Estudo de Salmos 61:2 – Comentado e Explicado

Dos confins da terra clamo a vós, quando me desfalece o coração.
Salmos 61:2

Comentário de Albert Barnes

Do fim da terra vou chorar por ti – Esta linguagem é derivada da ideia de que a terra é uma planície estendida e que tem limites ou fronteiras. Essa linguagem é comum nas Escrituras e, de fato, está em uso constante agora, mesmo sabendo que a Terra é globular e que não existem partes que possam ser chamadas apropriadamente de “os confins da Terra”. O significado é claro. O salmista estava longe do lugar onde ele estava acostumado a viver; ou, em outras palavras, ele estava no exílio ou no banimento. A linguagem concorda bem com a suposição de que o salmo foi composto quando Davi foi expulso de sua casa e de seu trono por Absalão, e estava no exílio além do Jordão, 2 Samuel 17:22 . Compare o Salmo 42: 1-11 .

Quando meu coração está sobrecarregado – A palavra usada aqui – apap – significa cobrir adequadamente, como em uma roupa, o Salmo 73: 6 ; então, com grãos – como um campo, Isaías 57:16 . O significado aqui é que a escuridão ou a calamidade pareciam ter coberto ou envolvido sua alma. Ele não viu luz, não teve conforto. Compare Salmos 42: 3 , Salmos 42: 6-7 .

Leve-me à rocha que é mais alta que eu – A uma rocha; para algum lugar de refúgio; a alguma fortaleza onde eu possa estar seguro. A alusão é a Deus como uma rocha ou local de refúgio. Veja as notas no Salmo 18: 2 . A idéia é que ele não tinha força em si mesmo; que se ele dependesse de si mesmo, não poderia estar seguro. Ele estava, por assim dizer, em um vale baixo, exposto a todos os inimigos. Ele queria ser colocado em um local seguro. Para tal lugar de segurança – para Si mesmo – ele orou para que Deus o levasse. Precisamos de um bem maior do que o necessário para nos salvar. Um Salvador – um Redentor – no mesmo nível que nós mesmos não poderia nos ajudar. Nós devemos ter um que seja supremo sobre todas as coisas; alguém que é divino.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 61: 2 . Do fim da terra Da extremidade da terra clamarei a ti, agora, quando meu coração estiver afundando. Conduza-me até a rocha que é alta demais para mim. Ele chama Edom de extremidade do país, de onde ele dirigia sua oração a Deus, agora seu coração começou a afundar ao refletir sobre o perigo de seu empreendedor. Mudge. Aqueles que concebem o salmo como tendo sido escrito durante a fuga de Davi de Absalão, supõem que o fim da terra se refira a Maanaim, que fica além do Jordão, nas partes mais remotas da Judéia. Ver 2 Samuel 17:22 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 61: 2-3 . Do fim da terra – Ou melhor, da terra, para a qual, ao que parece, Davi foi levado pela violência de seus inimigos; clamarei a ti – e não a outros deuses, mas somente a ti. É nossa felicidade que, onde quer que estejamos, tenhamos liberdade de acesso a Deus e possamos encontrar um caminho aberto para um trono de graça. Leve-me para a rocha mais alta do que eu Conduza para um local seguro, onde meus inimigos não possam se aproximar para me machucar: leve-me sob seus cuidados e proteção peculiares. Ele alude ao costume deles de se protegerem nas rochas. O poder e a promessa de Deus são uma rocha mais alta do que nós. Nestes devemos nos refugiar, e nestes devemos permanecer. Cristo é a rocha da nossa salvação, e eles, e somente eles, são seguros que estão nele. Mas não podemos subir nessa rocha a menos que Deus nos guie por seu poder. Eu te colocarei na fenda da rocha – Devemos, portanto, pela fé e oração, nos colocar sob a conduta divina, para que sejamos levados sob a proteção divina. Pois tu me abrigaste ; encontrei em ti uma rocha mais alta do que eu; portanto, confio que ainda me conduzirás a essa rocha. Nossa experiência passada do benefício de confiar em Deus, pois ainda deve nos envolver para nos mantermos próximos a ele, por isso deve nos encorajar a esperar que não seja em vão. Tu foste a minha forte torre do inimigo, e tu és forte como sempre, e o teu nome é um refúgio para os justos como sempre, Provérbios 18:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

a terra: ou a terra.

isso é maior que I =, o que será mais alto.

Comentário de Adam Clarke

Do fim da terra – ??? arets deve ser aqui terra traduzida, não terra, e assim deve ser em vários lugares além. Mas aqui parece significar o país além do Eufrates; como se pensa fazer, o Salmo 65: 5 , o Salmo 65: 8 , chamou ali também os confins da terra ou terra. Pode-se observar que os judeus sempre foram mais piedosos e dedicados a Deus em suas aflições e cativeiros, do que quando em sua própria terra, em facilidade e riqueza. Mas quem pode suportar a prosperidade? Quantos corações cheios de ardor celestial em aflição e perseguição esfriaram sob os raios do sol da prosperidade!

Leve-me à rocha mais alta do que eu – Dirija-me para um lugar de refúgio e segurança. É uma expressão metafórica; e Calmet interpreta a liberdade concedida aos judeus por Ciro para retornar à sua própria terra. Este era um privilégio muito maior do que qualquer coisa que eles poderiam esperar. Os pais pensam que Jesus Cristo se entende por esta rocha alta.

Comentário de John Wesley

Do fim da terra clamarei a ti, quando meu coração estiver sobrecarregado; leve-me à rocha que é mais alta que eu.

O fim – Para o qual Davi foi levado.

Leve-meLeve-me a uma fortaleza alta e segura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *