelo maior terror e cautela da humanidade, que são muito propensos a ter leves pensamentos de pecado e a dar lugar a pequenos pecados, e assim serem levados a maiores; tudo o que é, ou pode ser evitado por tais casos de severidade: e, consequentemente, há mais da misericórdia de Deus, do que de sua justiça, em tais ações, porque a justiça é confinada a uma pessoa em particular, mas o benefício comum à humanidade nisso e em todas as idades futuras.

Referências Cruzadas

Levítico 10:1 – Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados.

1 Samuel 6:19 – Deus, contudo, feriu alguns dos homens de Bete-Semes, matando setenta deles, por terem olhado para dentro da arca do Senhor. O povo chorou por causa da grande matança que o Senhor fizera,

1 Crônicas 13:10 – A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus.

1 Crônicas 15:2 – Então Davi disse: “Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço”.

1 Crônicas 15:13 – Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder”.

1 Coríntios 11:30 – Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *