Estudo de Deuteronômio 7:12 – Comentado e Explicado

Se ouvirdes esses preceitos e os praticardes fielmente, o Senhor, teu Deus, guardará para contigo a aliança de misericórdia que jurou a teus pais,
Deuteronômio 7:12

Comentário de Thomas Coke

Ver. 12-15. Portanto – se você der ouvidos a esses julgamentos, etc. – Veja as notas no cap. 28: Respeitando as doenças do Egito, observa Locke, elas eram úlceras barulhentas, chamadas de Egito, e com as quais os sacerdotes de Ísis costumavam ameaçar os desprezadores de sua adoração.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor – manterá a aliança para você – Então, descobrimos que a continuidade deles no estado de graça era depender de sua fidelidade à graça de Deus. Se eles se rebelassem, embora Deus os tivesse escolhido através de seu amor, ele os rejeitaria em sua justiça. Os eleitos, como vemos, podem tornar-se infiéis e, assim, tornar-se réprobos. Assim aconteceu com 24.000 deles, cujas carcaças caíram no deserto por terem pecado; todavia, estes eram dos eleitos que saíram do Egito. Quem está atento, não caia.

Comentário de John Wesley

Portanto, se ouvirdes esses juízos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;

A aliança e a misericórdia – Ou seja, a aliança de misericórdia, que ele, por sua própria mera graça, fez com eles.

Comentário de John Calvin

12. Portanto acontecerá . Deus parece agir de acordo com o acordo, de modo a deixar (Seu povo) nenhuma esperança de Seu favor, a menos que cumpram sua parte; e, sem dúvida, esta é a forma usual de expressão na Lei, na qual a condição está inserida, que Deus fará o bem ao Seu povo se eles o merecerem por sua obediência. Ainda assim, devemos lembrar o que já vimos em outros lugares, que, depois de Deus ter feito um convênio com eles, Ele mesmo, para que Sua promessa não seja de nenhum efeito, desce à promessa gratuita de perdão, pela qual reconcilia os indignos. Ele mesmo. Assim, o pacto original apenas aproveita a condenação do homem. Mas quando a salvação lhes é oferecida gratuitamente, suas obras ao mesmo tempo tornam-se agradáveis ??a Deus. Visto que, no entanto, como a causa da recompensa está desconectada dos homens e de suas obras, todo cálculo de mérito está fora de questão: ainda é proveitoso para os crentes que lhes seja prometida uma recompensa se eles seguirem os mandamentos de Deus; visto que, em Sua inestimável liberalidade, Ele lida com eles como se eles fizessem algo para merecê-lo.

Em conclusão, Moisés enumera algumas das provas do favor de Deus, como fecundidade e abundância dos frutos da terra. É questionável se, pelo que é acrescentado no final, respeitando as doenças do Egito, ele se refere aos furúnculos que foram gerados pelas cinzas espalhadas ( Êxodo 9: 8 ) ou pelos piolhos que infestaram homens e animais ( Êxodo 8: 17 ), ou se ele as estende àquelas doenças que prevaleciam muito antes da partida do povo. Estou disposto a abraçar a última opinião; (224) pois em Deuteronômio 28:27 , depois de mencionar “as falhas do Egito”, ele acrescenta “os esmeraldas, a crosta e a coceira:” é, portanto, provável que os egípcios estivessem sujeitos a várias doenças, das quais Moisés declara que o povo deve ser livre por privilégio especial, se apenas eles obedecerem à Lei de Deus.

Referências Cruzadas

Levítico 26:3 – “Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática,

Deuteronômio 7:9 – Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

Deuteronômio 28:1 – Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

Salmos 105:8 – Ele se lembra para sempre da sua aliança, por mil gerações, da palavra que ordenou,

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Lucas 1:55 – para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados”.

Lucas 1:72 – para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *