Estudo de Deuteronômio 8:5 – Comentado e Explicado

Reconhece, pois, em teu coração, que assim como um homem corrige seu filho, assim te corrige o Senhor, teu Deus.
Deuteronômio 8:5

Comentário de John Wesley

Também considerarás no teu coração que, como um homem castiga seu filho, assim o Senhor teu Deus te castiga.

Como um homem castiga seu filho – isto é, sem querer, sendo constrangido pela necessidade; moderadamente, em julgamento lembrando misericórdia; e para a tua reforma não a tua destruição.

Comentário de John Calvin

5. Também considerarás no teu coração. Ele conclui que, no teor constante dos atos de Deus, desde o momento em que os israelitas foram tirados do Egito, Seu cuidado paterno por sua instrução pode ser reconhecido. Para a palavra ??? , (258) yasar, é tomada por alguns em um sentido muito restrito por “castigar”, considerando que compreende todo o processo de uma educação adequada; como se ele dissesse que, a menos que fossem posteriormente submissos e dispostos a obedecer, eles seriam algo mais do que intratável, uma vez que haviam sido devidamente ensinados e mantidos sob a melhor disciplina, e que Deus não havia omitido nada que pudesse ser exigido do pai de uma família. Portanto, há muito tempo, e com muita instrução, eles estavam acostumados a adotar o ensino da Lei, assim como torna-se filho obediente à voz do pai. E isso ele explica mais claramente no próximo verso; novamente concluindo que, portanto, eles deveriam observar a Lei e andar nos mandamentos de Deus. Onde também podemos observar em breve que o temor de Deus, como já afirmei em outros lugares, é o fundamento da devida obediência à Lei. A passagem que eu teci de Deuteronômio 11: 0 também pode ser contada entre as promessas, pois Deus atrai nele Seu povo à obediência pela esperança de Suas bênçãos; e desde que a posse da terra, que então estava à vista, foi posta diante deles, as palavras me pareceram não caber aqui muito mal; porque Deus não tinha outra intenção neste elogio, mas preparar a mente do povo para guardar a lei.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:9 – Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.

Deuteronômio 4:23 – Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu.

2 Samuel 7:14 – Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.

Jó 5:17 – “Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.

Salmos 89:32 – com a vara castigarei o seu pecado, e a sua iniqüidade com açoites;

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Provérbios 3:12 – pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.

Isaías 1:3 – O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”.

Ezequiel 12:3 – “Portanto, filho do homem, arrume os seus pertences para o exílio e, durante o dia, à vista de todos, parta, e vá para outro lugar. Talvez eles compreendam, embora sejam uma nação rebelde.

Ezequiel 18:28 – Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.

1 Coríntios 11:32 – Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *