Estudo de Salmos 89:14 – Comentado e Explicado

A justiça e o direito são o fundamento de vosso trono, a bondade e a fidelidade vos precedem.
Salmos 89:14

Comentário de Albert Barnes

justiça e julgamento são a habitação do trono – Margem, “estabelecimento”. A palavra hebraica – ???? mâkôn – significa apropriadamente um lugar onde se fica; então, uma fundação ou base. A idéia aqui é que o trono de Deus se baseia na justiça e no julgamento correto; é isso que apóia; sua administração é mantida porque está certa. Isso supõe que exista algo como direito ou justiça em si considerado, ou na natureza das coisas, e independentemente da vontade de Deus; que a administração divina será conformada com isso, e será firme porque é assim conformada a ele. Mesmo o poder onipotente não podia manter permanentemente um trono fundado na injustiça e no mal. Tal administração, mais cedo ou mais tarde, garantiria sua própria destruição.

Misericórdia e verdade vão adiante de tua face – literalmente, antecipam tua face; isto é, teus passos. Onde quer que você vá, onde quer que você se manifeste, haverá misericórdia e fidelidade. Tua marcha pelo mundo será assistida com bondade e fidelidade. Tão certo é isso que sua vinda será antecipada pela verdade e pela bondade.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89:14 . São a habitação do teu trono Ou a preparação. O trono de Deus é aqui elegantemente representado como preparado pela justiça e eqüidade, pela misericórdia e fidelidade. Por meio deles, todos os seus julgamentos são administrados, e esses são os preconos, ou arautos, que, sempre que ele administra a justiça, vão adiante e erigem seu tribunal. Mudge, e vários outros, afirmam, são a base do teu trono. Veja Salmos 85:13 .

Comentário de E.W. Bullinger

Justiça = Justiça.

habitação = fundação.

face. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Justiça e julgamento são a habitação do teu trono – O trono – o governo de Deus, é fundamentado na justiça e no julgamento. Ele sabe o que é certo; ele vê o que é certo; ele faz o que é certo; e seus julgamentos são sempre segundo a justiça. Suas decisões são todas oráculos, ninguém nunca é revertido.

Misericórdia e verdade vão adiante de tua face – Estes serão os arautos que anunciarão a vinda do juiz. Sua verdade o obriga a cumprir todas as suas declarações; e sua misericórdia será mostrada a todos os que fugiram para se refugiar na esperança que lhes é apresentada no evangelho. Veja as notas no Salmo 85:10 , Salmo 85:11 .

Comentário de John Calvin

14. Justiça e juízo são o lugar do teu trono. Esses cercamentos servem de maneira mais eficaz para confirmar a esperança dos verdadeiros crentes do que se apenas o poder Divino tivesse sido apresentado à nossa visão. Sempre que é feita menção a Deus, cabe a nós aplicar nossas mentes principalmente aos atributos de sua natureza que são especialmente adequados para estabelecer nossa fé, para que não se percam se entregando em vão a especulações sutis, pelas quais homens tolos, embora possa ministrar a sua própria recreação mental, não faça avanços no entendimento correto do que Deus realmente é. O profeta, portanto, em alusão às insígnias e pompas dos reis, declara que a justiça e o juízo são os pilares do trono sobre o qual Deus se assenta em um estado soberano, e que a misericórdia e a verdade são, por assim dizer, seus perseguidores; como se ele tivesse dito: “Os ornamentos com os quais Deus investe, em vez de ser um manto de púrpura, um diadema ou um cetro, são: ele é o juiz justo e imparcial do mundo, um pai misericordioso e um fiel protetor de seu povo. ” Os reis terrestres, por não terem nada em si mesmos para obter autoridade e lhes dar dignidade, (533) estão sob a necessidade de pedir emprestado em outro lugar o que os investirá; mas Deus, tendo em si uma total suficiência, e não necessitando de qualquer outra ajuda, exibe para nós o esplendor de sua própria imagem em sua justiça, misericórdia e verdade.

Comentário de John Wesley

Justiça e juízo são a habitação do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante de ti.

Justiça e julgamento – Justiça no julgamento.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *