Estudo de Levítico 26:3 – Comentado e Explicado

Se seguirdes minhas leis e guardardes os meus preceitos e os praticardes, eu vos darei as chuvas nos seus tempos.
Levítico 26:3

Comentário de Adam Clarke

Se você andar em meus estatutos – Para o significado desta e de outras palavras semelhantes usadas na lei, veja a nota em Levítico 26:15 .

Comentário de John Calvin

SUA REPETIÇÃO

3. Se você anda nos meus estatutos . Agora temos que lidar com duas passagens notáveis, nas quais ele professa tratar das recompensas que os servos de Deus podem esperar e dos castigos que aguardam os transgressores. De fato, já observei que tudo o que Deus promete a nós, sob a condição de andarmos em Seus mandamentos, seria ineficaz se Ele fosse extremo ao examinar nossas obras. Daí surge que devemos renunciar a todos os contratos da lei, se desejamos obter favor de Deus. Mas, por mais defeituosas que sejam as obras dos crentes, elas são agradáveis ??a Deus através da intervenção do perdão; portanto, também a eficácia das promessas depende, a saber, quando a estrita condição da lei é moderada. Embora, portanto, avancem e se esforcem, a recompensa é dada a seus esforços, embora imperfeitos, exatamente como se tivessem cumprido totalmente seu dever; pois, visto que suas deficiências são ocultadas pela fé, Deus honra com o título de recompensa o que Ele lhes concede gratuitamente. Conseqüentemente, “andar nos mandamentos de Deus” não é precisamente equivalente a cumprir o que a Lei exige; mas nesta expressão está incluída a indulgência com a qual Deus considera Seus filhos e perdoa suas falhas. A promessa, portanto, não é isenta de frutos, no que diz respeito aos crentes, enquanto eles tentam se consagrar a Deus, embora ainda estejam longe da perfeição; de acordo com os ensinamentos do Profeta, “eu os pouparei como homem que poupa seu próprio filho que o serve” ( Malaquias 3:17 😉 tanto quanto dizer que sua obediência não seria aceitável para Ele porque merecedor, mas porque Ele o visita com Seu favor paterno. De onde parece quão tolo é o orgulho daqueles que imaginam que fazem de Deus seu devedor, como se estivesse de acordo com o Seu acordo.

A restrição da recompensa, aqui mencionada, a essa vida terrena e transitória, faz parte da instrução elementar da Lei; pois, assim como a graça espiritual de Deus era representada ao povo antigo por sombras e imagens, também o mesmo princípio se aplicava também a recompensas e punições. A reconciliação com Deus era representada a eles pelo sangue do gado; havia várias formas de expiação, mas todas exteriores e visíveis, porque sua substância ainda não havia aparecido em Cristo. Pela mesma razão, portanto, porque um conhecimento tão claro e familiar da vida eterna e a ressurreição final ainda não haviam sido alcançados pelos Pais, como agora brilha no Evangelho, Deus em grande parte demonstrado por provas externas que Ele foi favoravelmente disposto a Seu povo ou ofendido com eles. Porque hoje em dia Deus não vinga abertamente os pecados, como antigamente, os fanáticos inferem que Ele quase mudou Sua natureza; mais ainda, sob esse pretexto, os maniqueus (207) imaginavam que o Deus de Israel era diferente do nosso. Mas esse erro surge da ignorância grosseira e vergonhosa; pois, ao não distinguir Seus diferentes modos de lidar, eles não hesitam impiedosamente em cortar o próprio Deus em dois. A terra agora não se separa para engolir os rebeldes: (208) Deus agora não troveja do céu como contra Sodoma: agora ele não lança fogo sobre cidades iníquas como fez no acampamento israelita: serpentes de fogo não são enviadas infligir mordidas mortais: em uma palavra, tais casos manifestos de punição não são apresentados diariamente diante de nossos olhos para tornar Deus terrível para nós; e por esse motivo, porque a voz do Evangelho soa muito mais claramente em nossos ouvidos, como o som de uma trombeta, pela qual somos convocados ao tribunal celestial de Cristo. Vamos então aprender a tremer nessa frase, que bane todos os ímpios do reino de Deus. Portanto, por outro lado, Deus não aparece, como antigamente, como recompensador do Seu povo por bênçãos terrenas; e isso porque “estamos mortos e nossa vida está escondida com Cristo em Deus”; porque nos torna conformes à nossa Cabeça, e através de muitas tribulações, para entrar no reino dos céus. Assim, quanto maiores são as adversidades que nos oprimem, mais alegremente cabe a nós erguer nossas cabeças, até que Cristo nos reunir na comunhão de Sua glória e seguir o curso de nosso chamado à esperança que se coloca diante de nós. nós no céu; Em um mundo,

“Negando a iniqüidade e as concupiscências mundanas, a viver sobriamente, retamente e piedosamente neste mundo atual, procurando aquela esperança abençoada e a aparição gloriosa do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.” ( Tito 2:12, 13. )

Eu admito, de fato, a verdade do que Paulo ensina, que a “piedade” ainda hoje tem “a promessa da vida que existe agora, bem como da que está por vir” ( 1 Timóteo 4: 8 😉 e com certeza os crentes já provam na terra a bem-aventurança que gozarão depois em sua plenitude. Deus também inflige Seus julgamentos aos ímpios, a fim de nos lembrar do último julgamento; mas ainda é óbvia a distinção a que me referi: que desde que Deus nos abriu a vida celestial no Evangelho, Ele agora nos chama diretamente a ela, ao passo que conduziu os Padres a ela como se fosse por etapas. Por essa razão, Paulo ensina em outros lugares que os crentes são afligidos neste mundo como

“Um sinal manifesto do justo julgamento de Deus, para que sejam considerados dignos do reino de Deus pelo qual também sofrem, visto que é justo com Deus recompensar”, etc. ( 2 Tessalonicenses 1: 5 )

Em suma, não devemos nos surpreender mais que os israelitas foram atraídos e alarmados por recompensas e punições temporais, do que que a terra de Canaã era para eles um símbolo de sua herança eterna, na qual, no entanto, eles se confessavam estranhos e peregrinos; de onde o apóstolo conclui corretamente, que eles desejavam um país melhor. ( Gênesis 47: 9 ; Salmos 39:12 ; Hebreus 11:16 .) E, assim, o absurdo selvagem desses é refutado, que supõe que os Pais se contentam com felicidade perecível, como se Deus apenas os tivesse consumido em uma taberna. (209) Ainda permanece a distinção que observei: Deus se manifestou mais plenamente como pai e juiz por bênçãos e punições temporais do que desde a promulgação do Evangelho.

Comentário de Joseph Benson

Levítico 26: 3-4 . Se você andar nos meus estatutos, etc. – Em recompensa de sua obediência, Deus promete a eles prosperidade temporal em todos os casos que possam tornar uma nação feliz. E, primeiro, ele garante que eles devem ter estações frutíferas, aqui expressas dando-lhes chuva no devido tempo – porque, em Canaã e na Síria, eles costumavam ter quase nenhuma chuva, mas em duas estações declaradas; no final do outono, na época das sementes; e na primavera, antes da colheita; denominado a chuva anterior e posterior , Jeremias 5:24 ; sem o qual, o ano foi bastante árido. Pois Deus não colocou seu povo em uma terra onde havia rios como o Nilo para regá-lo e torná-lo frutífero; mas em uma terra que dependia totalmente da chuva do céu, a chave da qual Deus mantinha em suas próprias mãos, para que ele pudesse mais efetivamente obrigá-los à obediência, na qual consistia sua felicidade.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. Então. Observe as quatro ocorrências de “If” e “Then” neste capítulo.

Referências Cruzadas

Levítico 18:4 – Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Deuteronômio 11:13 – Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma,

Deuteronômio 28:1 – Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

Josué 23:14 – “Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.

Juízes 2:1 – O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: “Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento que daria a seus antepassados. Eu disse: Jamais quebrarei a minha aliança com vocês.

Salmos 81:12 – Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos.

Isaías 1:19 – Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;

Isaías 48:18 – Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Apocalipse 22:14 – “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *