Estudo de Números 20:12 – Comentado e Explicado

Em seguida, disse o Senhor a Moisés e Aarão: "Porque faltastes à confiança em mim para fazer brilhar a minha santidade aos olhos dos israelitas, não introduzireis esta assembléia na terra que lhe destino."
Números 20:12

Comentário de Thomas Coke

Números 20:12 . Porque você não acreditou em mim Várias foram as perguntas sobre qual foi a culpa de Moisés e Arão pela qual eles foram excluídos da terra prometida. Alguns imaginam que sua maneira de falar ao povo: Ouve, rebeldes, etc. foi culpado; e é a isso que o salmista se refere, quando ele fala de Moisés, que falou imprudentemente com os lábios, Salmos 106: 33 . Outros supõem que ele expressou sua desconfiança e falta de fé em Deus, não apenas ferindo a rocha duas vezes, mas ferindo-a de alguma maneira, como Deus ordenou que ele falasse apenas à rocha, Números 20: 8 e, de fato, encontramos o a vara às vezes era usada apenas como um sinal, estendida à vista do povo. Ver Êxodo 9:23 . Sua falha, no entanto, parece ter consistido em ferir a rocha duas vezes, o que argumentava uma mente impaciente por atraso, provocada e aparentemente duvidosa de Deus responder ao seu primeiro sinal: Deus havia ordenado a Moisés (dizem os autores da História Universal) que clame pela água falando apenas com a rocha; mas ele, por impaciência com seus altos murmúrios ou por desconfiança do suprimento prometido, golpeou-o duas vezes com sua vara e usou algumas expressões indecentes, tanto para a rocha quanto para o povo; pelo qual ele foi excluído de pisar na terra prometida: Aaron também foi excluído na mesma sentença, sem dúvida, como tendo participado da falha. Veja a 62ª dissertação de Saurin.

Comentário de Adam Clarke

Porque não acreditaste em mim – Qual foi a ofensa pela qual Moisés foi excluído da terra prometida? Parece ter consistido em algumas ou todas as seguintes informações:

  1. Deus lhe ordenara ( Números 20: 8 😉 que tomasse a vara na mão e fosse falar com a rocha, e ela daria água. Parece que Moisés não achou que falar seria suficiente; portanto, ele feriu a rocha sem nenhum comando para fazê-lo.
  • Ele fez isso duas vezes, o que certamente neste caso indicava uma grande perturbação do espírito e falta de atenção à presença de Deus.
  • Ele permitiu que seu espírito se deixasse levar pela sensação de desobediência do povo e, assim, sendo provocado, foi levado a falar imprudentemente com os lábios: Ouça agora, rebeldes, Números 20:10 .
  • Ele não reconheceu a Deus no milagre que estava prestes a ser realizado, mas levou a honra para si e para Aaron: “Devemos buscar água desta rocha nesta água?”
  • Assim, parece claramente que eles não creram corretamente em Deus e não o honraram aos olhos do povo; pois na presença deles parecem expressar uma dúvida se a coisa poderia ser feita. Como Aaron parece ter consentido nas informações acima, ele também é excluído da terra prometida.

    Comentário de John Wesley

    E falou o SENHOR a Moisés e Arão: Porque não crestes em mim, para me santificar aos olhos dos filhos de Israel, por isso não trareis esta congregação na terra que lhes dei.

    Vós não acreditaste em mim – mas mostrou sua infidelidade: o que eles fizeram, ferindo a rocha, e duas vezes, o que é enfaticamente notado, como se ele duvidasse que uma vez ferir teria feito isso, ao passo que ele não era mandado ferir tanto. apenas uma vez, mas apenas para falar com ela; ou pela dúvida dessas palavras, Números 20:10 . Devemos buscar água da rocha? o que implica uma suspeita, enquanto eles deveriam ter falado de maneira positiva e confiante com a rocha para dar água. E, no entanto, eles não duvidavam do poder de Deus, mas de sua vontade, se ele gratificaria esses rebeldes com esse milagre mais distante, depois de tantos semelhantes.

    Para me santificar – Para me dar a glória do meu poder em fazer esse milagre, e da minha verdade em cumprir pontualmente minha promessa e da minha bondade em fazê-lo, apesar da perversidade dos povos.

    Aos olhos de Israel – Isso tornou seu pecado escandaloso para os israelitas, que por si mesmos eram muito propensos à infidelidade; para evitar o contágio, Deus deixa um monumento de seu descontentamento sobre eles e inflige um castigo tão público quanto o pecado deles.

    Comentário de John Calvin

    12. E o Senhor falou a Moisés e Arão. Deus aqui expõe seu crime e pronuncia seu castigo. Agora, enquanto a descrença é em si um mal grave e detestável, Deus agrava sua culpa ao declarar sua consequência, a saber, que Ele foi enganado por Sua glória, quando Moisés e Arão, que deveriam ter sido os proclamadores do milagre, estavam como foi confundido com vergonha. Pois, enquanto a confiança deles, com atenção excitante, santificaria o nome de Deus, assim, pela desconfiança deles, aconteceu que todos foram levados a pensar que não havia nada a esperar da Sua assistência.

    Quando Moisés não apenas confessa engenhosamente sua culpa, mas também relata como foi condenado por Deus, e, para que sua desgraça seja mais completa, apresenta-O falando a partir do seu tribunal, isso não tende a estabelecer o verdade de sua doutrina. Pois que ser humano, a menos que renunciasse a todos os afetos carnais, suportaria voluntariamente se declarar culpado diante de todo o mundo? Suas virtudes angélicas foram suficientes para isentá-lo de toda suspeita. Tendo cometido um erro apenas em um particular, ele proclama a desgraça que poderia ter ocultado, e não hesita em menosprezar a si mesmo, a fim de ampliar a bondade de Deus. E certamente é óbvio pela passagem que, sempre que Deus havia perdoado o povo a pedido de Moisés, o perdão não era menos gratuito do que como se ele não tivesse intercedido por eles. Pois a intercessão de Moisés cessa nesta ocasião, mas Deus acena; falham em lidar com eles de maneira indigna, de acordo com Seu costume.

    Referências Cruzadas

    Levítico 10:3 – Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.

    Números 11:15 – Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”.

    Números 11:21 – Disse, porém, Moisés: “Aqui estou eu no meio de seiscentos mil homens de pé, e dizes: ‘Darei a eles carne para comerem durante um mês inteiro! ’

    Números 20:24 – “Arão será reunido aos seus antepassados. Não entrará na terra que dou aos israelitas, porque vocês dois se rebelaram contra a minha ordem junto às águas de Meribá.

    Números 27:14 – pois, quando a comunidade se rebelou nas águas do deserto de Zim, vocês dois desobedeceram à minha ordem de honrar minha santidade perante eles”. Isso aconteceu nas águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim.

    Deuteronômio 1:37 – Por causa de vocês o Senhor irou-se contra mim e me disse: “Você também não entrará na terra.

    Deuteronômio 3:23 – Naquela ocasião implorei ao Senhor:

    Deuteronômio 32:49 – “Suba as montanhas de Abarim, até o monte Nebo, em Moabe, em frente de Jericó, e contemple Canaã, a terra que dou aos israelitas como propriedade.

    Deuteronômio 32:51 – Assim será porque vocês dois foram infiéis para comigo na presença dos israelitas, junto às águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim, e porque vocês não sustentaram a minha santidade no meio dos israelitas.

    Deuteronômio 34:4 – E o Senhor lhe disse: “Esta é a terra que prometi, sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio, não entrará naquela terra”.

    Josué 1:2 – “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

    2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

    Isaías 7:9 – A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão! ’ “

    Isaías 8:13 – Ao Senhor dos Exércitos é que vocês devem considerar santo, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor.

    Ezequiel 20:41 – Eu os aceitarei como incenso aromático quando eu os tirar dentre as nações e os ajuntar dentre as terras pelas quais vocês foram espalhados, e eu me mostrarei santo no meio de vocês à vista das nações.

    Ezequiel 36:23 – Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.

    Ezequiel 38:10 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: Naquele dia virão pensamentos à sua cabeça, e você maquinará um plano maligno.

    Mateus 17:17 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

    Mateus 17:20 – Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.

    Lucas 1:20 – Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno”.

    Lucas 1:45 – Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse! “

    João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

    Romanos 4:20 – Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus,

    1 Pedro 3:15 – Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *