Estudo de 1 Coríntios 11:30 – Comentado e Explicado

Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos.
1 Coríntios 11:30

Comentário de Albert Barnes

Por esta causa – Por causa da maneira imprópria de celebrar a Ceia do Senhor; ver 1 Coríntios 11:21 .

Muitos são fracos – ( ?s?e?e?? astheneis). Evidentemente se referindo à doença e doença corporal prevalecentes. Esta é a interpretação natural e óbvia desta passagem. O sentido é claramente que Deus havia enviado entre eles as perturbações corporais como uma expressão do desagrado e julgamento divinos por seu modo inadequado de celebrar a Ceia do Senhor. Que, naqueles tempos, não era incomum que Deus, de maneira extraordinária, punisse pessoas com calamidade, doença ou morte por seus pecados, é evidente no Novo Testamento; veja a nota de 1 Coríntios 5: 5 ; Atos 5: 1-10 ; Atos 13:11 notas; 1 nota de Timóteo 1:20 ; e talvez 1 João 5:16 nota; e Tiago 5: 14-15 notas. Pode ter sido o caso de que a intemperança e a gula que prevaleceram nessas ocasiões tenham sido a causa direta de grande parte da doença corporal que prevaleceu e que, em alguns casos, terminou com a morte.

E muitos dormem – morreram. A morte dos cristãos nas Escrituras é comumente representada sob a imagem de “sono”; Dan, 1 Coríntios 12: 2 ; João 11: 11-12 ; 1 Coríntios 15:51 ; 1 Tessalonicenses 4:14 ; 1 Tessalonicenses 5:10 . Talvez possa estar implícito pelo uso desse termo moderado aqui, em vez da palavra mais dura “morte”, que esses eram verdadeiros cristãos. Esse sentimento está de acordo com tudo o que Paulo declara em relação à igreja de Corinto. Apesar de todas as irregularidades, ele não nega que fossem cristãos sinceros, e todos os seus apelos e raciocínios prosseguem nessa suposição, embora houvesse entre eles muita ignorância e irregularidade. Deus frequentemente visita seu próprio povo com provação; e, embora sejam filhos dele, isso não os isenta de aflição e disciplina por causa de suas imperfeições, erros e pecados. A “lição prática” ensinada por isso é que os cristãos devem servir a Deus com pureza; que eles devem evitar o pecado em todas as formas; e que a comissão do pecado os exporá, assim como outros, ao desagrado divino. A razão pela qual esse julgamento foi infligido aos coríntios foi que poderia haver uma impressão adequada da natureza santa dessa ordenança, e que os cristãos poderiam ser levados a observá-lo de maneira adequada. Se for perguntado se Deus já visita seu povo agora com seu desagrado por sua maneira imprópria de observar essa ordenança, podemos responder:

(1) Que não temos motivos para supor que ele inflija doenças “corporais” e punições corporais por causa disso. Mas,

(2) Não há razão para duvidar que a observância imprópria da Ceia do Senhor, como a observância imprópria de qualquer outro dever religioso, seja seguida com a expressão do descontentamento de Deus e com uma mancha espiritual na alma. Isso pode ser demonstrado nos seguintes modos:

(a) Endurecendo o coração por uma familiaridade imprópria com as ordenanças mais sagradas e solenes da religião.

(b) Maior frieza e morte no serviço de Deus. Se as ordenanças do evangelho não são o meio de nos tornar melhores, elas são o meio de nos tornar piores.

(c) A perda do favor de Deus, ou daquelas alegrias puras, espirituais e elevadas que poderíamos ter obtido por uma devida observância da ordenança.

Não há razão para duvidar que Deus possa torná-lo a ocasião de manifestar seu descontentamento. Pode ser seguido por uma falta de conforto espiritual e paz; por uma perda de comunhão com Deus; e pela retenção daqueles confortos da alma que poderiam ter sido desfrutados e que são transmitidos àqueles que a observam de maneira adequada. O princípio geral é que o cumprimento indevido de qualquer dever nos exporá ao seu descontentamento e à certa perda de todos os favores que possam ter resultado de um cumprimento adequado do dever e aos sinais do desagrado divino. E isso é verdade tanto para a oração, quanto para qualquer outro dever religioso, como para uma observação inadequada da Ceia do Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

muitos = não alguns, como versão revisada.

dormir . App-171. Este versículo explica qual foi o julgamento de 1 Coríntios 11:29 . Sofrimento temporal e até morte. Compare 1 Coríntios 5: 5 e 1 João 5:16 , 1 João 5:17 .

Comentário de John Calvin

30. Por essa causa , etc. Depois de ter tratado de maneira geral uma alimentação indigna e o tipo de punição que aguarda os que poluem esse sacramento, ele agora instrui os coríntios sobre o castigo que eles estavam sofrendo na época. Não se sabe se uma pestilência estava lá naquele momento, ou se eles estavam trabalhando sob outros tipos de doenças. Seja como for, deduzimos das palavras de Paulo que o Senhor enviou algum flagelo sobre elas para sua correção. Paulo também não apenas conjectura, que é por essa razão que eles são punidos, mas ele afirma isso como algo perfeitamente conhecido por ele. Ele diz, então, que muitos ficaram doentes – que muitos foram mantidos por muito tempo em condições de lentidão e que muitos haviam morrido, em conseqüência do abuso da Ceia, porque haviam ofendido a Deus. Por isso, ele sugere que, por doenças e outros castigos de Deus, somos advertidos a pensar em nossos pecados; pois Deus não nos aflige sem uma boa razão, pois ele não tem prazer em nossas aflições.

O assunto é abundante e amplo; mas basta anunciar aqui em uma única palavra. Se nos tempos de Paulo um abuso comum da Ceia (710) poderia acender a ira de Deus contra os coríntios, de modo que ele os punia severamente, o que deveríamos pensar sobre o estado das coisas nos dias atuais? Vemos, em toda a extensão do papado, não apenas profanações horríveis da Ceia, mas também uma abominação sacrílega estabelecida em seu quarto. Em primeiro lugar, é prostituído por lucro sujo ( 1 Timóteo 3: 8 ) e mercadorias. Em segundo lugar , é mutilado, tirando o uso do copo. Em terceiro lugar , é mudado para outro aspecto (711), por se ter tornado habitual que alguém participasse de seu próprio banquete separadamente, sendo a participação eliminada. (712) Em quarto lugar , não há explicação para o significado do sacramento, mas um murmúrio que se daria melhor com um encantamento mágico ou com os detestáveis sacrifícios dos gentios do que com a instituição de nosso Senhor. Em quinto lugar , há um número infinito de cerimônias, repletas em parte de insignificantes, em parte de superstição e, consequentemente, em poluições manifestas. Sexto , há a invenção diabólica do sacrifício, que contém uma blasfêmia ímpia contra a morte de Cristo. Sétimo , é apropriado intoxicar homens miseráveis ??com confiança carnal, enquanto eles o apresentam a Deus como se fosse uma expiação, e pensam que por esse encanto eles expulsam tudo que é prejudicial, e que sem fé e arrependimento. Mais ainda, enquanto eles confiam que estão armados contra o diabo e a morte, e são fortalecidos contra Deus por uma defesa segura, eles se arriscam a pecar com muito mais liberdade (713) e se tornam mais obstinados. Em oitavo lugar , um ídolo é adorado na sala de Cristo. Em suma, é preenchido com todos os tipos de abominação. (714)

Antes mesmo entre nós, que nos restauramos a pura administração da Ceia, (715) em virtude de um retorno, por assim dizer, do cativeiro, (716) quanta irreverência! Quanta hipocrisia por parte de muitos! Que mistura vergonhosa, embora, sem qualquer discriminação, pessoas más e abertamente abandonadas se intrometam, como nenhum homem de caráter e decência admitiria ter relações comuns! (717) E, no entanto, afinal, imaginamos como existem tantas guerras, tantas pestilências, tantas falhas na colheita, tantos desastres e calamidades – como se a causa não fosse manifestada! E, com certeza, não devemos esperar o término de nossas calamidades, até que removamos a ocasião delas, corrigindo nossas falhas.

Comentário de Adam Clarke

Por esta causa – Que eles participaram dessa ordenança sagrada sem discernir o corpo do Senhor; muitos são fracos e doentios: é difícil dizer se essas palavras se referem às conseqüências de sua própria intemperança ou a alguns distúrbios extraordinários infligidos imediatamente pelo próprio Deus. Que havia desordens do tipo mais repreensível entre essas pessoas nessa ceia sagrada, os versículos anteriores apontam suficientemente; e depois de tais excessos, muitos podem estar fracos e doentes entre eles, e muitos podem dormir, ou seja, morrer; pois a experiência contínua nos mostra que muitas são vítimas de sua própria intemperança. No entanto, agindo como agiram nesse sacrifício solene e terrível, eles “provocaram Deus a atormentá-los com diversas doenças e diversos tipos de morte”. Serviço de comunhão.

Comentário de John Wesley

Por essa causa, muitos são fracos e doentes entre vocês, e muitos dormem.

Por esta causa – Que eles não haviam observado.

Muitos dormem – na morte.

Referências Cruzadas

Exodo 15:26 – dizendo-lhes: “Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”.

Números 20:12 – O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”.

Números 20:24 – “Arão será reunido aos seus antepassados. Não entrará na terra que dou aos israelitas, porque vocês dois se rebelaram contra a minha ordem junto às águas de Meribá.

Números 21:6 – Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.

2 Samuel 12:14 – Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá”.

1 Reis 13:21 – Ele bradou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá: “Assim diz o Senhor: ‘Você desafiou a palavra do Senhor e não obedeceu à ordem que o Senhor, o seu Deus, lhe deu.

Salmos 38:1 – Senhor, não me repreendas no teu furor nem me disciplines na tua ira.

Salmos 78:30 – Mas, antes de saciarem o apetite, quando ainda tinham a comida na boca,

Salmos 89:31 – se violarem os meus decretos e deixarem de obedecer aos meus mandamentos,

Amós 3:2 – “Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 13:36 – “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.

1 Coríntios 11:32 – Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *