Estudo de João 7:33 – Comentado e Explicado

Disse Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e então vou para aquele que me enviou.
João 7:33

Comentário de Albert Barnes

Ainda um pouco de tempo estou com você – não demorará muito para a minha morte. Isso deveria ter acontecido cerca de seis meses antes de sua morte. Este discurso de Jesus é cheio de ternura. Eles estavam procurando a vida dele. Ele diz a eles que está plenamente consciente disso; que ele não demorará muito com eles; e implica que eles devem ser diligentes em procurá-lo enquanto ele ainda estava com eles. Ele estava prestes a morrer, mas agora eles poderiam procurar seu favor e encontrá-lo. Quando lembramos que isso foi dito a seus perseguidores e assassinos; que foi dito mesmo enquanto eles estavam buscando a vida dele, vemos a ternura especial de seu amor. Inimigo, ódio e perseguição não impediram que ele oferecesse salvação a eles.

Eu vou até aquele que me enviou – Essa é uma das sugestões que ele deu de que ascenderia a Deus. Compare João 6:62 .

Comentário de E.W. Bullinger

com. Meta grega . App-104.

Eu vou = eu me retiro. Compare João 6:21 , João 6:67 .

Comentário de John Calvin

33. Ainda daqui a pouco estou com você. Alguns pensam que esse sermão foi dirigido à assembléia das pessoas presentes, e outros, que foi dirigido aos oficiais que foram enviados para apreender a Cristo. Mas, por minha parte, não tenho dúvidas de que Cristo se dirige particularmente a seus inimigos, que haviam se aconselhado a destruí-lo; pois ele ridiculariza seus esforços, porque eles serão totalmente ineficazes, até que seja chegado o tempo decretado pelo Pai. E ao mesmo tempo, ele os censura por sua obstinação, porque eles não apenas rejeitam, mas furiosamente se opõem à graça que é oferecida. para eles; e ameaça que em pouco tempo será tirado deles. Quando ele diz: eu estou com você , ele repreende a ingratidão deles, porque, embora ele tenha sido dado a eles pelo Pai, embora ele tenha descido da glória celestial, chamando-os para serem seus familiares conhecidos, ele não queria nada mais do que ajudá-los, ainda assim havia poucos que o recebiam. Quando ele diz: Ainda um pouco, ele os adverte que Deus não suportará por muito tempo que sua graça seja exposta a um desprezo tão vergonhoso. No entanto, ele também quer dizer que nem sua vida nem sua morte são colocadas à sua disposição, mas que seu Pai fixou um tempo que deve ser cumprido.

Eu vou até aquele que me enviou. Por essas palavras, ele testifica que não será extinguido por sua morte, mas, ao contrário, quando deixar de lado seu corpo mortal, será declarado Filho de Deus pelo magnífico triunfo de sua ressurreição; como se ele tivesse dito: “Trabalhe o quanto quiser, mas nunca impedirá que meu pai me receba em sua glória celestial, quando eu tiver dispensado a embaixada que ele me comprometeu. Assim, não apenas minha posição permanecerá inalterada após a minha morte, mas uma condição mais excelente será fornecida para mim. ” Além disso, devemos extrair dele uma advertência geral; pois quantas vezes Cristo nos chama para a esperança da salvação pela pregação do Evangelho, ele está presente conosco. Pois não sem razão a pregação do Evangelho é chamada descendência de Cristo para nós, onde é dito:

ele veio e pregou paz aos que estavam longe, e aos que estavam perto,
( Efésios 2:17 .)

Se aceitarmos a mão que ele estende, ele nos conduzirá ao Pai; e enquanto precisarmos peregrinar no mundo, ele não apenas se mostrará próximo de nós, como também habitará constantemente em nós. E se desconsiderarmos sua presença, ele não perderá nada, mas, afastando-se de nós, nos deixará completamente estranhos a Deus e à vida.

Comentário de Adam Clarke

Ainda um pouco de tempo estou com você – Como ele sabia que os fariseus haviam planejado levá-lo à morte e que, em seis meses a partir desse momento, como alguma conjetura, ele deveria ser crucificado, aproveitou a oportunidade atual de dando essas informações às pessoas comuns, que estavam mais dispostas a ele, para que pudessem dedicar seus corações aos ensinamentos dele, e lucrar com elas, enquanto tinham o privilégio de apreciá-las.

A palavra a?t??? , para eles, no começo deste versículo, está faltando no BDEGHLMS, mais de oitenta outros, ambos os siríacos, depois persas, coptas, sahídicos, armênios, góticos, eslavos, saxões, a maioria das cópias da Vulgata e da Itala. Também é omitido por Euthymius, Theophylact, Augustin e Bede. Nosso Senhor não falou essas palavras aos oficiais que vieram prendê-lo, como implica aqui, mas para o povo comum, apenas para mostrar que ele não era ignorante dos desígnios dos fariseus, embora ainda não tivessem sido capazes de fazê- lo. colocá-los em prática.

Comentário de Thomas Coke

João 7: 33-34 . Ainda por um pouco de tempo estou com você, etc. – Enquanto os governantes estavam se aconselhando contra ele, Jesus estava pregando ao povo a respeito da melhoria que lhes foi dada para fazer seu ministério entre eles: “Ainda em pouco tempo, disse nosso Senhor, e meu ministério entre vocês está no fim; portanto, enquanto durar, você deve fazer a melhor melhoria possível; particularmente, você deve ouvir meus sermões com grande atenção, para que você possa ter suas mentes armazenadas nas verdades de Deus antes que eu vá embora; pois, depois que eu me for, desejará sinceramente minha presença com você, mas não a obterá: você me buscará e não me encontrará. “ Essa busca pelo Messias foi geral através da nação durante as calamidades na Judéia ocasionadas por Tito e seus exércitos, e continua entre os judeus desde então, em todos os países onde eles foram dispersos – mas sem nenhum objetivo; por seu Messias já ter aparecido, é em vão esperar outro. Prevendo, assim, sua própria morte, nosso Senhor insinuou que ambos conheciam a disposição atual do conselho e previam que em breve acabariam com seu ministério tirando a vida. De fato, alguns supõem que nosso Senhor tenha pronunciado essas palavras aos próprios oficiais, que foram enviados para levá-lo; tanto quanto dizer: “Conheço o plano em que alguns de vocês vieram; mas meu Pai não permitirá que você o execute imediatamente: por mais um pouco de tempo, devo continuar, etc.” – Onde estou, lá não podeis vir, significa: “Você não pode vir para o céu, onde logo estarei”. A razão mencionada na passagem paralela, cap. João 8:21 mostra que este é o significado de nosso Senhor: “Eu vou no meu caminho, e você me buscará e morrerá em seus pecados; aonde eu for, você não poderá ir, porque você morrerá em seus pecados”; está expresso neste discurso: “porque você não me encontrará, você não poderá vir para o céu”.

Comentário de John Wesley

Disse-lhes Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou.

Então disse Jesus – Continuando seu discurso (de João 7:29 ) que eles haviam interrompido.

Referências Cruzadas

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 13:3 – Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;

João 13:33 – “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

João 16:5 – “Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais? ’

João 16:16 – “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:13 – “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *