Estudo de Isaías 8:13 – Comentado e Explicado

É o Senhor que vós deveis ter por conspirador; é a ele que é preciso respeitar, a ele que se deve temer.
Isaías 8:13

Comentário de Albert Barnes

Santificar … – Considera o Senhor santo; isto é, adore e honre-o com piedoso medo e reverência. Considere-o como a fonte de segurança e a verdadeira defesa. Acaz e seu povo procuraram ajuda da Assíria contra os exércitos da Síria e Samaria. A direção aqui é antes procurar ajuda de Deus.

Que ele seja seu medo – Não se assuste com o que o homem pode fazer Isaías 8:12 , mas tema e honre a Deus. Tenha medo de provocar sua ira, procurando outras fontes de ajuda quando sua ajuda apenas deve ser procurada.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 8:13 . Santifique o próprio Senhor dos Exércitos O Senhor dos Exércitos, ele santificará, etc. O dever oposto ao vício do povo judeu é aqui estabelecido: Santificar o Senhor; isto é, adore-o e reverencie-o, para lhe atribuir toda a glória que lhe pertence apropriadamente. Veja Números 20:12 . Deuteronômio 32:51 e cap. Isaías 29:23 deste livro. Talvez a palavra santificar neste lugar contenha um sentido mais sublime; levando-nos a entender que ele dá a maior honra a Deus, que o reconhece não apenas capaz de proteger seu povo contra todo o poder do mundo, mas também de executar e prestes a realizar para todo o mundo crente essa libertação espiritual em seu Filho. , descoberto por todas as outras libertações, a base e fundamento de todas as outras, e cuja promessa foi encerrada no nome Emanuel. Quem crê em Deus nesta grande promessa, nunca o desconfiará nas menores; e a isso o que se segue tem um respeito imediato.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 8: 13-15 . Santifique o Senhor dos Exércitos – Dê a ele a glória de seu poder, bondade e fidelidade, confiando em suas promessas de libertação; e que ele seja o seu medo – que Deus, e não os reis da Síria e Israel, seja o principal objeto do seu medo. E ele será como um santuário – Um refúgio seguro para todos os que realmente o temem e confiam nele; mas por uma pedra de tropeço – Uma ocasião de pecado e ruína, a quem se ofenderão e tropeçarão, a fim de cair e serem quebrados, como é expresso em Isaías 8:15 ; a ambas as casas de Israel – aos dois reinos, o das dez tribos e o das duas tribos. E para um gin, etc., para os habitantes de Jerusalém – isso é claramente mencionado como uma coisa maravilhosa, porque Jerusalém era a sede do templo e a adoração solene de Deus; onde todos os meios de conhecimento e graça estavam na maior abundância; onde os tronos do judiciário civil e eclesiástico foram estabelecidos; onde os médicos mais sábios e instruídos tinham sua morada constante. E que tal lugar e pessoas rejeitassem Emanuel, quando ele aparecesse, era uma ocorrência tão estranha, que a previsão era altamente necessária; caso contrário, quando isso acontecesse, deveria abalar a fé de todos os que acreditavam. nele; enquanto que agora a realização deste documento foi uma confirmação notável de sua fé. E muitos entre eles – nem todos; pois haverá um remanescente, como foi predito, Isaías 4: 2 ; Isaías 6:13 ; tropeçará – Naquela pedra ou rocha, mencionou Isaías 8:14 . Os escritores do Novo Testamento, que tantas vezes citaram essa passagem, provam, além de toda controvérsia, que o assunto é que Deus se manifesta na carne; o Messias, que realizou para o seu povo todos os benefícios da graça que essa promessa implica, sendo um santuário ou lugar de refúgio para eles; e que, ao mesmo tempo, tornou-se para os hipócritas e incrédulos na Judéia, uma pedra de tropeço e uma rocha de ofensa, para a destruição da maior parte desse povo. Veja a margem.

Comentário de E.W. Bullinger

Santificar = Hallow, considere santo. Compare Isaías 29:23 . Veja a nota em Êxodo 3: 5 . Referência ao Pentateuco ( Números 20:12 ; Números 27:14 ).

o Senhor dos exércitos. Veja nota em Isaías 1: 9 e 1 Samuel 1: 9 .

seja seu pavor = inspire você com reverência. Citado em 1 Pedro 3: 13-15 .

Comentário de John Calvin

13. Santifique a Jeová dos exércitos. Dissemos que a razão pela qual perigos levam a um alarme imoderado é que homens miseráveis ??não levantam seus olhos e mentes para o céu. O Profeta agora, portanto, propõe um remédio adequado para aliviar os terrores, para que aqueles que temem os males que os ameaçam possam aprender a dar a Deus a honra que lhe é devida. Santificar o Deus dos exércitos significa exaltar muito seu poder; para lembrar que ele detém o governo do mundo e que o começo e o fim das ações do bem e do mal estão à sua disposição. Portanto, em alguns aspectos, Deus é privado de sua santidade, quando não nos entregamos imediatamente a ele em casos de perplexidade. Esse modo de expressão, portanto, é altamente enfático; pois nos mostra que nenhuma afronta superior pode ser oferecida a Deus do que dar lugar ao medo , como se ele não fosse exaltado acima de todas as criaturas, de modo a controlar todos os eventos. Por outro lado, quando confiamos em sua ajuda e, através da firmeza vitoriosa da fé, desprezamos os perigos, então atribuímos realmente a ele um governo legal; pois se não estamos convencidos de que inúmeros métodos, embora desconhecidos para nós, estejam em seu poder para nossa libertação, nós o concebemos como um ídolo morto.

E que ele seja seu medo, e que ele seja seu medo. Ele acrescenta propriamente que o próprio Deus deve ser o medo e o pavor do povo, a fim de informá-los de que lhes espera uma recompensa justa e lícita pelos seus crimes e pelo seu desprezo por Deus, quando eles, assim, em miséria e alarme tremem. em perigos. Embora ele fale não apenas do medo, mas do pavor , ele não quer dizer que os judeus devam ficar horrorizados com o nome de Deus, de modo a desejar fugir dele, mas apenas exige deles reverência a Deus e usa ambas as palavras para expressar continuidade. Ele, portanto, quer dizer que eles serão livres e isentos de solicitude mental, se um sincero temor de Deus estiver profundamente gravado em seus corações e nunca passar deles; e, de fato, toda pessoa que se dedica livremente a Deus e se compromete a temê-lo sozinha, a fim de impor essa restrição a si mesma, descobrirá que nenhum refúgio é mais seguro do que sua proteção. Mas, como os ímpios não deixam de provocar sua ira por transgressão desavergonhada, ele assedia suas mentes por inquietação contínua e, portanto, inflige a vingança mais apropriada por sua indiferença descuidada.

Comentário de John Wesley

Santifica o próprio SENHOR dos Exércitos; e que ele seja seu medo, e que ele seja seu medo.

Santificar – Dê a ele a glória de seu poder, bondade e fidelidade, confiando em suas promessas.

Deixe ele – que Deus, e não os reis da Síria e Israel, seja o objeto do seu medo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *