Estudo de Êxodo 15:26 – Comentado e Explicado

Disse-lhe: "Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto aos seus olhos, se inclinares os ouvidos às suas ordens e observares todas as suas leis, não mandarei sobre ti nenhum dos males com que acabrunhei o Egito, porque eu sou o Senhor que te cura."
Êxodo 15:26

Comentário de Adam Clarke

Se você escutar diligentemente – O que está contido neste versículo parece ser o que é pretendido pelo estatuto e ordenança mencionados no precedente: Se você escutar diligentemente a voz do Senhor teu Deus, e fará o que é certo em sua visão e ouvir seus mandamentos, e guardar todos os seus estatutos, não colocarei sobre ti nenhuma dessas doenças, etc. Este estatuto e ordenança implicavam os três seguintes detalhes:

  1. Que eles deveriam reconhecer a Jeová por seu Deus e, assim, evitar toda idolatria.
  • Que eles recebam Sua palavra e testemunho como uma revelação Divina, vinculando seus corações e vidas, e assim sejam salvos de todo tipo de devassidão e de reconhecer as máximas ou adotar os costumes das nações vizinhas.
  • Que eles continuem a fazê-lo e adornem sua profissão com uma vida santa. T
  • sendo essas coisas atendidas, a promessa de Deus era que elas não deveriam ter nenhuma das doenças dos egípcios; que eles devem ser mantidos em um estado de saúde do corpo e paz de espírito; e se a qualquer momento eles forem afligidos, a pedido de Deus, o mal deve ser removido, porque ele era seu curador ou médico – eu sou o Senhor que te cura. Que os israelitas tinham, em geral, um estado de saúde muito bom, sua história nos merece acreditar; e quando foram afligidos, como no caso das serpentes ardentes, mediante aplicação a Deus, todos foram curados. O Targum de Jonathan ben Uzziel declara que os estatutos que Moisés recebeu naquele momento eram mandamentos relativos à observância do sábado, dever aos pais, ordenanças sobre feridas e contusões e as penalidades que os pecadores deveriam sofrer ao transgredi-las. Mas parece que as ordenanças gerais já mencionadas são as que se destinam aqui, e isso parece ser provado além da disputa por Jeremias 7:22 , Jeremias 7:23 ; : “Porque não falei a vossos pais, nem os ordenei no dia em que os tirei da terra do Egito, com ofertas de holocaustos ou sacrifícios; mas isto lhes ordenou, dizendo: Obedeçam à minha voz, e eu o farei. Sede vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai por todos os caminhos que vos ordenei, para que vos seja bem.

    Comentário de John Calvin

    26. Se você escutar diligentemente. Moisés agora revela qual era o estatuto ou ordenança que Deus promulgou. Pois aqui a referência não é toda a lei que depois foi dada no monte Sinai, mas a advertência especial que serviu para castigar a maldade do povo. A soma disso é que, se os israelitas fossem tratáveis ??e obedientes a Deus, Ele, por outro lado, seria gentil e. abundante para eles. E é uma repreensão implícita, que eles possam saber quaisquer problemas que tenham experimentado, trazidos sobre eles por seus pecados. Ele propõe os egípcios a eles como um exemplo, cuja rebelião eles viram punidos por Deus com calamidades tão severas e pesadas. “Eu sou o Senhor que te cura”, é imediatamente acrescentado em confirmação, como se ele tivesse dito, que os israelitas eram sujeitos às mesmas pragas que haviam sido infligidas aos egípcios, e só estavam isentos deles porque Deus exerceu o ofício de um curandeiro. E, verdadeiramente, qualquer doença que aflige a raça humana, podemos ver neles, como em muitos espelhos, nossas próprias misérias, que podemos perceber que não há saúde em nós, exceto na medida em que Deus nos poupa. Também somos ensinados neste versículo que esta é a regra de uma vida boa, quando obedecemos à voz de Deus e estudamos para agradá-Lo. Mas porque logo a vontade de Deus foi proclamada na lei, Ele ordena expressamente que “dêem ouvidos a Seus mandamentos e cumpram Seus estatutos”. (170) Não sei se há alguma força na opinião de alguns que distinguem a palavra ???? chokim (que é habitual traduzir “estatutos”) de preceitos, como se fossem meras declarações de Seu prazer para as quais nenhuma razão está anexada. Basta que a lei de Deus seja elogiada sob muitos nomes, para tirar todo pretexto de ignorância.

    Comentário de Joseph Benson

    Êxodo 15:26 . Se você escutar diligentemente a voz do Senhor teu Deus, etc. – Ele aqui declara a substância do que ele exigia deles. Pois até agora ele não os carregou com aquele jugo terrível de cerimônias, que ele julgou oportuno colocar sobre eles, pela dureza de seus corações, ou porque eles se mostravam incapazes de um serviço mais liberal e ingênuo. E a isso as palavras do Senhor por Jeremias parecem se referir, Jeremias 7: 22-23: “Não falei com vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, a respeito de holocaustos ou sacrifícios”. & c. Não colocarei nenhuma dessas doenças em você – nem as pragas sobrenaturais que Deus infligiu aos egípcios, nem as doenças que eram peculiares ao Egito, e as mais frequentes naquele país, como a hanseníase e outras doenças cutâneas. Isso sugere que, se fossem desobedientes, as pragas que haviam visto infligido a seus inimigos deveriam ser trazidas sobre eles. A ameaça está implícita apenas, mas a promessa é expressa. Eu sou o Senhor que te cura – Que te preserva em saúde, assim como cura suas doenças.

    Referências Cruzadas

    Exodo 9:10 – Eles tiraram cinza duma fornalha e se puseram diante do faraó. Moisés a espalhou pelo ar, e feridas purulentas começaram a estourar nos homens e nos animais.

    Exodo 12:29 – Então, à meia-noite, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no calabouço, e também todas as primeiras crias do gado.

    Exodo 23:25 – Prestem culto ao Senhor, o Deus de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês.

    Levítico 26:3 – “Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática,

    Levítico 26:13 – Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egito para que não mais fossem escravos deles; quebrei as traves do jugo que os prendia e os fiz andar de cabeça erguida. “

    Deuteronômio 7:12 – Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados.

    Deuteronômio 7:15 – O Senhor os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos.

    Deuteronômio 12:28 – Tenham o cuidado de obedecer a todos estes regulamentos que lhe estou dando, para que sempre vá tudo bem com vocês e com os seus filhos, porque estarão fazendo o que é bom e certo perante o Senhor, o seu Deus.

    Deuteronômio 13:18 – somente se obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, guardando todos os seus mandamentos, que lhes estou dando, e fazendo o que é justo aos seus olhos.

    Deuteronômio 28:1 – Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

    Deuteronômio 28:27 – O Senhor os castigará com as úlceras do Egito e com tumores, feridas purulentas e sarna, males dos quais vocês não poderão curar-se.

    Deuteronômio 28:60 – Ele trará sobre vocês todas as temíveis doenças do Egito, e vocês as contrairão.

    1 Reis 11:33 – Farei isso porque eles me abandonaram e adoraram os postes sagrados, deusa dos sidônios, Camos, deus dos moabitas, e Moloque, deus dos amonitas, e não andaram nos meus caminhos, nem fizeram o que eu aprovo, nem obedeceram aos meus decretos e as minhas ordenanças, como fez Davi, pai de Salomão.

    1 Reis 11:38 – Se você fizer tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi, estarei com você. Edificarei para você uma dinastia tão permanente quanto a que edifiquei para Davi, e darei Israel a você.

    2 Reis 20:5 – “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.

    2 Reis 22:2 – Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda.

    Jó 5:18 – Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam.

    Salmos 41:3 – O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará.

    Salmos 103:3 – É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,

    Salmos 147:3 – Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.

    Isaías 57:18 – Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo,

    Jeremias 8:22 – Não há bálsamo em Gileade? Não há médico? Por que, então, não há sinal de cura para a ferida do meu povo?

    Jeremias 33:6 – ” ‘Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

    Ezequiel 18:5 – “Suponhamos que haja um certo justo que faz o que é certo e direito.

    Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

    Tiago 5:11 – Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *